Avaliação da Aprendizagem no Ensino Híbrido

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1104

Resumen

O uso das tecnologias no ambiente escolar altera a forma de aprender e ensinar, e, consequentemente, a forma de se avaliar. O ensino híbrido tem conquistado cada vez mais espaço frente ao ensino tradicional, buscando a valorização do aluno e a personalização da aprendizagem, mesclando as vantagens do ensino online com os benefícios da sala de aula tradicional. Assim, é necessário entender o conceito de ensino híbrido, analisar suas particularidades e investigar como se avalia nesta modalidade de ensino. Considerando a lacuna existente quando se trata de avaliação no ensino híbrido e a necessidade de aprofundar o tema, foi realizado um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) de quais eram os materiais mais citados, partindo da pergunta de investigação: quais as características da avaliação realizada no ensino híbrido? O objetivo é entender qual (ou quais) tipo de avaliação é realizada nesta modalidade. O estudo demonstra que a avaliação nos moldes atuais não cumpre o papel de avaliar a aprendizagem dos alunos, ela é prioritariamente somativa, avaliando apenas seu rendimento e não coincide com uma prática de ensino reflexivo proposta pelo ensino híbrido.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Ensino híbrido.

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Biografía del autor/a

Osmar Pedrochi Junior, Universidade Pitágoras UNOPAR

Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias /Stricto Sensu, Universidade Pitágoras UNOPAR 

Rua Marselha, 591. Londrina, PR, Brasil

Josiane Aparecida Baroto Pavão, Universidade Pitágoras UNOPAR

Mestranda do Programa de Mestrado e Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias /Stricto Sensu, Universidade Pitágoras UNOPAR 

Rua Marselha, 591. Londrina, PR, Brasil

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Publicado

2021-03-18

Cómo citar

Pedrochi Junior, O., & Pavão, J. A. B. . (2021). Avaliação da Aprendizagem no Ensino Híbrido . EaD Em Foco, 11(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1104

Número

Sección

Revisões