O Ensino a Distância em Tempos de Pandemia e suas Adequações, Interações, Afetividades e Resultados

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1085

Resumen

A última geração de Educação a Distância é a uma modalidade de ensino que pode combinar abordagens síncronas e/ou assíncronas e tem por objetivo democratizar o acesso à educação, podendo adotar as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação por meio de plataformas virtuais interativas como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem. Contudo, requer ainda a adoção de práticas de cibercultura (LEVY, 1999), resultante das relações entre pessoas e as tecnologias digitais em rede, como catalisadora motivacional da interação. O objetivo deste trabalho é apresentar o relato de experiência de uma oferta de disciplina nesta modalidade, com as adequações realizadas no cenário de pandemia de COVID-19, a alunos de um curso de mestrado matriculados na Universidade Save, residentes em Massinga-Moçambique, enquanto o professor ministrante, da Universidade Federal do Amazonas, residia na cidade de Manaus-Brasil. Ambas as cidades em graus diferentes de isolamento social. Manaus, em Maio/2020, estava sob o colapso do sistema funerário e de saúde pública, com restrições severas à mobilidade urbana e Massinga, em nível 3 de alerta da Organização Mundial de Saúde, permitindo, no máximo, encontros presenciais de até quatro pessoas. Com todas essas limitações, os encontros presenciais não poderiam ocorrer. Após dificuldades de sinal de internet, a interação em tempo real mostrou-se promissora apenas através do aplicativo WhatsApp. A partir daí foi notória a solidariedade, o comprometimento, o companheirismo e o envolvimento entre os alunos e o professor. Nesse espaço coletivo a afetividade e a cooperação fluíram.

Palavras-chave: Práticas de cibercultura. Docente online. Interação em tempo real.

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Biografía del autor/a

Jurandir Dutra, Universidade Federal do Amazonas

   

Carlitos Luí­s Sitoie, Universidade Save - Moçambique

   

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Publicado

2020-11-25

Cómo citar

Dutra, J., & Sitoie, C. L. . (2020). O Ensino a Distância em Tempos de Pandemia e suas Adequações, Interações, Afetividades e Resultados. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1085