Pensando sobre o Uso das Tecnologias na Formação de Professores no Contexto EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1082Resumen
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo desvelar se, e como, os professores formados no contexto EaD se apropriam do uso das tecnologias digitais. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários eletrônicos e os sujeitos participantes foram 22 egressos do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade EaD de uma Universidade Estadual de Paraná. Os dados foram organizados e analisados por meio de Análise Textual Discursiva e Análise de Clusters de onde foi possível identificarmos dois clusters principais. Nossos resultados apontam que há indícios de incorporação do uso das tecnologias digitais na prática docente dos sujeitos do cluster 1. Acreditamos que isso foi evidenciado principalmente, porque esses egressos iniciaram o curso de licenciatura com o desejo de ser professor e por exercerem o ofício da docência, ao contrário dos sujeitos do clusters 2.
Palavras-chave: Formação de professores de matemática. Tecnologia. EaD. Habitus.
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