Thinking about the Use of Technologies in Teacher Education in the Learning Distance Context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1082

Abstract

This article presents the result of a research that aims to reveal if, and how, teacher's education in the Distance Learning Context appropriate the use of digital technologies. The research is qualitative in nature and the data was collected through electronic questionnaires. The subjects are 22 teacher's education of mathematics, graduated in distance learning context at a State University of Paraná. The data were organized and analyzed by means of Discursive Textual Analysis and Cluster Analysis from where we were able to identify two main clusters. Nossos resultados apontam há indícios de incorporação do uso das tecnologias digitais na prática docente dos egressos do cluster 1. We believe that this has been evidenced mainly because these egresses began the degree course with the desire to be a teacher and for exercising the teaching profession, unlike the subjects of Cluster 2.

Keywords: Teacher education of mathematic. Technology. Distance learning context. Habitus.

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Author Biographies

Paulo Sergio Schelesky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), especialização em Ensino de Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (2007). Tenho atuação na educação à distância, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa - modalidade à distância - na autoria de livro didático, elaboração de plataforma virtual de aprendizagem e como ilustrador de livros didáticos da área de matemática. Atualmente estou cursando o mestrado no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMíTICA da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatí­stica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Polí­ticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Luciane Grossi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotada no Departamento de Matemática e Estatí­stica, membro permanente do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica e atualmente trabalha em Ensino de Matemática e Tecnologias Computacionais no Ensino. A docente atua como professora no Programa de Formação Continuada - PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) promovido pela Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado do Paraná desde 2010 com orientações e mini-cursos.

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Published

2020-12-18

How to Cite

Schelesky, P. S. ., Pereira, A. L., & Grossi, L. (2020). Thinking about the Use of Technologies in Teacher Education in the Learning Distance Context. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1082

Issue

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Original Articles