Cursos de Graduação em Fisioterapia na Modalidade a Distância no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1047

Resumen

Em 2019, a Fisioterapia completou 50 anos de regulamentação e dentre as suas conquistas merecem destaque o seu fortalecimento enquanto profissão de nível superior. Por outro lado, surgem alguns desafios, realça-se a questão da oferta de cursos de graduação em modalidade de ensino não presencial. O estudo teve por objetivo realizar um levantamento do panorama da oferta dos cursos de graduação em Fisioterapia na modalidade EaD no Brasil. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo com a técnica de pesquisa documental. Verificou-se que atualmente existem 48 cursos nesta modalidade, todos oferecidos por instituições privadas e estão presentes em todas as regiões brasileiras por intermédio dos polos de apoio presencial com uma oferta total de 142.950 vagas distribuídas em 892 polos. A carga horária média dos cursos foi de 4.148h com periodicidade predominantemente semestral e tempo de integralização de 10 semestres (5 anos). Os cursos começaram a ofertar suas atividades a partir do ano de 2017.

Palavras-chave: Ensino superior. Educação a distância. Fisioterapia. Levantamento de dados

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erivaldo Santos de Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Aperfeiçoamento em andamento em Produção de Recursos Autoinstrucionais para EaD (PRA-EAD) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Atualmente atua como revisor ad-hoc no periódico Diversitas Journal (ISSN: 2525-5215).

Vanessa Lôbo de Carvalho, Universidade Estadual de Ciências da Saúde

Profª Drª do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (UNCISAL)

Citas

ALMEIDA, A. M. ; BERTONCELLO, D. EDUCAÇíO, SAÚDE E FISIOTERAPIA: UM OLHAR PROPOSITIVO PARA A PROFISSíO!. CADERNOS DE EDUCAÇíO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, v. 6, n. 11, 2019.

ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE ENSINO EM FISIOTERAPIA. Carta de repúdio í modalidade EaD para cursos de graduação em Fisioterapia. Disponí­vel em: https://abenfisio.com.br/2017/07/14/carta-de-repudio-a-modalidade-ead-para-cursos-de-graduacao-em-fisioterapia/. Acesso em: 01/01/2020.

BISPO JÚNIOR, J. P. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 1627-1636, 2010.

BISPO JÚNIOR, J. P. Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, n.3, jul.-set. 2009, p.655-668.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior Resolução n. 4 de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia. 2002.

_______. Decreto núm. 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 2017a.

_______. Decreto-Lei nº 938 de 13 de outubro de 1969. Provê sobre as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União. 1969 Out 14; Seção 1:1.

_______. Ministério da Educação (MEC). Portaria núm. 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Disponí­vel em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de-2018-57496251. Acesso em: 05/05/2020.

_______. Ministério da Educação (MEC). Portaria núm. 2.117, de 6 de Dezembro de 2019. Disponí­vel em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 05/05/2020.

_______. Ministério da Educação (MEC). Portaria núm. 21, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017b. Disponí­vel em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/1284644/do1-2017-12-22-portaria-n-21-de-21-de-dezembro-de-2017-1284640-1284640. Acesso em: 03/03/2020.

_______. Ministério da Educação (MEC). RESOLUÇíO Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2009. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rces004_09.pdf. Acesso em: 08/05/2020.

_______. Ministério da Educação (MEC). Portaria núm. 4.059, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 09/05/2020.

_______. Ministério da Educação (MEC). Referenciais de Qualidade para EaD. 2017c. Disponí­vel em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 05/05/2020.

_______ Ministério da Saúde. RESOLUÇíO Nº 515, DE 07 DE OUTUBRO DE 2016. Disponí­vel em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso515.pdf. Acesso em: 04/05/2020.

CASTRO, E. A et al. ENSINO HíBRIDO: DESAFIO DA CONTEMPORANEIDADE?. Projeção e docência, v. 6, n. 2, p. 47-58, 2015.

CASTRO, F. C.; MATTAR, J.; OLIVEIRA, E. Análise da nova legislação em relação a polos de educação a distância. Educação & Linguagem, v. 20, n. 2, p. 157-168.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. Operação EaD constata condições precárias de oferta nos cursos de Enfermagem a distância. Disponí­vel em: http://www.cofen.gov.br/operacao-eadconstata-condicoes-precarias-de-oferta-nos-cursos-de-enfermagem-a-distancia_33764.html. Acesso em: 04/05/2020.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa (4th ed). São Paulo: Atlas.

HUMEREZ, D. C. et al. NORMATIVAS REGULATÓRIAS DOS CURSOS DE ENFERMAGEM A DISTÂNCIA: AÇÕES E REAÇÕES DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Enfermagem em Foco, v. 10, n. 2, 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica (2001-2010). Sí­ntese de Indicadores Sociais. Disponí­vel em ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Sinopse/Brasil/sinopse_brasil_tab_1_4.zip. Acesso em: 05/05/2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatí­stica da Educação Superior 2018. Brasí­lia: Inep, 2019. Disponí­vel em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/sinopses_estatisticas/sinopses_educacao_superior/sinopse_educacao_superior_2018.zip. Acesso em 03/05/ 2020.

PEREIRA, L. A.; ALMEIDA, M. Fisioterapia. In: Fundação Oswaldo Cruz. Dinâmica das graduações em saúde no Brasil: subsí­dios para uma polí­tica de recursos humanos. Brasí­lia: Ministério da Saúde. p.171-184. 2006.

ROCHA, V. M. APRENDENDO A APRENDER–FAZERES DA ABENFISIO NO PROCESSO DE FORMAÇíO DO FISIOTERAPEUTA. CADERNOS DE EDUCAÇíO, SAÚDE E FISIOTERAPIA, v. 1, n. 1, 2014.

SIMONI, D. E. et al. A formação educacional em fisioterapia no Brasil: fragmentos históricos e perspectivas atuais. Hist enferm Rev eletronica, v. 6, n. 1, 2015.

SOUZA, P. R.; ANDRADE, M. C. F. Modelos de rotação do ensino hí­brido: estações de trabalho e sala de aula invertida. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, v. 9, n. 1, p. 03-16, 2016.

SPINARDI, J. D.; BOTH, I. J. Blended learning: o ensino hí­brido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim técnico do senac, v. 44, n. 1, 2018. Disponí­vel em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/648. Acesso em: 09/05/2020.

VIEIRA, A. L. S.; MOYSES, N. M. N. Trajetória da graduação das catorze profissões de saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 41, p. 401-414, 2017.

Publicado

2020-07-24

Cómo citar

Lima, E. S. de ., & Carvalho, V. L. de. (2020). Cursos de Graduação em Fisioterapia na Modalidade a Distância no Brasil . EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1047

Número

Sección

Estudos de Caso