Regulamentos da EaD no Brasil e o Impacto da Portaria Nº 343/2020 no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1043Resumen
A Educação a Distância (EaD) possibilita a democratização do ensino ao quebrar o paradigma espaço-tempo e respeitar a heterogeneidade da população. Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a EaD se encaixa com uma luva, e por isso tem tido enorme atenção por parte do governo federal. Ele tem editado diversos Decretos e Leis visando regulamentar e qualificar seu exercício, ampliando e supervisionando sua oferta, inclusive no ensino superior. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas etapas. A primeira objetivou fazer um levantamento das principais normativas governamentais a respeito da EaD no Brasil, e a segunda etapa consistiu na observação do panorama geral da educação após o decreto da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, e seus reflexos nas aulas presenciais no ensino superior. Os sucessivos decretos ligados à EaD propiciaram aumento não apenas na oferta de vagas no ensino superior, mas também em sua qualidade ao estabelecer critérios bem definidos para o credenciamento, supervisão e avaliação dos cursos. Vislumbrou-se também que, neste momento de pandemia da Covid-19, a EaD será peça fundamental para a educação brasileira, desde que haja investimentos nas Instituições de Ensino Superior, tanto na área estrutural e tecnológica, como na formação docente. Deve ser dada atenção também aos alunos menos favorecidos que não possuem acesso à internet, para que a EaD não se torne instrumento de exclusão social.
Palavras-chave: Legislação. Governo Federal. Coronavírus. Desafios
Descargas
Citas
AGUIAR, M. A. S. Políticas de currículo e formação dos profissionais da educação básica no Brasil: desafios para a gestão educacional. Espaço do Currículo, v. 10, n. 1, p. 49-61, jan.-abr. 2017.
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul.-dez. 2003.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD: Associação Brasileira de Educação í Distância, v. 10, p. 83-92, 2011.
ASSOCIAÇíO NACIONAL DOS DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e cultural dos (as) graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília, 2019. 302p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/. Acesso em: 12 abr. 2020.
BARROS, D. M. V.; KENSKI, V. M.; CLEMENTINO, A.; VIANA, C. M. Q. Q. Políticas públicas educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação í distância. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 1, p. 11-24, jan.-jun. 2010.
BRASIL. Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas do Ministério da Educação e do Desporto e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 mai. 1996a. Seção 1, p. 9.213.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996b. Seção 1, p. 27.834-27.841.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei nº 9.394/96). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998a. Seção 1.
BRASIL. Decreto nº 2.561, de 27 de abril 1998b. Altera a redação dos arts. 11 e 12 do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o disposto no art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1998b.
BRASIL. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei nº 9.394, de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 out. 2001. Seção 1, p. 18.
BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 238, 13 dez. 2004. Seção 1, p. 34.
BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1.
BRASIL. Decreto Presidencial nº. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 110, 9 jun. 2006. Seção 1, p. 4.
BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção 1, p.4.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 mar. 2016. Seção 1, p. 23-24.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 100, 26 mai. 2017a. Seção 1, p.3.
BRASIL. Portaria normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n.118, 22 jun. 2017b. Seção 1, p. 14.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 239, 11 dez. 2019. Seção 1, p. 131.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
CAETANO, C. Disponibilizado o cronograma do Projeto de Formação Docente Continuada. UFLA Notícias, Lavras, 06 abr. 2020. Disponível em: https://ufla.br/noticias/ensino/13672-disponibilizado-o-cronograma-do-projeto-de-formacao-docente-continuada. Acesso em: 12 abr. 2020.
COMITE GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2018. Disponível em: https://www.cetic.br/tics/domicilios/2018/domicilios/A4/. Acesso em: 13 abr. 2020.
CORREIA-NETO, J. S.; VALADíO, J. A. D. Evolução da educação superior a distância no brasil: uma análise a partir de processos de institucionalização. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 10, n. 3, p. 97-120, set. 2017.
COSTA, G. EAD ganha impulso com a suspensão das aulas. Agência Brasil, Brasília, 29 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-03/ead-ganha-impulso-com-suspensao-das-aulas. Acesso em: 15 abr. 2020.
GOMES, L. F. EaD no Brasil: Perspectivas e desafios. Avaliação, v. 18, n. 1, p. 13-22, mar. 2013.
HERNANDES, P. R. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 283-307, 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior. Brasília, INEP 2018. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard. Acesso em: 7 abr. 2020.
MARTINS, J. G.; RODRIGUES A. M.; BEBER, B.; SCORTEGAGNA, L.; CARVALHO, M. L. B.; MIRANDA, A. S. Educação a Distância numa visão de Governança. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 16, 2010, Foz do Iguaçu. Anais [...] Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2010.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES – MCTIC. Programa Internet para Todos, Brasília, DF, 2020. Disponível em:< https://internetparatodos.mctic.gov.br/portal_ipt/opencms>. Acesso em 12 abr. 2020.
NISKIER, A. Educação a distância: a Tecnologia da Esperança. São Paulo: Loyola, 1999. 414 p.
ORGANIZAÇíO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola, diz UNESCO. Disponível em: https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco/amp/. Acesso em: 20 mar. 2020.
PAILLARD, G. Instituto UFC Virtual realiza cursos online sobre uso de tecnologias para professores e alunos. UFC Notícias, Fortaleza, 07 abr. 2020. Disponível em: http://www.ufc.br/noticias/14471-instituto-ufc-virtual-realiza-cursos-on-line-sobre-uso-de-tecnologias-para-professores-e-alunos. Acesso em: 14 abr. 2020.
PAIXíO, A. Só 6 das 69 universidades federais adotaram ensino a distância após paralisação por causa da Covid-19. G1 Globo, São Paulo, 14 mai. de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/14/so-6-das-69-universidades-federais-adotaram-ensino-a-distancia-apos-paralisacao-por-causa-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 15 mai. 2020.
PORTAL DO GOVERNO. Governo lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual. SP Notícias, São Paulo, 03 abr. 2020. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-lanca-aulas-em-tempo-real-por-tv-aberta-e-celular-a-estudantes-da-rede-estadual/. Acesso em: 10 abr. 2020.
SEGENREICH, S. C. D. Os múltiplos caminhos e descaminhos da institucionalização da EAD na Educação Superior Brasileira. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 7, 2010, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá: Associação Universidade em Rede UniRede, 2010. p. 340-350.
UNIVERSIDADE DE SíO PAULO – USP. E-aulas: Portal de videoaulas. Disponível em: http://eaulas.usp.br/portal/home. Acesso em: 14 abr. 2020.
VARGAS, M.; LINDNER, J. Primeiro caso da covid-19 no Brasil é do fim de janeiro, diz Ministério da Saúde. Estadão, São Paulo, 02 abr. 2020. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,primeiro-caso-da-covid-19-no-brasil-e-do-fim-de-janeiro-diz-ministerio-da-saude,70003258394. Acesso em: 12 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.