Regulations of Distance Education in Brazil and the Impact of Ordinance No. 343/2020 on Higher Education
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1043Abstract
Distance Education (DE) enables the democratization of teaching by breaking the space-time paradigm and respecting the population heterogeneity. In a country with continental dimensions like Brazil, DE fits with a glove, and for this reason it has had enormous attention of the federal government. This institution has edited several Decrees and Laws to regulate and qualify their exercise, expanding and supervising its offer, including in higher education. This qualitative research was carried out in two stages. The first aimed to make a survey of the main government norms regarding DE in Brazil. The second stage consisted of observing the general panorama of education after the decree of Ordinance No. 343 of 17 March 2020, and its reflexes in in-class course of higher education. The successive decrees linked to distance education provided not only to increase an offer of places in the higher education but also the quality by establishing well-defined criteria for accreditation, supervision, and evaluation of courses. It was also glimpsed that, in this moment of Covid-19 pandemic, DE will be a fundamental piece for Brazilian education, as long as there are investments in Higher Education Institutions, both in the structural and technological area, as in teacher training. Attention should also be given to less favored students who do not have internet access, so that DE does not become an instrument of social exclusion.
Keywords: Legislation. Federal Government. Coronavirus. Challenges
Downloads
References
AGUIAR, M. A. S. Políticas de currículo e formação dos profissionais da educação básica no Brasil: desafios para a gestão educacional. Espaço do Currículo, v. 10, n. 1, p. 49-61, jan.-abr. 2017.
ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul.-dez. 2003.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD: Associação Brasileira de Educação í Distância, v. 10, p. 83-92, 2011.
ASSOCIAÇíO NACIONAL DOS DIRIGENTES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e cultural dos (as) graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília, 2019. 302p. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/. Acesso em: 12 abr. 2020.
BARROS, D. M. V.; KENSKI, V. M.; CLEMENTINO, A.; VIANA, C. M. Q. Q. Políticas públicas educacionais: projetos de formação docente pela e para a educação í distância. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32, n. 1, p. 11-24, jan.-jun. 2010.
BRASIL. Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas do Ministério da Educação e do Desporto e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 mai. 1996a. Seção 1, p. 9.213.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996b. Seção 1, p. 27.834-27.841.
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei nº 9.394/96). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998a. Seção 1.
BRASIL. Decreto nº 2.561, de 27 de abril 1998b. Altera a redação dos arts. 11 e 12 do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o disposto no art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1998b.
BRASIL. Portaria nº 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei nº 9.394, de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 out. 2001. Seção 1, p. 18.
BRASIL. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 238, 13 dez. 2004. Seção 1, p. 34.
BRASIL. Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1.
BRASIL. Decreto Presidencial nº. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 110, 9 jun. 2006. Seção 1, p. 4.
BRASIL. Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007. Altera dispositivos dos Decretos nos 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Seção 1, p.4.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 mar. 2016. Seção 1, p. 23-24.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 100, 26 mai. 2017a. Seção 1, p.3.
BRASIL. Portaria normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n.118, 22 jun. 2017b. Seção 1, p. 14.
BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 239, 11 dez. 2019. Seção 1, p. 131.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 53, 18 mar. 2020. Seção 01, p. 39.
CAETANO, C. Disponibilizado o cronograma do Projeto de Formação Docente Continuada. UFLA Notícias, Lavras, 06 abr. 2020. Disponível em: https://ufla.br/noticias/ensino/13672-disponibilizado-o-cronograma-do-projeto-de-formacao-docente-continuada. Acesso em: 12 abr. 2020.
COMITE GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios 2018. Disponível em: https://www.cetic.br/tics/domicilios/2018/domicilios/A4/. Acesso em: 13 abr. 2020.
CORREIA-NETO, J. S.; VALADíO, J. A. D. Evolução da educação superior a distância no brasil: uma análise a partir de processos de institucionalização. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 10, n. 3, p. 97-120, set. 2017.
COSTA, G. EAD ganha impulso com a suspensão das aulas. Agência Brasil, Brasília, 29 mar. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-03/ead-ganha-impulso-com-suspensao-das-aulas. Acesso em: 15 abr. 2020.
GOMES, L. F. EaD no Brasil: Perspectivas e desafios. Avaliação, v. 18, n. 1, p. 13-22, mar. 2013.
HERNANDES, P. R. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 283-307, 2017.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANíSIO TEIXEIRA – INEP. Censo da educação superior. Brasília, INEP 2018. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard. Acesso em: 7 abr. 2020.
MARTINS, J. G.; RODRIGUES A. M.; BEBER, B.; SCORTEGAGNA, L.; CARVALHO, M. L. B.; MIRANDA, A. S. Educação a Distância numa visão de Governança. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 16, 2010, Foz do Iguaçu. Anais [...] Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Educação a Distância, 2010.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES – MCTIC. Programa Internet para Todos, Brasília, DF, 2020. Disponível em:< https://internetparatodos.mctic.gov.br/portal_ipt/opencms>. Acesso em 12 abr. 2020.
NISKIER, A. Educação a distância: a Tecnologia da Esperança. São Paulo: Loyola, 1999. 414 p.
ORGANIZAÇíO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Coronavírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola, diz UNESCO. Disponível em: https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco/amp/. Acesso em: 20 mar. 2020.
PAILLARD, G. Instituto UFC Virtual realiza cursos online sobre uso de tecnologias para professores e alunos. UFC Notícias, Fortaleza, 07 abr. 2020. Disponível em: http://www.ufc.br/noticias/14471-instituto-ufc-virtual-realiza-cursos-on-line-sobre-uso-de-tecnologias-para-professores-e-alunos. Acesso em: 14 abr. 2020.
PAIXíO, A. Só 6 das 69 universidades federais adotaram ensino a distância após paralisação por causa da Covid-19. G1 Globo, São Paulo, 14 mai. de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/14/so-6-das-69-universidades-federais-adotaram-ensino-a-distancia-apos-paralisacao-por-causa-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 15 mai. 2020.
PORTAL DO GOVERNO. Governo lança aulas em tempo real por TV aberta e celular a estudantes da rede estadual. SP Notícias, São Paulo, 03 abr. 2020. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-lanca-aulas-em-tempo-real-por-tv-aberta-e-celular-a-estudantes-da-rede-estadual/. Acesso em: 10 abr. 2020.
SEGENREICH, S. C. D. Os múltiplos caminhos e descaminhos da institucionalização da EAD na Educação Superior Brasileira. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 7, 2010, Cuiabá. Anais [...] Cuiabá: Associação Universidade em Rede UniRede, 2010. p. 340-350.
UNIVERSIDADE DE SíO PAULO – USP. E-aulas: Portal de videoaulas. Disponível em: http://eaulas.usp.br/portal/home. Acesso em: 14 abr. 2020.
VARGAS, M.; LINDNER, J. Primeiro caso da covid-19 no Brasil é do fim de janeiro, diz Ministério da Saúde. Estadão, São Paulo, 02 abr. 2020. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,primeiro-caso-da-covid-19-no-brasil-e-do-fim-de-janeiro-diz-ministerio-da-saude,70003258394. Acesso em: 12 abr. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.