Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico de Simons na Visão de Professores-tutores do Ensino a Distância (IES)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1031Resumen
A adoção das TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto educacional vem ocasionado uma grande transformação no mercado do Ensino Superior, principalmente por meio do Ensino a Distância, e um dos principais personagens nesse contexto são os professores-tutores. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho foi analisar a percepção dos professores-tutores do Ensino a Distância (EaD) sobre os Sistemas de Controle e Alinhamento Estratégico praticados nas instituições onde lecionam. Em relação aos procedimentos metodológicos, foi adotada a escala elaborada por Damke, Silva e Walter (2011) para o levantamento dos dados referentes aos indicadores das alavancas de controle estratégico, originalmente desenvolvida por Simons. Foram aplicados survey para professores-tutores de 3 instituições de Ensino Superior de Curitiba, obtendo 62% de retorno. Dentre os principais resultados obtidos destaca-se a existência do meta-equilíbrio em termos de implementação das alavancas de controle defendidas por Simons.
Palavras-chave: Alavancas de controle estratégico. Alinhamento estratégico. Ensino a distância
Descargas
Citas
AKAO, Y. Desdobramento das diretrizes para o sucesso do TQM. Porto Alegre: Bookman, 1997.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD, v. 10, p. 83-92, 2011.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação í distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n.03, p. 321-338, 2015.
BRANCO, L. S. A. O Papel do Aluno e tutor na Educação a Distância. Revista Gestão Universitária, 2017. Disponível em: < http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/o-papel-do-aluno-e-tutor-na-educacao-a-distancia>. Acesso em: 30 jan. 2020.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html>. Acesso em: 27 jan. 2020.
BYRNE, B. M. Structural Equation Modeling with AMOS: Basic Concepts, Applications, and Programming. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2011.
CASTRO, J. M.; LADEIRA, E. S. Gestão e planejamento de cursos a distância (EAD) no Brasil: um estudo de casos múltiplos em três instituições de ensino superior. Revista Gestão e Planejamento. Salvador, v. 10, n. 2 - p. 229-247, jul./dez., 2009.
CHANDLER, A. D. Strategy and structure. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1962.
DIEHL, C. A. Gestão Estratégica de Custos: identificando o alinhamento estratégico em uma empresa de segurança. Contab. Vista & Rev., v. 17, n. 1, p. 69-97, jan./mar. 2006.
DAMKE, E. J.; SILVA, E. D; WALTER, S. A. Sistemas de controle e alinhamento estratégico: proposição de indicadores. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 4, p. 65, 2011.
DAMKE, J. F. W.; SANTOS, M. S. ; DAMKE, E. J. Sistemas de Controle Estratégico e Contratos Psicológicos: um Estudo em uma Instituição Privada sem Fins Lucrativos. In: ENANPAD/ANPAD, 2017, São Paulo. XLI Encontro da Anpad 2017, 2017.
HAIR Jr., J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A educação í distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago, 2006.
KAWAHARA, L. K. ; MIRANDA, R. H. F. ; DAMKE, E. J. Sistemas de Controle Estratégico e Comprometimento Organizacional: um Estudo em uma Instituição Pública de Ensino Superior. In: ENANPAD 2018, 2018, Curitiba. XLII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2018, 2018.
LOPES, M. C. L. P.; DORSA, A. C.; SALVAGO, B. M.; SANAVRIA, C. Z.; PISTORI, J. O processo histórico da educação í distância e suas implicações: desafios e possibilidades. In: JORNADA DO HISTEDBR, VII, 2007, Campo Grande. Anais... CAMPINAS: UNICAMP, 2007.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MORAN, J. O que é educação a distância. Atualizado em: 2002. Acesso em: 24 jan. 2020. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf
MORAN, J. M. O ensino superior a distância no Brasil. Educação & linguagem, v. 12, n. 19, p. 17-35, jan.-jun. 2009.
PETERAF, M.; REED, R. Managerial discretion and internal alignment under regulatory constraints and change. In. Strategic Management Journal, v. 28, n. 11, p. 1089-1112, 2007.
PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância. In: PRETI, O. (org). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/ IE- UFMT. Brasília: Plano, 2000.
RIBEIRO, H. A. S.; SOTELLO, F.; DAMKE, E. J. Aderência í s Alavancas de Controle Estratégico: Estudo em uma Indústria Farmacêutica Brasileira. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017, 2017.
RIBEIRO, H. A. S.; SOTELLO, F.; DAMKE, E. J. Aderência í s alavancas de controle estratégico: estudo em uma indústria farmacêutica brasileira. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, Florianópolis, v.10, n. 3, set./dez. 2017.
RIBEIRO, R. A. Introdução í EaD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
SILVEIRA, V. N. S. Alinhamento estratégico e gestão estratégica de pessoas: análise conceitual e perspectivas teóricas. Pretexto, Belo Horizonte, v. 15, n. 4 – p. 114-133, 2014.
SIMONS, R. Levers of Control: how managers use innovative control systems do drive strategic renewal. Boston: Harvard Business School, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.