Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027Resumen
O objetivo do estudo foi delinear o perfil dos professores e suas percepções sobre educação a distância (EAD) em cursos técnicos de pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 professores do Instituto Federal de Ciências da Educação e Tecnologia do Pará (IFPA). Utilizou-se um questionário semiestruturado on-line, com perguntas sobre a caracterização do professor e aspectos relacionados ao ensino a distância. Entre os professores, observou-se a predominância de homens, na faixa etária de 31 a 40 anos, solteiros, graduados e tecnólogos com mais de 10 anos de graduação concluídos e 50% de médicos. Identificamos que eles têm entre 3 e 5 anos de ensino e a maioria deles desenvolve atividades de ensino no curso técnico em aquicultura. Além do que, além do mais, priorizam metodologias teóricas e práticas, utilizando ferramentas tecnológicas em sala de aula. Além disso, eles ensinam as disciplinas e ficam satisfeitos no exercício de seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no progresso escolar e a possibilidade de trabalhar em educação a distância, afirmaram que o semestre letivo foi comprometido e não está preparado para atuar nessa modalidade. Além disso, apontaram que a falta de acesso à Internet e aos computadores, nas residências dos estudantes, compromete a possibilidade de educação on-line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta no ensino a distância. Em conclusão, a formação de professores e alunos em educação a distância.
Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.
Descargas
Citas
ABREU, E. T.; NOVAES, M. A.; ZARRO, M. I. M., 2020. Desafios na Formação de Professores para atuação na EAD. Revista Paidéi@. Unimes Virtual, 12(21): 1-24, 2020.
AKTER, S.; ALI, M. R.; MONDOL, M. M. R. Management practices in the beel aquaculture system at rajshahi, northwest Bangladesh. Journal of Bio-Science, 28: 43-50, 2020.
ALMEIDA, H.; SULLIVAN, A. Aplicação e Desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos Polos UAB. Revista EaD & tecnologias digitais na educação, 5, (4): 25-32, 2016.
AQUINO, D. F. S.; SANTANA, L. F.; SILVA, C. M. Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11, 25: 442-453, 2019.
ATKESON, A. What Will Be the Economic Impact of COVID-19 in the US? Rough Estimates of Disease Scenarios. The national bureuau e economic, 2020.
BAKER, M. G. Who cannot work from home? Characterizing occupations facing increased risk during the COVID-19 pandemic using 2018 BLS data. medRxiv, 1-18, 2020.
BARBOZA, R. S., TAMIASSO-MARTINHON, P., SILVA, C. R. S. A importância do trabalho colaborativo e transdisciplinar na educação a distância. Braz. Brazilian Journal of Development, 6, (3):14024-14034, 2020.
BARBOZA, V. G.; CASTRO, M. P. Competências e habilidades necessárias ao tutor na educação í distância. Revista Acadêmica Integra/Ação, 1, (1):237-250, 2017.
BAYHAM, J.; FENICHEL, E. P. Impact of school closures for COVID-19 on the US health-care workforce and net mortality: a modelling study. The Lancet Public Health, 2020.
BESSA, C. R. L. et al.. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 2, 1-16, 2020.
BRANCHER, V. R. et al. Perspectivas acerca da formação de professores nos cursos de licenciatura de um instituto federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1, 1-15, 2020.
CAMACHO, A. C. L. F. et al. A tutoria na educação í distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n.5, e30953151, 2020.
CHATTERJEE, R.; CORREIA, A.-P. Online Students"™ Attitudes Toward Collaborative Learning and Sense of Community. American Journal of Distance Education, 1–16, 2019.
COSTA, J. Q.; SOUZA, L. G.; LAMAR, M. V. F. M. O nível de aceitação tecnológica com a implantação dos sistemas integrados de gestáo de atividades acadêmicas na educaçâo í distância: estudo no Curso de Ciências Contábeis da UFMA. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 5 (12): 30657-30672, 2019.
COSTA, R. L.; LIB NEO, J. C. Professional technical education at a distance: teaching mediation and formation possibilities. Educação em Revista, 34:e180600, 2018.
EDWARDS-GROVES, C. Teaching and Learning as Social Interaction: Salience and Relevance in Classroom Lesson Practices. Practice Theory Perspectives on Pedagogy and Education, 191–213, 2017.
FUJIMOTO, R. Y. et al. Is there sustainability for "satellite" ornamental fishing regions? A case study of Guamá River basin- Pará -Brasil. Fisheries Research, 221, 105354, 2020.
GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos de Pesquisa, 43, (149):662-681, 2011.
GRIFFIOEN, D. M. E. A questionnaire to compare lecturers"™ and students"™ higher education research integration experiences. Teaching in Higher Education, 1–16, 2020.
HARRIS, L.; DARGUSCH, J.; AMES, K.; BLOOMFIELD, C. Catering for "very different kids": distance education teachers"™ understandings of and strategies for student engagement. International Journal of Inclusive Education, 1–17, 2020.
HARRISON, R. A. et al.The experience of international postgraduate students on a distance-learning programme. Distance Education, 1–15, 2018.
HE, L. Application of Computer Information Technology in Modern Distance Education System. Journal of Physics: Conference Series, 1453, 012075, 2020.
HUANG, R. H. et al. Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University, 2020.
INCERTI, T. G. V.; CARVALHO, A. M.; CASAGRANDE, L. S. As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos? Anais... 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Santa Catarina, 2016.
JOWSEY, T. et al. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 102775, 2020.
JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora da mudança. Perspectiva, v.33, n.1, p. 285 – 317, 2015.
KARA, M. et al. Challenges Faced by Adult Learners in Online Distance Education: A Literature Review. Open Praxis, 11(1): 5–22, 2019.
KILINC, B. K. et al. Perceptions and opinions of graduates about the effects of open and distance learning in turkey. Turkish Online Journal of Distance Education, 21(1):121-132, 2020.
MATEO, J.; SANGRÀ, A. Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns. European Journal of Open, Distance and E-Learning, II. Retrieved from, 2007.
MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges for Dental and Oral Medicine. Journal of Dental Research, 00(0), 2020.
MOURA, J. M. M. O.; ALBUQUERQUE, J. L. Distance education and professional education: a look at the follow-up of alumni. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), 2018.
MUBAYRIK, H. F. B. Exploring Adult Learners"™ Viewpoints and Motivation Regarding Distance Learning in Medical Education. Advances in Medical Education and Practice, 11: 139-146, 2020.
NASCIMENTO, R. K. et al. Avaliação da satisfação no trabalho de professores de educação física. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 17, (2):1-15, 2019.
NERONI, J. et al.Learning strategies and academic performance in distance education. Learning and Individual Differences, 73, 1–7, 2019.
RUNDLE, A. G. et al. COVID-19 Related School Closings and Risk of Weight Gain Among Children. Obesity (Silver Spring), 30, 2020.
SANTOS JUNGES, K.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, 33(1), 285, 2016.
SESPA. Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Informações COVID-19. Available in: http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/. Access in: 23/04/2020.
SHAH, K. et al.Focus on Mental Health During the Coronavirus (COVID-19) Pandemic: Applying Learnings from the Past Outbreaks. Cureus, 12(3): e7405, 2020.
SILVA, F. N. L.; OLIVEIRA, L. C. Reflections on teaching aquaculture in the Marajó archipelago, Eastern Amazon. Revista Brasileira Educação do Campo, 5, e7893, 2020.
SILVA, G. F. et al. Percepção da escola sobre a importância das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem de biologia: um estudo de caso nas escolas de ensino médio da cidade de Bom Jesus – Piauí. Diálogos e contrapontos: estudos interdisciplinares, 1:2, 2017.
SILVA, M. Ç. L. et al. Descoberta de conhecimento através de métodos de aprendizagem de máquina supervisionados aplicados ao SIGAA/UFPI. Revista de Sistemas e Computação, 7, (1), 68-78, 2017.
SOUZA, M. N. A.; MONTEIRO, A. J. Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23, (88):611-630, 2015.
TILHOU R.; TAYLOR, V.; CROMPTON, H. 3D Virtual Reality in K-12 Education: A Thematic Systematic Review. In: Yu S.; Ally M.; Tsinakos A. (eds) Emerging Technologies and Pedagogies in the Curriculum. Bridging Human and Machine: Future Education with Intelligence. Springer, Singapore, 2020.
TONDO, R.; SILVA, S.R. Smartphones e pobreza digital: o consumo de telefones celulares e internet entre jovens de uma comunidade popular. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, 13, (1), 49-62, 2016.
VINER, R. M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, 1-8, 2020.
WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 1729, 2020.
WHO. World Health Organization. COVID-19. Available in: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Access in: 23/04/2020.
ZHOU, L. et al. "School"™s Out, But Class"™s On", The Largest Online Education in the World Today: Taking China"™s Practical Exploration During The COVID-19 Epidemic Prevention and Control as An Example. Best Evid Chin Edu, 4(2):501-519, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.