Profile and Perceptions of Teachers on Distance Education in Fishing, Aquaculture and Fishing Resources During the Pandemic (COVID-19)
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1027Abstract
O objetivo do estudo foi delinear o perfil dos professores e suas percepções sobre educação a distância (EAD) em cursos técnicos de pesca, aquicultura e recursos pesqueiros, durante a pandemia (COVID-19). O estudo foi realizado com 30 professores do Instituto Federal de Ciências da Educação e Tecnologia do Pará (IFPA). Utilizou-se um questionário semiestruturado on-line, com perguntas sobre a caracterização do professor e aspectos relacionados ao ensino a distância. Entre os professores, observou-se a predominância de homens, na faixa etária de 31 a 40 anos, solteiros, graduados e tecnólogos com mais de 10 anos de graduação concluídos e 50% de médicos. Identificamos que eles têm entre 3 e 5 anos de ensino e a maioria deles desenvolve atividades de ensino no curso técnico em aquicultura. Além do que, além do mais, priorizam metodologias teóricas e práticas, utilizando ferramentas tecnológicas em sala de aula. Além disso, eles ensinam as disciplinas e ficam satisfeitos no exercício de seu trabalho. Quando questionados sobre as interferências da pandemia no progresso escolar e a possibilidade de trabalhar em educação a distância, afirmaram que o semestre letivo foi comprometido e não está preparado para atuar nessa modalidade. Além disso, apontaram que a falta de acesso à Internet e aos computadores, nas residências dos estudantes, compromete a possibilidade de educação on-line para a continuidade do ensino. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), foi apresentado como a principal ferramenta no ensino a distância. Em conclusão, a formação de professores e alunos em educação a distância.
Keywords: Coronavirus. Distance education. Aquatic organisms.
Downloads
References
ABREU, E. T.; NOVAES, M. A.; ZARRO, M. I. M., 2020. Desafios na Formação de Professores para atuação na EAD. Revista Paidéi@. Unimes Virtual, 12(21): 1-24, 2020.
AKTER, S.; ALI, M. R.; MONDOL, M. M. R. Management practices in the beel aquaculture system at rajshahi, northwest Bangladesh. Journal of Bio-Science, 28: 43-50, 2020.
ALMEIDA, H.; SULLIVAN, A. Aplicação e Desempenho do Ensino a Distância através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Piauí nos Polos UAB. Revista EaD & tecnologias digitais na educação, 5, (4): 25-32, 2016.
AQUINO, D. F. S.; SANTANA, L. F.; SILVA, C. M. Perfil e aprovação de professores participantes de Curso de Capacitação para Tutor a Distância durante os anos de 2012/2013. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 11, 25: 442-453, 2019.
ATKESON, A. What Will Be the Economic Impact of COVID-19 in the US? Rough Estimates of Disease Scenarios. The national bureuau e economic, 2020.
BAKER, M. G. Who cannot work from home? Characterizing occupations facing increased risk during the COVID-19 pandemic using 2018 BLS data. medRxiv, 1-18, 2020.
BARBOZA, R. S., TAMIASSO-MARTINHON, P., SILVA, C. R. S. A importância do trabalho colaborativo e transdisciplinar na educação a distância. Braz. Brazilian Journal of Development, 6, (3):14024-14034, 2020.
BARBOZA, V. G.; CASTRO, M. P. Competências e habilidades necessárias ao tutor na educação í distância. Revista Acadêmica Integra/Ação, 1, (1):237-250, 2017.
BAYHAM, J.; FENICHEL, E. P. Impact of school closures for COVID-19 on the US health-care workforce and net mortality: a modelling study. The Lancet Public Health, 2020.
BESSA, C. R. L. et al.. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: considerações para uma formação omnilateral. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 2, 1-16, 2020.
BRANCHER, V. R. et al. Perspectivas acerca da formação de professores nos cursos de licenciatura de um instituto federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 1, 1-15, 2020.
CAMACHO, A. C. L. F. et al. A tutoria na educação í distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n.5, e30953151, 2020.
CHATTERJEE, R.; CORREIA, A.-P. Online Students"™ Attitudes Toward Collaborative Learning and Sense of Community. American Journal of Distance Education, 1–16, 2019.
COSTA, J. Q.; SOUZA, L. G.; LAMAR, M. V. F. M. O nível de aceitação tecnológica com a implantação dos sistemas integrados de gestáo de atividades acadêmicas na educaçâo í distância: estudo no Curso de Ciências Contábeis da UFMA. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 5 (12): 30657-30672, 2019.
COSTA, R. L.; LIB NEO, J. C. Professional technical education at a distance: teaching mediation and formation possibilities. Educação em Revista, 34:e180600, 2018.
EDWARDS-GROVES, C. Teaching and Learning as Social Interaction: Salience and Relevance in Classroom Lesson Practices. Practice Theory Perspectives on Pedagogy and Education, 191–213, 2017.
FUJIMOTO, R. Y. et al. Is there sustainability for "satellite" ornamental fishing regions? A case study of Guamá River basin- Pará -Brasil. Fisheries Research, 221, 105354, 2020.
GARCIA, P. S.; BIZZO, N. Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos de Pesquisa, 43, (149):662-681, 2011.
GRIFFIOEN, D. M. E. A questionnaire to compare lecturers"™ and students"™ higher education research integration experiences. Teaching in Higher Education, 1–16, 2020.
HARRIS, L.; DARGUSCH, J.; AMES, K.; BLOOMFIELD, C. Catering for "very different kids": distance education teachers"™ understandings of and strategies for student engagement. International Journal of Inclusive Education, 1–17, 2020.
HARRISON, R. A. et al.The experience of international postgraduate students on a distance-learning programme. Distance Education, 1–15, 2018.
HE, L. Application of Computer Information Technology in Modern Distance Education System. Journal of Physics: Conference Series, 1453, 012075, 2020.
HUANG, R. H. et al. Handbook on Facilitating Flexible Learning During Educational Disruption: The Chinese Experience in Maintaining Undisrupted Learning in COVID-19 Outbreak. Beijing: Smart Learning Institute of Beijing Normal University, 2020.
INCERTI, T. G. V.; CARVALHO, A. M.; CASAGRANDE, L. S. As mulheres docentes do IFPR e a questão de gênero: protagonistas ou coadjuvantes no processo formativo dos cursos técnicos? Anais... 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Santa Catarina, 2016.
JOWSEY, T. et al. Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 102775, 2020.
JUNGES, K. S.; BEHRENS, M. A. Prática docente no ensino superior: a formação pedagógica como mobilizadora da mudança. Perspectiva, v.33, n.1, p. 285 – 317, 2015.
KARA, M. et al. Challenges Faced by Adult Learners in Online Distance Education: A Literature Review. Open Praxis, 11(1): 5–22, 2019.
KILINC, B. K. et al. Perceptions and opinions of graduates about the effects of open and distance learning in turkey. Turkish Online Journal of Distance Education, 21(1):121-132, 2020.
MATEO, J.; SANGRÀ, A. Designing online learning assessment through alternative approaches: facing the concerns. European Journal of Open, Distance and E-Learning, II. Retrieved from, 2007.
MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Emerging and Future Challenges for Dental and Oral Medicine. Journal of Dental Research, 00(0), 2020.
MOURA, J. M. M. O.; ALBUQUERQUE, J. L. Distance education and professional education: a look at the follow-up of alumni. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 40(2), 2018.
MUBAYRIK, H. F. B. Exploring Adult Learners"™ Viewpoints and Motivation Regarding Distance Learning in Medical Education. Advances in Medical Education and Practice, 11: 139-146, 2020.
NASCIMENTO, R. K. et al. Avaliação da satisfação no trabalho de professores de educação física. Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, 17, (2):1-15, 2019.
NERONI, J. et al.Learning strategies and academic performance in distance education. Learning and Individual Differences, 73, 1–7, 2019.
RUNDLE, A. G. et al. COVID-19 Related School Closings and Risk of Weight Gain Among Children. Obesity (Silver Spring), 30, 2020.
SANTOS JUNGES, K.; BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva, 33(1), 285, 2016.
SESPA. Secretaria de Saúde do Estado do Pará. Informações COVID-19. Available in: http://www.saude.pa.gov.br/coronavirus/. Access in: 23/04/2020.
SHAH, K. et al.Focus on Mental Health During the Coronavirus (COVID-19) Pandemic: Applying Learnings from the Past Outbreaks. Cureus, 12(3): e7405, 2020.
SILVA, F. N. L.; OLIVEIRA, L. C. Reflections on teaching aquaculture in the Marajó archipelago, Eastern Amazon. Revista Brasileira Educação do Campo, 5, e7893, 2020.
SILVA, G. F. et al. Percepção da escola sobre a importância das aulas práticas no processo ensino-aprendizagem de biologia: um estudo de caso nas escolas de ensino médio da cidade de Bom Jesus – Piauí. Diálogos e contrapontos: estudos interdisciplinares, 1:2, 2017.
SILVA, M. Ç. L. et al. Descoberta de conhecimento através de métodos de aprendizagem de máquina supervisionados aplicados ao SIGAA/UFPI. Revista de Sistemas e Computação, 7, (1), 68-78, 2017.
SOUZA, M. N. A.; MONTEIRO, A. J. Os docentes da Universidade Federal do Ceará e a utilização de alguns dos recursos do sistema integrado de gestão de atividades acadêmica (SIGAA). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 23, (88):611-630, 2015.
TILHOU R.; TAYLOR, V.; CROMPTON, H. 3D Virtual Reality in K-12 Education: A Thematic Systematic Review. In: Yu S.; Ally M.; Tsinakos A. (eds) Emerging Technologies and Pedagogies in the Curriculum. Bridging Human and Machine: Future Education with Intelligence. Springer, Singapore, 2020.
TONDO, R.; SILVA, S.R. Smartphones e pobreza digital: o consumo de telefones celulares e internet entre jovens de uma comunidade popular. Universitas: Arquitetura e Comunicação Social, 13, (1), 49-62, 2016.
VINER, R. M. et al. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, 1-8, 2020.
WANG, C. et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17, 1729, 2020.
WHO. World Health Organization. COVID-19. Available in: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Access in: 23/04/2020.
ZHOU, L. et al. "School"™s Out, But Class"™s On", The Largest Online Education in the World Today: Taking China"™s Practical Exploration During The COVID-19 Epidemic Prevention and Control as An Example. Best Evid Chin Edu, 4(2):501-519, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
All articles published in Revista EaD em Foco receive the license
Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
All subsequent publications, complete or partial, must be made with the acknowledgment, in citations, of the Revista EaD em Foco as the original editor of the article.