Desafios Enfrentados por Estudantes de um Curso Técnico a Distância Frente à Pandemia COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1018

Resumen

O presente artigo tem como finalidade identificar os principais desafios enfrentados por estudantes de um curso técnico a distância frente à pandemia COVID-19 no acesso ao curso/disciplinas. Assim, pela emissão de relatórios de acesso no Moodle, verificou-se uma queda significativa de participação dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), considerando-se as semanas subsequentes à suspensão das atividades presenciais, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC). O curso é ofertado por uma instituição pública federal de ensino, em dois polos de apoio presencial em municípios localizados na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul (RS). Além dos relatórios, realizou-se a aplicação de um questionário estruturado a 132 estudantes do curso. Os resultados demonstraram que o distanciamento social e a suspensão das atividades presenciais têm influenciado de forma substancial na dinâmica de estudo e dedicação ao curso. Aspectos como desemprego, não possuir computador e acesso à internet, bem como o fechamento do polo de apoio presencial, mostraram-se fatores determinantes na queda de acessos. Assim, 86,4% (polo 1) e 84,8% (polo 2) dos estudantes estão sentindo a influência direta da COVID-19 em seu desempenho escolar.

Palavras-chave: Distanciamento social. Desempenho escolar. Vírus.

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Biografía del autor/a

Nuvea Kuhn, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria.Mestra em Desenvolvimento e Polí­ticas Públicas. Docente no Instituto Federal Farroupilha-Campus Santa Rosa.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.  Docente na Universidade Federal de Santa Maria.

 

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Publicado

2020-08-24

Cómo citar

Kuhn, N., & Lopes, L. F. D. . (2020). Desafios Enfrentados por Estudantes de um Curso Técnico a Distância Frente à Pandemia COVID-19. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1018