Percepção de Professores-Cursistas em Formação Continuada de Biologia Sobre a Colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1012

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a percepção dos professores/cursistas, acerca do desenho didático (material de apoio, metodologia, atividades propostas) e as interfaces no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e sua relevância na formação continuada para ensino de biologia molecular na educação básica. O AVA foi construído em uma perspectiva de desenho didático interativo e do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPCK). Um questionário contendo questões mistas (abertas e fechadas), foi aplicado ao final do curso de atualização de professores, chamado "Transmissão da Vida", oferecido pela Fundação CECIERJ. O objetivo do questionário foi coletar informações sobre experiências prévias e o perfil dos cursistas e suas percepções sobre o AVA, utilizado pelo curso. Observou-se pela ótica dos cursistas, em suas respostas ao questionário, que o curso oferece uma proposta de trabalho socioconstrutivista, aliado a interfaces de interação e colaboração (fórum e atividade de revisão por pares), que permite a real construção coletiva do conhecimento. As situações de aprendizagem interativas desenvolvidas, no curso, favorecem a colaboração e construção coletiva do conhecimento, além de estimular mudanças conceituais, processuais e atitudinais, segundo a visão do professor cursista.

Palavras-chave: Formação continuada. AVA. Fórum. Construção coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranlig Carvalho de Medeiros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF/CEDERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD - PIGEAD pelo programa de Pós-graduação do Instituto de Matemática da UFF/LANTE. Mestre em Educação em Ciências e Matemática,  pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEduCiMat/UFRRJ. Atualmente faz parte do corpo de mediadores presenciais do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia (Cederj/UERJ), polo Paracambi. É professor regente de Ciências, Biologia e Fí­sica da rede estadual de educação - SEEDUC.

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doudor em Ciências Biológicas. Professor lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de de educação e Educação a Distância - EAD, Ensino de Biologia e Educação Ambiental. 

Daniel Fábio Salvador, Fundação CECIERJ

Professor Associado Doutor da Fundação CECIERJ onde trabalha desde 2006 nas áreas de educação a distância e uso de TICs na educação para formação inicial e continuada de professores de Biologia. Foi coordenador do setor de Biologia da diretoria de extensão entre 2008 e 2010 e diretor do Departamento de Mí­dias Digitais da Fundação CECIERJ de 2011 a 2015.  É docente e orientador do programa de pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde do IOC-Fiocruz.Tem experiência em pesquisa nas áreas de reprodução animal, ensino de Biologia e Ciências, educação a distância, tecnologias educacionais e desenho instrucional para cursos online, sendo coordenador de projetos de pesquisa e autor de artigos em periódicos nacionais e internacionais nestas áreas.

Referências

BRUNO, A. R. Mediação partilhada em redes sociais rizomáticas: (des)territorialização de possibilidades para a discussão sobre o ser tutor-pesquisador e a tutor-pesquisadora em cursos online. In: FONTOURA, H; SILVA, M. (Org.). Práticas pedagógicas, linguagem e mí­dias: desafios í pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd, 2011. p.116-131.

CALVíO, L. D.; PIMENTEL, M.; FUKS, H. Do e-mail ao Facebook: uma perspectiva evolucionista sobre os meios de conversação da internet. Rio de Janeiro: Editora UNIRIO, 2014.

CASTRO, A. T. K. A.; BRUSCATO, A. C. M.; Menegais, D. A. F. N.; KRAHE, E. D. A formação continuada de professores e a prática na sala de aula. Educação Unisinos, Número 18, Volume 3, p. 271-279. 2014.

CORRÊA, J. Estruturas de programas em educação í distância. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. D. (Eds.). (2005). Preparing teachers for a changing world: What teachers should learn and be able to do. San Franscisco: Jossey-Bass.

DILLENBOURG, P., BAKER, M., BLAYE, A.; O'MALLEY, C. The evolution of research on collaborative learning. In E. Spada & P. Reiman (Eds) Learning in Humans and Machine: Towards an interdisciplinary learning science. 1996. p. 189-211. Oxford: Elsevier.

ESQUINCALHA, A. da C.; ABAR, C. A. A. P. Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática. EaD Em Foco, v. 6(1), p. 54-68, 2016. https://doi.org/10.18264/eadf.v6i1.363

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia cientí­fica. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2003.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 140. 1932.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. [S.l: s.n.], 2009

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108 (6), p. 1017-1054, 2006. Disponí­vel em: https://goo.gl/BNDnEp. Acesso em 26 maio. 2019.

MENEZES, V. L. Interação e aprendizagem em ambiente virtual. 2ª Edição. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. 405 p.

NETO, A. T. Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e as Contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos, dos Estudos Bakhtinianos e de Remidiação. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Linguí­stica Aplicada com ênfase em Linguagem e Educação) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2014.

PEREIRA, A. T. C.; SCHMITT, V.; DIAS, M. R. A. C. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, A. T. C. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em diferentes contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

ROLANDO, L. G. R.; LUZ, M. R.M. P.; SALVADOR, D. F. O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo no Contexto Lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p.174 - 190, 2015.

SALVADOR, D. F.; ROLANDO, R. L.G.; ROLANDO, R. F. R. Aplicação do modelo de conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo (TPCK) em um programa on-line de formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 5, p.31 - 43, 2010.

SALVADOR, D. F.; ROLANDO, R. L.G.; PINTO DA LUZ, M. R. M.; SOUZA, A. H. S. Comunidade Virtual de Aprendizagem para Professores de Biologia – avaliação da utilização e desafios. RIEC – Revista Eletrônica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 12. nº 1, 2016.

SANTOS, E.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação Docente Online Para Colaboração: Notas de uma Pesquisa-Formação na Cibercultura. ETD – Educação Temática Digital, v. 18. Nº 2. p. 23-42, 2016.

SANTOS, E.; SILVA, M. O Desenho Didático Interativo na Educação OnLine. Revista Iberoamericana de Educação, v. 49, p. 267-287, 2009.

SAMPAIO, P.; COUTINHO, C. Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo para o estado da arte. Revista EducaOnline, v. 6(3), p. 39–55, 2012.

SAMPAIO, P; COUTINHO, C. Ensinar com Tecnologia, Pedagogia e Conteúdo. Paidei@, v. 5(8), p. 01-17, 2013.

SCHLÜNZEN, E. T. M., BARROS, M. V.; PEREZ, D. J. H.; CZESZAK, W. (2020). A Interação e a Colaboração na Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais. EaD Em Foco, v. 10(1), 22. Disponí­vel em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.941. Acesso em 08 abril. 2020.

WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating Communities of Practice: a guide to managing knowledge. Boston: Harvard University Press, 2002.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

Medeiros, R. C. de, Pinto, B. C. T. ., & Salvador, D. F. . (2020). Percepção de Professores-Cursistas em Formação Continuada de Biologia Sobre a Colaboração em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.1012

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2