Possibilidades de Inovação em Educação a Distância: Blogs Educativos como Recurso Didático

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Caio Abitbol Carvalho UERJ
  • Fabiana Triani Barbosa da Silva UERJ
  • Raphael Silberman Dereczynski UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.293

Resumo

A internet tornou-se a principal ferramenta de interação entre os jovens, principalmente através das redes sociais. O acesso a notícias, lazer e até mesmo à linguagem estão mudando. É necessário, então, buscar novas formas de ensinar. Uma pesquisa foi realizada na disciplina eletiva oferecida ao curso de graduação em Pedagogia presencial da Faculdade de Educação da UERJ, com o objetivo de verificar a aprendizagem e interação de alunos utilizando um blog educativo. Acompanhamos as aulas presenciais e as postagens feitas no blog e elaboramos um instrumento aplicado ao final do curso. Analisamos 27 questionários, onde itens como uso do blog como recurso didático? e o conteúdo do mesmo alcançaram alta pontuação. O sucesso da disciplina mostra que a educação mediada por tecnologias foi bem recebida. Iniciamos ajustes das aulas produzidas, transformando-as em objetos de aprendizagem, para a adaptação da disciplina a ambiente virtual de aprendizagem (AVA), cuja utilização oferecerá uma multiplicidade de instrumentos de investigação pertencentes à própria plataforma?.

Palavras-chave: Blog educativo; Aprendizagem com mediação tecnológica; Tecnologia de informação e comunicação.


Innovation Possibilities in Distance Education: Educational Blogs as a Teaching Resource


Abstract
The internet has become the primary tool for interaction among young people, especially through social networks. Access to news, entertainment and even language are changing. Therefore is necessary to seek new ways of teaching. A survey was conducted in a course of teacher training of a Brazilian university to verify the learning and interaction of students using an educational blog. In addition to monitoring the regular classrooms and blog posts we prepared a questionnaire at the end of the course. We analyzed 27 questionnaires, where items such as "use the blog as a teaching resource" averaged 3.95 and all items related to the content of the blog reached over 4.14 average (in the maximum of 5.0 points). We still need to develop approaches of distance education further, but with the success of the discipline and the good feedback from students, EAD is being well received by them. We initiated adjustments of the produced classes, turning them into learning objects, to adapt the course to a virtual learning management system (Moodle), which will offer a variety of research tools belonging to own "platform".

Keywords: Educational blog; Learning with technological mediation; Information and communication technology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Doutora, Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.

Downloads

Publicado

05-03-2015

Como Citar

de Oliveira, E. da S. G., Carvalho, C. A., da Silva, F. T. B., & Dereczynski, R. S. (2015). Possibilidades de Inovação em Educação a Distância: Blogs Educativos como Recurso Didático. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.293

Edição

Seção

Artigos Originais