Efeito da Pandemia no Estágio Supervisionado e a Oportunidade para Propostas de Atividades Alternativas

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1707

Resumo

O Estágio Supervisionado é, diferentemente de outras disciplinas, uma atividade realizada presencialmente na escola parceira da instituição de ensino onde o licenciando cursa sua graduação. Um dos objetivos, o principal deles, é a ambientação desse aluno, futuro professor, no complexo espaço físico da formação escolar, microcosmo da sociedade. A vivência nesse ambiente sempre foi considerada de grande poder formador. No entanto, durante a pandemia do Novo Coronavírus, e diante do fechamento das escolas devido ao risco de contaminação de alunos, professores, funcionários e demais atores dessa comunidade, foi necessário pensar-se em mudanças. Sendo assim, a Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas viu-se obrigada a adaptar e estágio supervisionado para o ambiente remoto, com o objetivo de evitar a postergação da preparação do licenciando para sua futura atuação no magistério. Além disso, a crescente demanda por profissionais docentes com vivência em tecnologias de apoio à educação apresentou-se como oportunidade de produção de conteúdo formador para estes novos ingressantes na carreira. Desse modo, foram propostas e realizadas atividades, como fóruns, entrevistas, análise de livros, gravação de videoaulas etc., que proporcionaram ganho formativo e diferencial aos alunos.

Palavras-chave: Estágio. Pandemia. Licenciatura.

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Biografia do Autor

Ana Rangel, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Letras pelo CEDERJ/UFF

Cosme Cesar Senra, Universidade Federal Fluminense

Licenciando em Letras pelo CEDERJ/UFF

Wagner Ladislau Rique Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Licenciando em Letras pelo CEDERJ/UFF

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

Rangel, A., Senra, C. C., & Ferreira, W. L. R. (2022). Efeito da Pandemia no Estágio Supervisionado e a Oportunidade para Propostas de Atividades Alternativas. EaD Em Foco, 12(2), e1707. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1707

Edição

Seção

Estudos de Caso