Museus de Ciência Espaços de Formação para Licenciandos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1142

Abstract

This paper presents a study developed with the mediators of the Museu Ciência e Vida which were students from e-learning courses major degree in teaching offered within the scope of the Consórcio Cederj. The study was developed from the perspective of Textual Discursive Analysis. Among the main findings of the research, it is highlighted that the motivation that led the student to become a mediator was the search for knowledge and the interest in science communication. Most of the mediators had no other experience in non-formal education space than that of the Museu Ciência e Vida. Among the barriers found for the exercise of mediation practice, the difficulty of public speaking is the one that stands out the most. The experience of mediation gave students skills, namely, resourcefulness for personal communication and acquisition of knowledge from other areas due to the interdisciplinary nature of the activities developed in the museum, highlighted in the speech of the respondents.

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Author Biography

Monica Dahmouche, Fundação Cecierj/Museu Ciência e Vida

Possui graduação, mestrado e doutorado em Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado no BNM-SYRTE (Paris), com ênfase em Fí­sica Atômica. Foi professora substituta no IF-Ufscar, Atualmente é docente da Fundação Cecierj - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de Fí­sica Atômica, e desde 2006 vem atuando em Divulgação e Popularização da Ciência, com ênfase em feiras de ciências, museus e centros de ciência e relações de gênero na ciência. Em 2007 implantou a Caravana da Ciência que coordenou até 2008. É diretora do Museu Ciência e Vida, tendo coordenado seu processo de implantação. Fez estágio Sejour Culture promovido pelo Ministério da Cultura francês. Como pesquisadora suas linhas de interesse são o papel dos museus e centros de ciência na educação não formal, as feiras de ciências na formação dos estudantes e na divulgação cientí­fica, a divulgação cientí­fica para sensibilização do público para ciência, as relações de gênero no universo das ciências exatas na perspectiva da divulgação cientí­fica. Integra o grupo de pesquisa OMCC&T - Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia. É docente no Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde e no mestrado acadêmico oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz, Divulgação da Ciência, da Tecnologia e Saúde. 

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Published

2020-10-05

How to Cite

Pinto, S. P., & Dahmouche, M. (2020). Museus de Ciência Espaços de Formação para Licenciandos. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1142

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Original Articles