MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem na Graduação em Educação Física à Distância: Relato Ee Experiência
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.969Resumo
A intenção deste estudo é relatar a experiência de aprendizagem com o Material de Avaliação Prática da Aprendizagem (MAPA) no formato de vídeo no curso de licenciatura em Educação Física, na modalidade à distância. Trata-se de um relato de experiência de cunho reflexivo-crítico descritivo referente a vivência na construção, realização e gravação dos materiais. Foram relatados os objetivos, propostas e duração dos vídeos das disciplinas práticas cursadas no período de novembro de 2018 a setembro de 2019, totalizando cinco práticas nas disciplinas de 1. Ginástica Escolar; 2. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol; 3. Esportes Individuais: Atletismo; 4. Fundamentos de Rítmica e Dança e 5. Lutas. Conclui-se que a utilização dos MAPA's como ferramenta de avaliação das atividades práticas no curso de Educação Física à distância permite que o futuro professor vivencie atividades que, posteriormente, serão repassadas aos alunos na escola, tornando o novo docente apto a estagiar e/ou atuar nos diferentes níveis de ensino e nos diversos conteúdos propostos pelas disciplinas do curso de Educação Física.
Palavras-chave: Metodologia. Ensino. Formação à distância.Downloads
Referências
ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. 2. ed. Maringá: Unicesumar, 2019.
ASSIS, J. V. de; COLPAS, R. D. A pedagogia esportiva e o ensino de futebol na escola. EFDeportes, Buenos Aires, n. 185, p. 1-6, 2013.
BRASIL. Decreto-Lei nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 2005a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho de Ensino Superior. Parecer
CNE/CES 15/2005. Esclarece as resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CP 02/2002. Brasília, DF: MEC, 2005b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ pces0015_05.pdf. Acesso em: 23 set 2019.
FERRARI, M. G. B. Por Que Dança na Escola? Curitiba: SEED, maio, 2012. Disponível em: http://www.arte.seed.pr.gov.br/arquivos/File/textos/porque_ danca_na_escola.pdf. Acesso em: 23 set 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HERMIDA, J. F. A educação a distância: história, concepções e perspectivas. Rev. HISTEDBR, Campinas, Número Especial, p. 166-181, 2006.
MATTHIESEN, S. Q. (Org.). Atletismo se aprende na escola. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2012.
MIRANDA, A. C. M. de; NAKASHIMA, F. S. Ginástica Escolar. Maringá: Unicesumar, 2017.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2006.
ONTORIA, Antonio. Mapas conceituais:uma técnica para aprender. São Paulo: Loyola, 2005.
UNICESUMAR. Atividade MAPA no curso de Gestão de Recursos Humanos. Maringá, 8 jan. 2019a. Disponível em: https://www.unicesumar.edu.br/blog/atividade-mapa-no-curso-de-gestao-de-recursos-humanos/ Acesso em: 1 set. 2019.
UNICESUMAR. Plano de ensino do curso de licenciatura em Educação Física. 2019b. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/a20831c30e92379c24917 903e0fcfdace4a271b268f83599c904d34f7f7106e493166bc51bbd104422f08f135a27434da109495a8104066aa7d305d172aad43a.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.
VIEIRA, M. B. A importância da ginástica enquanto conteúdo da Educação Física escolar. EFDeportes,São Paulo, n. 180, p. 1-9, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.