Perspectivas para a Utilização do Meme na Elaboração de Materiais Didáticos para EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.957Resumo
O desenvolvimento tecnológico e a integração global através da internet transformaram a linguagem e a comunicação, trazendo novos desafios educacionais. Nesse contexto, o presente trabalho se propôs a discutir os principais aspectos que devem ser considerados na utilização do meme no material didático para EaD. Para alcançar os objetivos, propôs-se conceituar e tratar dos principais aspectos da linguagem textual do gênero "meme". Em seguida, buscou-se um maior entendimento sobre os processos subjetivos e afetivos da comunicação no contexto da cibercultura. Por fim, procurou-se expandir a compreensão do material didático como principal elemento de mediação da aprendizagem na Educação a distância. Longe de ser uma conclusão definitiva sobre a temática, o presente estudo revelou-se uma reflexão aberta sobre a utilização da linguagem como mediadora de abordagens pedagógicas mais coerentes com as dinâmicas de linguagem associadas à contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação a distância. Material didático. Meme.
Downloads
Referências
AMOÊDO, R. S.; SOARES, N. M. M. Transformações discursivas no contexto digital: Análise multissemiótica do gênero meme. PercursosLinguísticos (UFES), 2018, v. 8, p. 130-152.
AUDET, M; et al. Mapping of an idiosyncratic schema. Journal of Management Studies, v. 29, n. 3, p. 325-347, maio 1992.
BANDEIRA, D. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. In: CIFFONE, H. (Org.). Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE, p.13-33, 2009. Disponível em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/24136.pdf. Acesso em:19 jan 2020
BASTOS, A. V. B. Mapas cognitivos: ferramentas de pesquisa e intervenção em processos organizacionais. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 1., 2000, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2000.
CASTRO, L. G. F. de. O meme digital: construção de objetos de discurso em textos multimodais. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
ESCALANTE, P. R. P. O potencial comunicativo dos memes: formas de letramento na rede digital.Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Comunicação Social, 2015. Disponível em http://www.ppgcom.uerj.br/wpcontent/uploads/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Pollyana-Escalante.pdf. Acesso em: 05 dez 2019.
GIORDANI, E. M.; SILVA, E. L; MENOTTI, C. R. As tendências pedagógicas e a utilização dos materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Caderno de Resumos. UNICAMP – Campinas. Vol 1. p. 1-22, 2009.
GRICE, H.P. The Philosophical Review, Vol. 66, No. 3. pp. 377-388, 1957. Disponível em https://www.jstor.org/stable/2182440?origin=crossref. DOI 10.2307/2182440. Acesso em:05fev 2020
HORTA, N. B. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONíSIO, A. P.; BEZERRA, M. A.; MACHADO, Anna Rachel (Orgs.) Gêneros textuais & ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 19-36, 2003.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MOORE, M. G. Editorial: Three types of interaction. American Journal of Distance Education, v. 3, n. 2, p. 1-6, 1989.
PERCILIO, A. C. M.; OLIVEIRA, P. V. de. A utilização da linguagem na elaboração do material didático para EaD. In: CIET/EnPED, 2018.
PORTO, L. M. D. C. Memes: construção de sentidos e efeito de humor. 2018. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 189 f. 2018.
SHIFMAN, L. Memes in a Digital World: Reconciling with a Conceptual Troublemaker. Journal of Computer-Mediated Communication 18, 362–377, 2013.
SILVA, A. A. Memes Virtuais: Gênero do discurso, dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa. Revista Travessias. 2016.
SOUZA, M. A. de. Memes de internet e educação: uma sequência didática para as aulas de História e Língua Portuguesa. Revista Periferia, v. 11, n. 1, p. 193-213, 2019.
ZANETTI, A. Elaboração de materiais didáticos para educação a distância. Juiz de Fora: UFJF, 2015. Disponível em: <http://www.cead.ufjf.br/wp-content/uploads/2015/05/media_biblioteca_elaboracao_materiais.pdf>.Acesso em: 25 fev 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.