A Influência das Condições Institucionais de Universidades Públicas para o Desenvolvimento de Competências Eletrônicas dos Professores no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.889Resumo
A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado o uso da educação a distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, o presente estudo buscou analisar como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior relaciona-se com as condições do contexto organizacional das IES. Como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia a dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EaD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta em sua gestão universitária lacunas que precisam ser revistas com vista ao desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EaD.
Palavras-chave: Contexto institucional. Universidade federal. Competên-cias eletrônicas
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