A Influência das Condições Institucionais de Universidades Públicas para o Desenvolvimento de Competências Eletrônicas dos Professores no Ensino Superior

  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • Caroline Lins Teixeira Pinto Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: Competências eletrônicas, Universidade federal, Contexto institucional

Resumo

A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC), tem impulsionado o uso da educação a distância (EaD) pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Assim, o presente estudo buscou analisar como o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores do ensino superior relaciona-se com as condições do contexto organizacional das IES. Como locus para a realização do estudo de caso qualitativo optou-se pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ficou evidenciado que a maior parte da construção do perfil de e-competências dos docentes da UFAL se dá mais pela prática do dia a dia e pela necessidade dos docentes de possuir o conhecimento e a desenvoltura para lecionar na EaD, sem esperar pelas melhorias das condições apresentadas pela UFAL. Observa-se que a instituição ainda apresenta em sua gestão universitária lacunas que precisam ser revistas com vista ao desenvolvimento das e-competências de seu corpo docente para atuação na EaD.

 

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Publicado
2020-02-20
Como Citar
Barbosa, M. A. C., Pinto, C. L. T., & Cassundé, F. R. de S. A. (2020). A Influência das Condições Institucionais de Universidades Públicas para o Desenvolvimento de Competências Eletrônicas dos Professores no Ensino Superior. EaD Em Foco, 10(1), 12. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/889
Seção
Artigos Originais