O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Educacional Aliada ao Ensino de Química

Autores/as

  • Thais Petizero Dionizio

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.809

Resumen

O ensino por meio de tecnologias da informação e comunicação tem sido um campo ainda pouco explorado por professores, mas já abundante em recursos metodológicos de diversos níveis e áreas da Química. Baseando-se nisto, este artigo faz um levantamento bibliográfico dos mais variados materiais que podem ser utilizados no ensino de Química e que se encontram facilmente disponíveis na internet. Na pesquisa realizada, aplicativos como laboratório virtual, jogos e calculadora química foram encontrados de maneira gratuita e facilmente acessíveis. Entretanto, para essas ferramentas serem utilizadas em favor da aprendizagem é necessário atingir objetivos pedagógicos através de planejamento e eficiente método de ensino-aprendizagem aplicável ao público-alvo. Havendo reflexão, organização e ressignificação da prática pedagógica pelo professor, pode-se utilizar esses recursos em diferentes modalidades de ensino (presencial ou a distância) e nos mais variados níveis (fundamental, médio ou superior), podendo possuir cunho experimental, teórico e/ou lúdico. Portanto, a tecnologia ajuda a difundir informação, trazendo uma diversidade de assuntos por meio dos mais modernos aparatos utilizados para a sua transmissão.

Palavras-chave: Ensino de química. Tecnologia da informação e comunicação. Ferramenta educacional.

 

 

 

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

Dionizio , T. P. (2019). O Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação como Ferramenta Educacional Aliada ao Ensino de Química. EaD Em Foco, 9(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.809

Número

Sección

Artí­culo de investigación