O Estágio Supervisionado em Cursos a Distância: Uma Análise da Percepção dos Estagiários do Curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - UFVJM http://orcid.org/0000-0001-5624-8345
  • Agnaldo Keiti Higuchi Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - UFVJM
  • Daniela Cristina da Silveira Campos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Maiara Pereira Teles Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Resumo

Apesar da relevância do estágio curricular supervisionado para a formação e a inserção de alunos de cursos de graduação no mercado de trabalho, poucos são os estudos que analisam essa prática, principalmente no contexto dos cursos a distância. Em decorrência, este artigo tem como objetivo analisar a satisfação de alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), ofertado na modalidade a distância, em relação ao estágio e suas atitudes em relação a: (i) apoio oferecido pela organização; (ii) teoria-prática; (iii) remuneração; (iv) plano de carreira; (v) acesso a oportunidades de estágio; e (vi) supervisão. Como procedimentos metodológicos, foram aplicados questionários aos alunos do curso matriculados nas disciplinas Estágio Curricular Supervisionado I, II, III, IV no primeiro semestre do ano de 2018 que efetivamente estavam estagiando em organizações públicas. A análise foi realizada por meio de modelos de regressão múltipla. Cabe destacar que os alunos se mostraram satisfeitos com o estágio que estavam desenvolvendo, à exceção dos questionamentos sobre a oportunidade de se envolver em projetos, de serem inseridos no quadro permanente de funcionários e sobre a política de apoio financeiro aos estagiários da concedente.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - UFVJM
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública).
Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM / Programa de Pós-Graduação em Administração Pública - UFVJM
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Pública).
Daniela Cristina da Silveira Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Departamento de Administração)
Adriana Aparecida da Conceição Santos Sá, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Mestre em Desenvolvimento do Território pela Universidade do Vale do Rio Doce. Professora Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (Diretoria de Educação Aberta e a Distância - DEAD)
Maiara Pereira Teles, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

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Publicado
2019-06-12
Seção
Estudos de Caso