Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento

Autores

  • Priscila Costa Santos Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Diva Albuquerque Maciel Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.462

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre as implicações na formação profissional do professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. Para tal, utilizamos como suporte teórico as contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento, conceito amplamente difundido por teóricos como Vygotsky e Valsiner. O trabalho, de cunho qualitativo, foi desenvolvido no contexto de um curso online ofertado para cerca de 26.000 professores-cursistas de um Estado da Federação. O curso obteve 95% de índice de aprovação. Para as análises foram considerados as entrevistas de três professores-tutores e de uma professora-supervisora, assim como, o Relatório Final do curso. Constatouse a necessidade de maior direcionamento das entidades governamentais para a regulamentação das atividades do professor-tutor bem como o seu papel essencial nas atividades online.


Palavras-chave: Professor, Professor-tutor, Tutor, Sistema de zonas de desenvolvimento.


Being online teacher from the contributions Zone System Development

 Abstract

The purpose of this article is to discuss the implications and the contributions of the Zone System Development in the professional formation of online teacher. For this, we use as theoretical support and the contributions of the Development Zone System, concept widely diffused by theoreticians like Vygotsky and Valsiner. The qualitative work was developed in the context of an online course offered to about 26.000 teachers from a State of Brazil. The course had 95% approval rate. For the analyzes, we considered interviews of three online teachers and one online supervisor, as well as the Final Report of the course. It was verified the need for greater targeting of government entities to regulate the activities of online teacher as well as their essential role in online activities.

 Keywords: Teacher, Online teacher, Zone system development.

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Biografia do Autor

Priscila Costa Santos, Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda do Programa de Educação: Currículo da Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. No contexto acadêmico, desenvolveu trabalhos sobre Educação a Distância, Formação de Professores e Professores-tutores para Educação a Distância, Tecnologias da Comunicação e Informação e Educação; e Análise de Redes Sociais na Educação. Possui experiência em Educação, com ênfase em Educação a Distância, como Coordenadora, Supervisora, Professora-tutora, desenvolvimento de atividades de planejamento e execução de cursos presenciais e a distância, revisão pedagógica de conteúdos e Designer Instrucional, em Instituições como: Universidade Aberta do Brasil (UAB/UnB), Coordenadoria de Capacitação (Procap/UnB), Centro de Educação a Distância (CEAD/UnB), Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (PRODEQUI/UnB) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Diva Albuquerque Maciel, Universidade de Brasília

A Dra. Diva Albuquerque Maciel é Pesquisadora Colaboradora da Universidade de Brasília, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Participou da fundação do Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais - LABMIS, do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, em 1995, junto com os Drs. Angela Branco, Jaan Valsiner e Thereza Mettel, onde continua atuando. É graduada em Pedagogia (1975) com habilitação em Orientação Educacional (1977) e licenciada em Ciências (Licenciatura Curta - 1973) pela UFPe. Concluiu o mestrado em Psicologia (1985) pela UnB e o doutorado em Educação (1996) pela USP. Realizou estudos pós-doutorais na Clark University - USA, com o prof. Dr. Jaan Valsiner (2003). Tem experiência acadêmica, especialmente na formação de docentes e pesquisadores, nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cultural e Psicologia do Desenvolvimento Humano.

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publicado em 1978.

Publicado

2017-09-06

Como Citar

Santos, P. C., & Maciel, D. A. (2017). Ser professor-tutor online a partir das contribuições do Sistema de Zonas de Desenvolvimento. EaD Em Foco, 7(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.462

Edição

Seção

Artigos Originais

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