As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o Desenvolvimento de Estratégias de Resolução de Problemas em Estudantes do Ensino Superior da área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v6i3.419Resumo
O nosso trabalho pretende descrever o processo de desenho e implementação de objetos de aprendizagem orientados para o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas, numa escola superior do ensino politécnico português. Com a apresentação de um caso prático, demonstramos a utilização de um objeto de aprendizagem elaborado no âmbito de uma unidade curricular de Informática e Sistemas de Informação de um curso de licenciatura na área da Saúde, cuja metodologia de implementação se baseou na Problem Based Learning. Enquadrados num modelo de ensino-aprendizagem sustentado na participação ativa dos estudantes e orientado para a resolução de problemas por meio das TIC, o recurso ao método dos 3E permitiu o desenvolvimento de objetos de aprendizagem diversificados e consonantes com o processamento diferencial de informação dos estudantes, garantindo os resultados de aprendizagem definidos.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação, Metodologias de ensino, Objetos de aprendizagem, Ensino superior.
?
The Information and Communication Technologies and the Development of Problem Based Learning Strategies on Higher Education in the Health Area
Abstract
Our work aims to describe the process of design and implementation of Learning Objects to develop strategies for solving problems in a higher education Portuguese institution. We demonstrate a case study prepared under a "Computer and Information Systems" curricular unit of a health course, whose implementation methodology relied in Problem Based Learning. Framed in a model of teaching and learning supported the active participation of students and oriented towards problem solving through ICT, the use of the method of 3E allowed the development of Learning Objects and in line with the students' different information processes, ensuring the settled outcomes.
Keywords: Information and communication technology, Teaching methodology, Learning objects, Higher education.
Downloads
Referências
Almeida, A. C. (2012). Treino mediatizado de competências de resolução de problemas (em plataformas digitais). In Educação online: Pedagogia e Aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: DeFacto Editores.
Audino, D. & Nascimento, R. (2010). Objetos de aprendizagem - diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada í educação. Revista Contemporânea de Educação, 10(5), 128-148.
Barros, R. & Sousa, C. (2015). Estratégias de resolução de problemas em estudantes do Ensino Superior. Ciências & Cognição, v. 20, n. 1, p. 123-132.
Boud, D. & Feletti, G. (1997). The challenge of problem-based learning. London: Kogan Page.
Clark, D. (2000). Instructional System Design. Disponível em http://www.nwlink.com/ ~donclark/hrd/sat.html
Direcção-Geral do Ensino Superior (s/d). Descritores Dublin. Acesso em 22 de abril de 2014. Disponível em http://www.dges.mctes.pt/ DGES/pt/Estudantes/Processo+de+Bolonha/Objectivos/Descritores+Dublin
Instituto Universitario de Posgrado (s/d). Metodo de las 3E. Acesso em 3 de setembro de 2013. Disponível em http://www.iup.es/esl/sistema-iup/entornovirtual-de-aprendizaje
Lencastre, J.A.; Moreira, L.; Monteiro, A.; Silva, A.; Cardoso, N. & Machado, P. (2011). Aprendizagem baseada em problemas e objetos de aprendizagem. In Libro de Actas do XI Congresso Internacional Galego-Português e Psicopedagoxía. A Coruña: Universidade da Coruña.
Savin-Baden, M. (2007). A practical guide to problem-based learning on-line. London, NY: Routledge.
Scheiter, K., Gerjets, P. (2003). Sequence Effects in Solving Knowledge-Rich Problems: The Ambiguous Role of Surface Similarities. 25th Annual Conference of the Cognitive Science Society. Boston: United States.
Sternberg, R. (2009). Cognitive Psychology (5th edition). Belmont: Wadsworth.
Sternberg, R. & Grigorenko, E. (2000). Teaching for successful intelligence. Arlington Heights, IL: Skylight.
Torrão, S. (2008). Produção de objetos de aprendizagem para e-learning. In Ana Dias & Maria João Gomes (coords.), E-conteúdos para e-formadores. Guimarães: Tecminho, 72-89.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.