Desafios e Possibilidades de Implementação da Robótica na Educação Básica: Discussões em uma Formação Híbrida de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2544

Palavras-chave:

Formação de professores, Curso híbrido, Ambiente virtual de aprendizagem, Robótica educacional

Resumo

Este artigo traz resultados da análise de discussões acerca dos desafios e possibilidades da Robótica Educacional na Educação Básica promovidas no contexto de um curso de formação de professores de diferentes municípios do Espírito Santo. O curso híbrido promoveu a reflexão entre os participantes, de forma assíncrona, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em três turmas, entre 2022 e 2024. No total, foram 42 professores participantes nas considerações sobre a implementação da Robótica Educacional no contexto escolar. Foi elaborada uma questão norteadora das reflexões, a partir da leitura do artigo “Robótica Educacional no Brasil: Questões em Aberto, Desafios e Perspectivas”, do pesquisador Flavio Rodrigues Campos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, e a metodologia utilizada na interpretação dos dados é a Análise de Conteúdo, na acepção de Laurence Bardin. Entre os principais desafios mencionados pelos professores estão aqueles relacionados à infraestrutura, organização curricular, formação docente, consolidação e validação da eficácia da Robótica Educacional no processo de ensino-aprendizagem. As respostas dos professores se assemelham ao contexto geral brasileiro, apontado por Campos e diferentes pesquisas, evidenciando que a implementação da robótica na escola necessita de discussões acerca dos seus possíveis formatos. Destaca-se a importância da instituição de processos formativos em caráter contínuo e a promoção de Grupos de Estudos.   

 

Palavras-chave: Formação de professores. Curso híbrido. Ambiente virtual de aprendizagem. Robótica educacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFECTO, R.; MORETTI, A. A. S.; TEIXEIRA, L. S. Robótica educacional, avanços e desafios para o ensino médio integrado ao técnico. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27415, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27415 Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27415 - Acesso em: 3 abr. 2025.

ALMANSA, F. M. Robótica Educacional na Formação Continuada de Professores: Inovação nas Práticas Educativas da Educação Básica. 214 f. Dissertação (Mestrado) - EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, 2021.

ANDRÉ, M.; LUDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Computação: complemento à Base. Brasília, DF, 2022.

CAMPOS, F. R. Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108–2121, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8778 Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8778 - Acesso em: 25 mar. 2025.

CAMPOS, F. R.; LIBARDONI, G. C. Investigação em Robótica na Educação Brasileira: o que dizem as dissertações e teses. In: SILVA, R. B.; BLINKSTEIN, P. (Orgs.). Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 21-45.

FERNANDES, R. F.; SANT’ANA, A. S. C. O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 12, n. 35, p. 347–371, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i35.4835 Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4835 - Acesso em: 3 abr. 2025.

MORAES, A. B.; BRANDT, J. P. DESAFIOS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO RECURSO INTEGRADO AO PROCESSO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Saberes em Foco Revista da SMED NH, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 27–38, 2023. Disponível em: https://periodicos.novohamburgo.rs.gov.br/index.php/saberes-em-foco/article/view/269 - Acesso em: 3 abr. 2025.

OLIVEIRA, D. S. Formação continuada em robótica educacional: implementação de uma política pública na rede municipal de Natal. 2022. 311 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47221 - Acesso em: 26 mar. 2025.

PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SANTOS, D. M.; OLIVEIRA, M. G. A robótica educacional na formação continuada de professores da educação básica.

In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10., 2024, Fortaleza/CE. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112782 - Acesso em: 3 abr. 2025.

SANTOS, D. M.; OLIVEIRA, M. G. Robótica e Prototipagem para Professores: uma proposta com Ensino por Investigação e Resolução de Problemas. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5., 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025. p. 59-66. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6556 - Acesso em: 7 abr. 2025.

SANTOS, D. M. et al. Texto de Apresentação. In: ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Educação. Robótica, programação e pensamento computacional [livro eletrônico]. Organizadores: CAMARGO, A. C.; PEREIRA, A. G.; DE ANGELO, V. A. Vitória, ES: SEEB/SEDU, 2025.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 2018.

ZILLI, S. R. A Robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Downloads

Publicado

13-11-2025

Como Citar

Santos, D. M. dos, & Oliveira, M. G. de. (2025). Desafios e Possibilidades de Implementação da Robótica na Educação Básica: Discussões em uma Formação Híbrida de Professores. EaD Em Foco, 15(1), e2544. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2544

Edição

Seção

Artigos Originais