Os Impactos da Inteligência Artificial na Personalização do Ensino em Cursos de Educação a Distância no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2543

Palavras-chave:

Personalização, Neurociência, Educação a distância, Inteligência artificial

Resumo

O estudo investiga como a Inteligência Artificial pode personalizar o ensino em cursos de Educação a Distância no ensino superior brasileiro, assegurando qualidade educacional e atendendo às necessidades individuais dos alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, inclui fundamentos da neurociência, teóricos da personalização do ensino, e o uso da ferramenta Research Rabbit para ampliação das referências. Também analisa documentos governamentais e noticiários sobre regulamentação e impactos da EaD no Brasil. Os resultados mostram que a IA tem grande potencial para individualizar o ensino e aumentar a eficiência educacional, mas requer implementação ética, políticas de proteção de dados e formação continuada dos profissionais. Conclui-se que a IA é uma ferramenta promissora para a EaD, desde que apoiada por regulamentações claras e práticas responsáveis.  

 

Palavras-chave: Educação a distância. Inteligência artificial. Personalização. Neurociência.

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Biografia do Autor

Eloisa Helena Mello, Metropolitan University of Science and Technology

Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR; Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná sob a orientação da Profa Dra Naura Syria Carapeto Ferreira, Mestra em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Graduação em Pedagogia. Graduação em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós graduação na Faculdade de Mal Candido Rondon em Arte-Educação. Atualmente trabalha como Coordenadora de Gestão na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa . Professora e orientadora no ensino superior a distância, orientadora de projetos de pesquisas e TCC. Experiência na área da Administração e Educação, Desenvolve pesquisas na área de representações sociais, gestão da educação, politicas públicas, avaliação e educação infantil. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais (POFORS) pela PUCPR sob a orientação da prof Dra Romilda Teodora Ens.

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Publicado

21-08-2025

Como Citar

Queiroz, D. C. de, & Mello, E. H. (2025). Os Impactos da Inteligência Artificial na Personalização do Ensino em Cursos de Educação a Distância no Brasil. EaD Em Foco, 15(1), e2543. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2543

Edição

Seção

Artigos Originais