História da EaD nas Instituições de Ensino Superior Públicas Cearenses que Ofertam Licenciatura em Matemática: Expansão e Desafios à Democratização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2473

Palavras-chave:

Educação a distância, Universidade Aberta do Brasil, Ensino superior, Licenciatura em matemática, Ceará

Resumo

 Visamos resgatar a história das instituições de ensino superior públicas que ofertam a EaD via convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), especialmente aquelas que têm histórico de oferta da Licenciatura em Matemática a distância no estado do Ceará, as quais são: a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e se caracteriza como bibliográfica e documental. Possui como base teórica livros e artigos que versam sobre a história da EaD no Ceará. Os resultados indicam que três instituições (UFC, UECE e IFCE) têm uma história consolidada de oferta de graduações a distância, especialmente na Licenciatura em Matemática, enquanto que duas (UFCA e URCA) ainda são embrionárias e possuem poucas ações com esta modalidade. Como conclusões, percebe-se que as instituições de ensino superior públicas do Ceará, em sua maioria (UFC, UECE e IFCE), já têm uma história consolidada de oferta de cursos superiores semipresenciais que são (foram) ofertados pela UAB/CAPES, especialmente, aquelas que ofertam o curso de Licenciatura em Matemática a distância.

 

Palavras-chave:  Educação a distância. Universidade Aberta do Brasil. Ensino superior. Licenciatura em matemática. Ceará. 

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Publicado

08-07-2025

Como Citar

Moreira, M. M., Araujo, A. C. U., Torres, A. L. de M. M., & Sousa, C. A. de M. (2025). História da EaD nas Instituições de Ensino Superior Públicas Cearenses que Ofertam Licenciatura em Matemática: Expansão e Desafios à Democratização. EaD Em Foco, 15(1), e2473. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2473

Edição

Seção

Estudos de Caso