De CES a CEJA: Tensões e Contradições entre o Instituído e o Instituinte
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2458Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Centro de Educação de Jovens e Adultos, Ensino semipresencial, Práticas instituintes e instituídasResumo
Este artigo, derivado de discussões iniciadas ainda no percurso do Mestrado, e que se estenderam ao longo do Doutorado, objetiva refletir sobre as tensões e contradições existentes entre práticas pedagógicas instituídas e instituintes, que conformam um modo de oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em regime semipresencial, por módulos, que subsiste no país desde o início da década de 1970. Se fundamenta no arcabouço teórico construído em investigação realizada em Centros de Educação de Jovens e Adultos, que compõem a Rede CEJA, constituída por escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, com uso de metodologia quantiqualitativa, efetivada por meio de estudos de casos. Apoia-se na observação empírica realizada em seis escolas da referida rede, na categorização de documentos referentes à essa modalidade de ensino e na observação das redes sociais de cada um dos CEJA investigados. A interpretação dos dados obtidos nos ajuda a compreender de que modo se instituem e se ressignificam práticas instituídas e instituintes em ambientes escolares.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Centro de Educação de Jovens e Adultos. Ensino semipresencial. Práticas instituintes e instituídas.
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