De CES a CEJA: Tensões e Contradições entre o Instituído e o Instituinte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2458

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Centro de Educação de Jovens e Adultos, Ensino semipresencial, Práticas instituintes e instituídas

Resumo

 Este artigo, derivado de discussões iniciadas ainda no percurso do Mestrado, e que se estenderam ao longo do Doutorado, objetiva refletir sobre as tensões e contradições existentes entre práticas pedagógicas instituídas e instituintes, que conformam um modo de oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em regime semipresencial, por módulos, que subsiste no país desde o início da década de 1970. Se fundamenta no arcabouço teórico construído em investigação realizada em Centros de Educação de Jovens e Adultos, que compõem a Rede CEJA, constituída por escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, com uso de metodologia quantiqualitativa, efetivada por meio de estudos de casos. Apoia-se na observação empírica realizada em seis escolas da referida rede, na categorização de documentos referentes à essa modalidade de ensino e na observação das redes sociais de cada um dos CEJA investigados. A interpretação dos dados obtidos nos ajuda a compreender de que modo se instituem e se ressignificam práticas instituídas e instituintes em ambientes escolares.

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Centro de Educação de Jovens e Adultos. Ensino semipresencial. Práticas instituintes e instituídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. de. História, a arte de inventar o passado. São Paulo: EDUSC, 2007.

BEAUD, S., WEBER, F. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Rio de Janeiro: Vozes. 2007.

BEISIEGEL, C. de R. A política de educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão democrática da educação. Rio de Janeiro: Vozes. 2009. p. 207-245.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br - Acesso em out. 2011.

BRASIL. Lei Federal n. 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Lei que fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 10 e 20 graus e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br - Acesso em set. 2013

BRASIL. Lei Federal n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei que fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br - Acesso em out. 2011.

CARBONELL, S. Educação estética na EJA: a beleza de ensinar e aprender com jovens e adultos. São Paulo: Cortez. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2011.

GUIMARÃES, K. C. T. Formação de jovens e adultos no município de Colatina e a (não) inclusão desses sujeitos no PROEJA. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.

LINHARES, C. O sonho não acabou: movimentos instituintes na educação brasileira. In: CARNEIRO, W. et al. Movimentos Instituintes em educação: políticas e práticas. Rio de Janeiro: Intertexto, 2010. p.11-32.

LINHARES, C. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista da Educação Pública, Cuiabá/MT, v. 16, p. 139-160, 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, E. A. A. dos, OLIVEIRA, R. de C. da S. Caminhos e descaminhos da educação de jovens e adultos no Brasil. Disponível em: http://www.periodicoscapes.gov.br - Acesso em: agosto 2004.

SANTOS FILHO, J. C. dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: GAMBOA, S. S. (Org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 2007. p. 13-59.

SOUZA, G. H. S. de. Educação de jovens e adultos: estudo de caso no Centro de Estudos Senai. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Downloads

Publicado

24-04-2025

Como Citar

Barcelos, L. B. (2025). De CES a CEJA: Tensões e Contradições entre o Instituído e o Instituinte. EaD Em Foco, 15(1), e2458. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2458

Edição

Seção

Artigos Originais