Mapeamento de Ferramentas Sobre Economia Circular: Sugestões para Aplicação em Cursos de Engenharia EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2455

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação em engenharia, Sustentabilidade, Economia Circular, Ferramentas de ensino

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento de ferramentas de economia circular (EC) voltadas para construção de material didático e aplicação de atividades no ensino de cursos de engenharia na modalidade de Educação a Distância (EaD). A partir de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science, foram identificados 42 artigos que discutem ferramentas práticas de EC. Essas ferramentas incluem modelos para avaliação de circularidade, suporte à decisão, design circular, implementação em cadeias de suprimentos e treinamento, oferecendo uma base para professores de engenharia adaptarem seu conteúdo didático. Na sequência, são propostas atividades síncronas e assíncronas que utilizam essas ferramentas para promover o aprendizado interativo e prático dos alunos, preparando-os para os desafios da sustentabilidade e economia circular. A conclusão destaca os desafios de interação entre os achados dos artigos selecionados e sua aplicação em diferentes contextos e modalidades de engenharia, evidenciando o papel crucial da mediação docente no uso do material didático sugerido. Também reitera o necessário compromisso entre adequação do processo ensino-aprendizado ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais voltadas à circularidade e sustentabilidade.   

 

Palavras-chave: Economia circular. Ferramentas de ensino. Educação a distância. Engenharia. Sustentabilidade.

Downloads

Biografia do Autor

Camila Gonçalves Castro, Instituto Federal Minas Gerais

Doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), com foco em pesquisas sobre Economia Circular, efeito rebote e resiliência de ecossistemas circulares. Graduada em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007), e Mestre em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (UFOP-CETEC-UEMG), onde desenvolveu estudos sobre inovação e sustentabilidade na seleção de materiais. Possui ampla experiência em Desenho Industrial, com ênfase em design sustentável, planejamento de negócios, inovação em processos e produtos, e projetos. Suas pesquisas atuais buscam integrar princípios de economia circular para promover a sustentabilidade e a resiliência em ecossistemas produtivos, contando com ações e pesquisas transversais em diversas dinâmicas do ecossistema.

Gustavo Romero, Universidade Estadual de Campinas

Cursando doutorado em desenvolvimento econômico, com ênfase em história do pensamento econômico, no Instituto de Economia da UNICAMP (2022 - atual). Mestre em Desenvolvimento Econômico (2019) e bacharel em Economia (2008) pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Especialista em administração de empresas pela FGV (2011). Licenciado em História pela Uninter (2024). Dedica-se a pesquisas na áreas de Economia Política, História do Pensamento Econômico, História Econômica. teoria econômica, ensino de História, ensino de Economia e pedagogia. Entusiasta da prática científica desde a Educação Básica, participa ativamente como avaliador em feiras, simpósio e congressos voltados à popularização da ciência em todos os níveis escolares. Experiência com educação de jovens e e adultos (EJA). Trabalha com ensino corporativo e com elaboração de materiais didáticos (escritos e audiovisuais) para cursos EaD. Atua como docente e coordenador em nível superior, no eixo de negócios e humanidades.

Julia Romano Sanches, Universidade Federal de São Carlos

Bacharela em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Ecotoxicologia, com pesquisa voltada à avaliação da toxicidade do metilparabeno (conservante de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes) no crescimento de uma macrófita aquática. Atualmente, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo. Atua na área de "Inovação e Economia Circular" com pesquisa voltada à proposição de uma ferramenta para apoio e orientação de organizações na avaliação e reporte de circularidade. 

Bruno Noronha Rodrigues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando em Tecnologia na área de Ambiente, no Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE - Campus Quixadá, desde 2019, atuando nos cursos superiores de Engenharia Civil e Engenharia de Produção Civil e no Curso Técnico em Edificações. Mestre em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal do Ceará/UFC (2018), Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB (2022), Especialização em Engenharia de Produção e Gerência de Projetos pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA (2014) e Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA (2012). Tem experiência profissional nas áreas de fiscalização de obras públicas, licitações, orçamentação e manutenção predial. Atualmente pesquisa as áreas de Infraestrutura Verde, Habitação de Interesse Social e Educação na Engenharia.

Gabriel Moreira, Universidade de São Paulo

Técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Bacharel em Química pela Universidade de Brasília. Especialista em Processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade à distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atualmente realiza o doutoramento em química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, atuando na área de biocomplexos de ferro para nutrição de corais junto ao Laboratório de Química Bioinorgânica Ambiental e Metalofármacos. 

Ana Lúcia Gabas Ferreira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos principalmente nos temas: secagem, reologia, propriedades termofísicas, resíduos e biocombustíveis. Atuou de 2008 a 2013 junto ao Sistema Nacional de C, T I, como Assessora Especial do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em Brasília - DF. Na Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP, possui pesquisas na área de biocombustíveis e resíduos sólidos. Atuou como Chefe do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais entre 2015 e 2019 e Vice-Chefe deste mesmo Departamento entre 2021-2023. Orientadora de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ/EEL/USP). Atualmente é Vice-Prefeita do Campus USP de Lorena.

Referências

ALVES, R. M. P.; LIMA, W. D. S. R. Mediação pedagógica na educação a distância: a atuação docente na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 22, 2020. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979/975 - Acesso em: 23 fev. 2025.

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CALVO, I. et al. A Methodology to Introduce Sustainable Development Goals in Engineering Degrees by Means of Multidisciplinary Projects. Education Sciences, v. 14, n. 6, p. 583, 28 maio 2024. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/14/6/583 - Acesso em: 23 fev. 2025.

CORVELLEC, H.; STOWELL, A. F.; JOHANSSON, N. Critiques of the circular economy. Journal of Industrial Ecology, v. 26, n. 2, p. 421–432, abr. 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jiec.13187 - Acesso em: 30 out. 2024.

DAVIDOVITCH, L.; PARUSH, A.; SHTUB, A. Simulation‐based Learning in Engineering Education: Performance and Transfer in Learning Project Management. Journal of Engineering Education, v. 95, n. 4, p. 289–299, out. 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2168-9830.2006.tb00904.x - Acesso em: 24 fev. 2025.

ENFAM; SOUSA, J. V. Guia de elaboração de materiais didáticos para uso na educação à distância. Brasília: ENFAM, 2018. Disponível em: https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2018/01/Guia_EaD_AF-003.pdf - Acesso em: 30 out. 2024.

FILATRO, A; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

GARRISON, D. R. Thinking Collaboratively: Learning in a Community of Inquiry. Routledge: Nova Iorque, 2016. E-book Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315740751 - Acesso em: 23 fev. 2025.

GEISSDOERFER, M. et al. The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757–768, fev. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652616321023. Acesso em: 30 out. 2024.

HADDADI, L. et al. Peer assessment and groups formation in massive open online courses. Computer Applications in Engineering Education, v. 26, n. 5, p. 1873–1887, set. 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cae.22005. Acesso em: 24 fev. 2025.

HYPOLITO, V. A. H. A.; ROSA, S. S.; LUCCAS, S. Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 14 maio 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1362. Acesso em: 25 fev. 2025.

KORHONEN, J.; HONKASALO, A.; SEPPÄLÄ, J. Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics, v. 143, p. 37–46, jan. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921800916300325 - Acesso em: 30 out. 2024.

MIESNER, E.; SCHALLERT, D. L. Building bridges to engineering interest: Connections between student perceptions of instructor actions and interest in engineering classes. Journal of Engineering Education, v. 114, n. 1, p. e20621, jan. 2025. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jee.20621 - Acesso em: 24 fev. 2025.

MORETTI, G.; MALIZIA, P. Aprendizagem e virtualidade: práticas possíveis na sociedade do conhecimento. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 129–152, 7 jan. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2035 - Acesso em: 23 fev. 2025.

MUNHOZ, A. S. Projeto Instrucional para Ambientes Virtuais. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.

ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. S.l.: 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel - Acesso em: 30 out. 2024.

OROFINO, P. S. et al. Fatores que potencializam a participação e comunicação dos estudantes de ensino superior na modalidade a distância. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 27-42, 2022. Disponivel em: https://relatec.unex.es/index.php/relatec/article/view/4121 - Acesso em: 30 out. 2024.

PIRES, R. M.; VELOSO, B. G. Os Fóruns de Discussão na Educação a Distância: Estudo de Caso num Curso de Especialização. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e2030, 27 nov. 2023. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2030/873 - Acesso em: 23 fev. 2025.

PRIETO-SANDOVAL, V.; JACA, C.; ORMAZABAL, M. Towards a consensus on the circular economy. Journal of Cleaner Production, v. 179, p. 605–615, abr. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652617332146 - Acesso em: 30 out. 2024.

RAMAN, R.; LATHABAI, H. H.; NEDUNGADI, P. Sustainable development goal 12 and its synergies with other SDGs: identification of key research contributions and policy insights. Discover Sustainability, v. 5, n. 1, p. 150, 10 jul. 2024. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s43621-024-00289-0 - Acesso em: 23 fev. 2025.

SILVA, J. B. D. et al. Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 13 jul. 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/942/547 - Acesso em: 23 fev. 2025.

VERLEGER, M. A.; RODGERS, K. J.; DIEFES‐DUX, H. A. Selecting Effective Examples to Train Students for Peer Review of Open‐Ended Problem Solutions. Journal of Engineering Education, v. 105, n. 4, p. 585–604, out. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jee.20148 -Acesso em: 25 fev. 2025.

Publicado

28-03-2025

Como Citar

Castro, C. G., Romero, G., Sanches, J. R., Rodrigues, B. N., Moreira, G. R. M., & Ferreira, A. L. G. (2025). Mapeamento de Ferramentas Sobre Economia Circular: Sugestões para Aplicação em Cursos de Engenharia EaD. EaD Em Foco, 15(1), e2455. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2455

Edição

Seção

Revisões