Mapeamento de Ferramentas Sobre Economia Circular: Sugestões para Aplicação em Cursos de Engenharia EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2455Palavras-chave:
Educação a distância, Educação em engenharia, Sustentabilidade, Economia Circular, Ferramentas de ensinoResumo
Este artigo apresenta o mapeamento de ferramentas de economia circular (EC) voltadas para construção de material didático e aplicação de atividades no ensino de cursos de engenharia na modalidade de Educação a Distância (EaD). A partir de uma Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) realizada nas bases de dados Scopus e Web of Science, foram identificados 42 artigos que discutem ferramentas práticas de EC. Essas ferramentas incluem modelos para avaliação de circularidade, suporte à decisão, design circular, implementação em cadeias de suprimentos e treinamento, oferecendo uma base para professores de engenharia adaptarem seu conteúdo didático. Na sequência, são propostas atividades síncronas e assíncronas que utilizam essas ferramentas para promover o aprendizado interativo e prático dos alunos, preparando-os para os desafios da sustentabilidade e economia circular. A conclusão destaca os desafios de interação entre os achados dos artigos selecionados e sua aplicação em diferentes contextos e modalidades de engenharia, evidenciando o papel crucial da mediação docente no uso do material didático sugerido. Também reitera o necessário compromisso entre adequação do processo ensino-aprendizado ao desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais voltadas à circularidade e sustentabilidade.
Palavras-chave: Economia circular. Ferramentas de ensino. Educação a distância. Engenharia. Sustentabilidade.
Downloads
Referências
ALVES, R. M. P.; LIMA, W. D. S. R. Mediação pedagógica na educação a distância: a atuação docente na produção textual colaborativa em fóruns de discussão. Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 22, 2020. Disponível em: https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/979/975 - Acesso em: 23 fev. 2025.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CALVO, I. et al. A Methodology to Introduce Sustainable Development Goals in Engineering Degrees by Means of Multidisciplinary Projects. Education Sciences, v. 14, n. 6, p. 583, 28 maio 2024. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/14/6/583 - Acesso em: 23 fev. 2025.
CORVELLEC, H.; STOWELL, A. F.; JOHANSSON, N. Critiques of the circular economy. Journal of Industrial Ecology, v. 26, n. 2, p. 421–432, abr. 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jiec.13187 - Acesso em: 30 out. 2024.
DAVIDOVITCH, L.; PARUSH, A.; SHTUB, A. Simulation‐based Learning in Engineering Education: Performance and Transfer in Learning Project Management. Journal of Engineering Education, v. 95, n. 4, p. 289–299, out. 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2168-9830.2006.tb00904.x - Acesso em: 24 fev. 2025.
ENFAM; SOUSA, J. V. Guia de elaboração de materiais didáticos para uso na educação à distância. Brasília: ENFAM, 2018. Disponível em: https://www.enfam.jus.br/wp-content/uploads/2018/01/Guia_EaD_AF-003.pdf - Acesso em: 30 out. 2024.
FILATRO, A; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.
GARRISON, D. R. Thinking Collaboratively: Learning in a Community of Inquiry. Routledge: Nova Iorque, 2016. E-book Disponível em: https://doi.org/10.4324/9781315740751 - Acesso em: 23 fev. 2025.
GEISSDOERFER, M. et al. The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, v. 143, p. 757–768, fev. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652616321023. Acesso em: 30 out. 2024.
HADDADI, L. et al. Peer assessment and groups formation in massive open online courses. Computer Applications in Engineering Education, v. 26, n. 5, p. 1873–1887, set. 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/cae.22005. Acesso em: 24 fev. 2025.
HYPOLITO, V. A. H. A.; ROSA, S. S.; LUCCAS, S. Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 14 maio 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1362. Acesso em: 25 fev. 2025.
KORHONEN, J.; HONKASALO, A.; SEPPÄLÄ, J. Circular Economy: The Concept and its Limitations. Ecological Economics, v. 143, p. 37–46, jan. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921800916300325 - Acesso em: 30 out. 2024.
MIESNER, E.; SCHALLERT, D. L. Building bridges to engineering interest: Connections between student perceptions of instructor actions and interest in engineering classes. Journal of Engineering Education, v. 114, n. 1, p. e20621, jan. 2025. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jee.20621 - Acesso em: 24 fev. 2025.
MORETTI, G.; MALIZIA, P. Aprendizagem e virtualidade: práticas possíveis na sociedade do conhecimento. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 2, p. 129–152, 7 jan. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2035 - Acesso em: 23 fev. 2025.
MUNHOZ, A. S. Projeto Instrucional para Ambientes Virtuais. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. S.l.: 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel - Acesso em: 30 out. 2024.
OROFINO, P. S. et al. Fatores que potencializam a participação e comunicação dos estudantes de ensino superior na modalidade a distância. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 27-42, 2022. Disponivel em: https://relatec.unex.es/index.php/relatec/article/view/4121 - Acesso em: 30 out. 2024.
PIRES, R. M.; VELOSO, B. G. Os Fóruns de Discussão na Educação a Distância: Estudo de Caso num Curso de Especialização. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e2030, 27 nov. 2023. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2030/873 - Acesso em: 23 fev. 2025.
PRIETO-SANDOVAL, V.; JACA, C.; ORMAZABAL, M. Towards a consensus on the circular economy. Journal of Cleaner Production, v. 179, p. 605–615, abr. 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652617332146 - Acesso em: 30 out. 2024.
RAMAN, R.; LATHABAI, H. H.; NEDUNGADI, P. Sustainable development goal 12 and its synergies with other SDGs: identification of key research contributions and policy insights. Discover Sustainability, v. 5, n. 1, p. 150, 10 jul. 2024. Disponível em: https://link.springer.com/10.1007/s43621-024-00289-0 - Acesso em: 23 fev. 2025.
SILVA, J. B. D. et al. Laboratórios Remotos como Alternativa para Atividades Práticas em Cursos na Modalidade EAD. EaD em Foco, v. 10, n. 2, 13 jul. 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/942/547 - Acesso em: 23 fev. 2025.
VERLEGER, M. A.; RODGERS, K. J.; DIEFES‐DUX, H. A. Selecting Effective Examples to Train Students for Peer Review of Open‐Ended Problem Solutions. Journal of Engineering Education, v. 105, n. 4, p. 585–604, out. 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jee.20148 -Acesso em: 25 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.