Uma Revisão sobre a Avaliação pelos Pares na Educação à Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1362Resumo
Tendo em vista a influência que a avaliação formativa exerce na aprendizagem e motivação do aluno a fim de auxiliar o desenvolvimento de sua autonomia, esse artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura sobre
os instrumentos avaliativos utilizados na Educação a Distância no Ensino
Superior e a utilização da avaliação pelos pares, bem como os ambientes
virtuais utilizados. A metodologia utilizada foi a Revisão Sistemática de Literatura, em um intervalo de 5 anos, entre 2013 a 2018, nas revistas listadas
no índice restrito (A1, A2 e B1) na área de Ensino, Educação e Computação
da plataforma WebQualis – Classificações de Periódicos Quadriênio 2013-
2016. Os resultados apontam que a avaliação pelos pares é pouco utilizada,
porém há bom uso de avaliações alternativas como fóruns, chats e autoavaliação. Há necessidade de estudos mais efetivos sobre esse assunto.
Palavras-chave: Avaliação pelos pares. Avaliação alternativa. Educação a Distância.
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