A Arte em Papéis Virtuais: Análise dos Desenhos de Crianças (5-12 Anos) sobre a Pandemia de COVID-19 Da Campanha “Sentimentos no Papel” (2020) da Unicef Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2438Palavras-chave:
COVID-19, Crianças, Ciência e arte, Análise de desenhos, Ensino de ciênciasResumo
Desde março de 2020 e durante o ano de 2021, vivíamos tempos pandêmicos que provocaram grandes mudanças sociais no Brasil e no mundo. Nesse momento, foi preciso dar atenção às crianças, que têm maiores dificuldades de expressar seus temores e mudanças em suas vidas. Por meio da arte, expressaram sentimentos relacionados a este período. Assim, buscamos relacionar a arte com a vivência das crianças, analisando expressões culturais que estimularam o emocional e o cognitivo na sociedade a partir da escuta da expressão infantil e através de uma de suas atividades favoritas, o desenho, para compreender este período. Dessa forma, analisamos os desenhos e os apontamentos nos discursos presentes nas quinze obras artísticas da campanha “Sentimentos no Papel” da Unicef Brasil (2020), que visou estimular crianças a expressarem seus sentimentos durante a pandemia de COVID-19, com objetivo de identificar representações de conceitos científicos, aspectos emocionais, criativos e de linguagem que expressassem a realidade nas obras da campanha. Observamos o impacto da pandemia no cotidiano de crianças entre quatro e doze anos em suas emoções, expressando a ausência de prazeres, atividades e entretenimento. Além disso, destaca-se a utilização das tecnologias no processo de socialização durante o período de isolamento social. Por fim, esperamos que este artigo auxilie no ensino de ciências e estimule a formulação de políticas públicas que acolham o público infantil nos programas de educação e saúde, em conformidade com as suas necessidades, conhecimentos, medos e desejos, contribuindo para a retomada da realidade.
Palavras-chave: Ciência e arte. COVID-19. Crianças. Análise de desenhos. Ensino de ciências.
Downloads
Referências
Alvaro, Marcela; Folino, Carolina; Massarani, Luisa; Chagas, Catarina. “A máscara salva”: representações sociais da pandemia de covid-19 por meio dos desenhos de crianças cariocas. Saúde Soc. São Paulo, v.30, n.4, e210328, 2021.
Araújo-Jorge, Tania C; Sawada, Anunciata; Rocha, Rita C.M; Azevedo, Sandra M.G; Ribeiro, Josina M; Matraca, Marcus V.C; Borges, Cristina A.X; Assis, Sheila S; Fortuna, Danielle B; Barros, Marcelo D.M; Mendes, Marcelo O; Garzoni, Luciana R; De La Rocque, Lúcia; Meirelles, Rosane M.S; Trajano, Valéria S; Vasconcellos-Silva, Paulo R. CienciArte© no Instituto Oswaldo Cruz: 30 anos de experiências na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência e Cultura, 2018.
Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal/ Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da traduçãp Marina Appenzellerl. – 2°ed.-São Paulo. Martins Fontes, 1997.
Barbosa-Lima, Maria da Conceição; Carvalho, Anna Maria Pessoa. O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 7, n.2, 2008.
Barroco, Sonia Mari Shima; Superti, Tatiane. Vigotski e o estudo da Psicologia da Arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia e Sociedade. Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 22-31, 2014.
Deslandes, Suely Ferreira; Coutinho, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinfligidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-2486, 2020.
Ferreira, Francisco Romão. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa [online]. v. 36(1), p. 261-280, 2010.
Folino, Carolina Habergric; Alvaro, Marcela Vitor; Massarani, Luisa; Chagas, Catarina. A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral. Cad. Saúde Pública 2020; 2021; 37(4), p. 1-13, 2021.
Franco, Nanci Helena Rebouças; Soares, Maria Patricia Figueiredo. “Um jeito negro de ser e viver”: (Re)Inventando a vida no contexto da pandemia da COVID-19 – O que dizem as crianças negras e suas mães. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1229-1254, 2020.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (org.). Sentimentos no Papel. 2020. UNICEF Brasil, Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sentimentos-no-papel. Acesso em: 22 jul. 2020.
Galhardi, Cláudia Pereira; Freire, Neyson Pinheiro; Minayo, Maria Cecília de Souza; Fagundes, Maria Clara Marques. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(2)., p. 4204 – 4210, 2020.
Gonh, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes [Livro eletrônico]/ Maria da Gloria Gonh. (org) – São Paulo: Cortez, 2015.
Mendonça, Priscila Bibiano de Oliveira. A metodologia científica em pesquisas educacionais: pensar e fazer Ciência. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v.5, p. 87-96, 2017.
Natividade, Michelle Regina; Coutinho, Maria Chalfin; Zanella, Andréa Vieira. Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural. Contextos Clínicos, v.1, p. 9-18, 2008.
Paiva. Eny Dórea; Silva, Luciana Rodrigues; Machado, Maria Estela Diniz; Aguiar, Rosane Cordeiro Burla; Garcia, Karina Rangel Silva; Acioly, Paloma Gonçalves Martins. Comportamento infantil durante o distanciamento social na pandemia de COVID-19. Rev Bras Enferm, 2021.
Ramos, Márcia Mara; Leite, Valter de Jesus; Rezende, Janaína Ribeiro. As crianças sem terrinha e o enfrentamento á pandemia de COVID-19: Como brincar, sorrir e lutar nesse contexto?. Zero-a-Seis, Florianópolis, v.22, n. Especial, p. 1305-1331, 2020.
Read, Herbert. A educação pela arte / Herbert Read; tradução Valter Lellis Siqueira. – São Paulo; Martins Fontes, 2001.
Sargentini, Vanice Maria Oliveira. Os estudos do discurso e nossas heranças: Bakhtin, Pêcheux e Foucault. Estudos Linguísticos, XXXV, 2006.
Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz; Araúo-Jorge, Tania Cremonini; Ferreira, Francisco Romão. “CienciArte ou Ciência e arte? Refletindo sobre uma conexão essencial”, Educ. Artes Incl. 13(3): 158-177, 2017.
Vigotski, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico para professores. / Lev Semionovitch Vigotski; tradução e revisão técnica Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. – 1°ed – São Paulo: Expressão Popuar, 2018.
Vigotski, Lev Semionovich. Pensamento e Linguagem; tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica Jose Cipolla Nelo. – 4°ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Vigotski, Lev Semionovich. Psicologia da Arte. – 2°ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.