A Arte em Papéis Virtuais: Análise dos Desenhos de Crianças (5-12 Anos) sobre a Pandemia de COVID-19 Da Campanha “Sentimentos no Papel” (2020) da Unicef Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2438

Palavras-chave:

COVID-19, Crianças, Ciência e arte, Análise de desenhos, Ensino de ciências

Resumo

Desde março de 2020 e durante o ano de 2021, vivíamos tempos pandêmicos que provocaram grandes mudanças sociais no Brasil e no mundo. Nesse momento, foi preciso dar atenção às crianças, que têm maiores dificuldades de expressar seus temores e mudanças em suas vidas. Por meio da arte, expressaram sentimentos relacionados a este período. Assim, buscamos relacionar a arte com a vivência das crianças, analisando expressões culturais que estimularam o emocional e o cognitivo na sociedade a partir da escuta da expressão infantil e através de uma de suas atividades favoritas, o desenho, para compreender este período. Dessa forma, analisamos os desenhos e os apontamentos nos discursos presentes nas quinze obras artísticas da campanha “Sentimentos no Papel” da Unicef Brasil (2020), que visou estimular crianças a expressarem seus sentimentos durante a pandemia de COVID-19, com objetivo de identificar representações de conceitos científicos, aspectos emocionais, criativos e de linguagem que expressassem a realidade nas obras da campanha. Observamos o impacto da pandemia no cotidiano de crianças entre quatro e doze anos em suas emoções, expressando a ausência de prazeres, atividades e entretenimento. Além disso, destaca-se a utilização das tecnologias no processo de socialização durante o período de isolamento social. Por fim, esperamos que este artigo auxilie no ensino de ciências e estimule a formulação de políticas públicas que acolham o público infantil nos programas de educação e saúde, em conformidade com as suas necessidades, conhecimentos, medos e desejos, contribuindo para a retomada da realidade.

 

Palavras-chave: Ciência e arte. COVID-19. Crianças. Análise de desenhos. Ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvaro, Marcela; Folino, Carolina; Massarani, Luisa; Chagas, Catarina. “A máscara salva”: representações sociais da pandemia de covid-19 por meio dos desenhos de crianças cariocas. Saúde Soc. São Paulo, v.30, n.4, e210328, 2021.

Araújo-Jorge, Tania C; Sawada, Anunciata; Rocha, Rita C.M; Azevedo, Sandra M.G; Ribeiro, Josina M; Matraca, Marcus V.C; Borges, Cristina A.X; Assis, Sheila S; Fortuna, Danielle B; Barros, Marcelo D.M; Mendes, Marcelo O; Garzoni, Luciana R; De La Rocque, Lúcia; Meirelles, Rosane M.S; Trajano, Valéria S; Vasconcellos-Silva, Paulo R. CienciArte© no Instituto Oswaldo Cruz: 30 anos de experiências na construção de um conceito interdisciplinar. Ciência e Cultura, 2018.

Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal/ Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da traduçãp Marina Appenzellerl. – 2°ed.-São Paulo. Martins Fontes, 1997.

Barbosa-Lima, Maria da Conceição; Carvalho, Anna Maria Pessoa. O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 7, n.2, 2008.

Barroco, Sonia Mari Shima; Superti, Tatiane. Vigotski e o estudo da Psicologia da Arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia e Sociedade. Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 22-31, 2014.

Deslandes, Suely Ferreira; Coutinho, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinfligidas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-2486, 2020.

Ferreira, Francisco Romão. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa [online]. v. 36(1), p. 261-280, 2010.

Folino, Carolina Habergric; Alvaro, Marcela Vitor; Massarani, Luisa; Chagas, Catarina. A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral. Cad. Saúde Pública 2020; 2021; 37(4), p. 1-13, 2021.

Franco, Nanci Helena Rebouças; Soares, Maria Patricia Figueiredo. “Um jeito negro de ser e viver”: (Re)Inventando a vida no contexto da pandemia da COVID-19 – O que dizem as crianças negras e suas mães. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1229-1254, 2020.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (org.). Sentimentos no Papel. 2020. UNICEF Brasil, Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sentimentos-no-papel. Acesso em: 22 jul. 2020.

Galhardi, Cláudia Pereira; Freire, Neyson Pinheiro; Minayo, Maria Cecília de Souza; Fagundes, Maria Clara Marques. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da COVID-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(2)., p. 4204 – 4210, 2020.

Gonh, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes [Livro eletrônico]/ Maria da Gloria Gonh. (org) – São Paulo: Cortez, 2015.

Mendonça, Priscila Bibiano de Oliveira. A metodologia científica em pesquisas educacionais: pensar e fazer Ciência. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju, v.5, p. 87-96, 2017.

Natividade, Michelle Regina; Coutinho, Maria Chalfin; Zanella, Andréa Vieira. Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural. Contextos Clínicos, v.1, p. 9-18, 2008.

Paiva. Eny Dórea; Silva, Luciana Rodrigues; Machado, Maria Estela Diniz; Aguiar, Rosane Cordeiro Burla; Garcia, Karina Rangel Silva; Acioly, Paloma Gonçalves Martins. Comportamento infantil durante o distanciamento social na pandemia de COVID-19. Rev Bras Enferm, 2021.

Ramos, Márcia Mara; Leite, Valter de Jesus; Rezende, Janaína Ribeiro. As crianças sem terrinha e o enfrentamento á pandemia de COVID-19: Como brincar, sorrir e lutar nesse contexto?. Zero-a-Seis, Florianópolis, v.22, n. Especial, p. 1305-1331, 2020.

Read, Herbert. A educação pela arte / Herbert Read; tradução Valter Lellis Siqueira. – São Paulo; Martins Fontes, 2001.

Sargentini, Vanice Maria Oliveira. Os estudos do discurso e nossas heranças: Bakhtin, Pêcheux e Foucault. Estudos Linguísticos, XXXV, 2006.

Sawada, Anunciata Cristina Marins Braz; Araúo-Jorge, Tania Cremonini; Ferreira, Francisco Romão. “CienciArte ou Ciência e arte? Refletindo sobre uma conexão essencial”, Educ. Artes Incl. 13(3): 158-177, 2017.

Vigotski, Lev Semionovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico para professores. / Lev Semionovitch Vigotski; tradução e revisão técnica Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. – 1°ed – São Paulo: Expressão Popuar, 2018.

Vigotski, Lev Semionovich. Pensamento e Linguagem; tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão técnica Jose Cipolla Nelo. – 4°ed.- São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Vigotski, Lev Semionovich. Psicologia da Arte. – 2°ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

26-05-2025

Como Citar

Gonzalez, T. de S., Barbosa-Lima, M. da C. de A., & Vasconcellos-Silva, P. R. (2025). A Arte em Papéis Virtuais: Análise dos Desenhos de Crianças (5-12 Anos) sobre a Pandemia de COVID-19 Da Campanha “Sentimentos no Papel” (2020) da Unicef Brasil. EaD Em Foco, 15(1), e2438. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2438

Edição

Seção

Artigos Originais