Feedback no Ensino a Distância
Práticas e Impacto na Aprendizagem Em Contexto Moçambicano
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2437Palavras-chave:
Educação a distância, Docência, Avaliação, Feedback, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo analisa a importância do feedback e a sua influência sobre a aprendizagem dos alunos com foco nas práticas de feedback usadas numa Licenciatura em Ensino de História numa instituição de ensino superior à distância de Moçambique, envolvendo um total de 166 alunos e 8 docentes. O estudo adota uma abordagem de métodos mistos e observa a interação entre professores e alunos em sete disciplinas da licenciatura durante o 1.º semestre letivo. A recolha de dados incluiu observação direta e análise de dados da plataforma Moodle. Os resultados evidenciam que, embora o feedback seja fundamental para melhorar o desempenho académico, muitos alunos não o recebem adequadamente, o que resulta em baixas taxas de aprovação em algumas disciplinas. O feedback motivacional foi o menos frequente, com apenas 8,1% dos alunos a recebê-lo, enquanto o feedback corretivo e elaborado representou, respetivamente, 21,6% e 9,5%. A análise estatística revela, ainda, que a eficácia do feedback varia conforme a disciplina e a qualidade da interação, realçando a necessidade de implementar práticas mais eficazes. O estudo salienta a importância do feedback estruturado, na promoção da autorregulação e da aprendizagem autónoma e sugere a necessidade de adotar políticas institucionais que incentivem a utilização regular de práticas de feedback eficazes no EaD.
Downloads
Referências
ADARKWAH, M. A. The power of assessment feedback in teaching and learning: a narrative review and synthesis of the literature. SN Social Sciences, v. 1, n. 3, p. 75, 2021. DOI: 10.1007/s43545-021-00086-w
AFONSO, A. P. A gestão contextual do "não-lugar": geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem). In: MACIEL, C. et al. (org.). Educação a distância: interação entre sujeitos, plataformas e dispositivos. Mato Grosso: EdUmt, 2016. p. 111–140. ISBN 978-853-270-585-3
AL-HATTAMI, A. A. The perception of students and faculty staff on the role of constructive feedback. International Journal of Instruction, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 885–894, 2019. DOI: 10.29333/iji.2019.12157a
ALIGULA, E. Enhancing quality learning in East African higher education: towards a common understanding of formative feedback. Journal of Education, v. 4, n. 5, p. 35–48, 2024. DOI: 10.70619/vol4iss5pp35-48
ALIZEU, A. F. G. Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique. 2021. Dissertação (Mestrado em pedagogia do eLearning) – Universidade Aberta, Lisboa, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/11181 - Acesso em: 1 nov. 2024.
AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. DOI: 10.14195/978-989-26-1390-1
AMANTE, L.; OLIVEIRA, I. Avaliação e feedback: desafios atuais. Lisboa: Universidade Aberta, 2019. ISBN 978-972-674-846-5.
ANDERSON, T.; DRON, J. Three generations of distance education pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 12, n. 3, p. 80, 2011. DOI: 10.19173/irrodl.v12i3.890
ATTIOGBE, E. J. K. et al. Assessing the relationship between feedback strategies and learning improvement from a distance learning perspective. Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, [S. l.], v. ahead of print, 2023. DOI: 10.1108/JRIT-10-2022-0061
BORGES, M. C. et al. Avaliação formativa e feedback como ferramenta de aprendizado na formação de profissionais da saúde. Medicina, v. 47, n. 3, p. 324–331, 2014. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p324-331
BOUD, D.; MOLLOY, E. Rethinking models of feedback for learning: the challenge of design. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 38, n. 6, p. 698–712, 2013. DOI: 10.1080/02602938.2012.691462
BOZKURT, A. Using social media in open, distance, and digital education. In: ZAWACKI-RICHTER, O.; JUNG, I. (eds.). Handbook of open, distance and digital education. Singapore: Springer, 2023. p. 1237–1254. DOI: 10.1007/978-981-19-2080-6_73
CARLESS, D. Excellence in university assessment. London: Routledge, 2015.
CARLESS, D. Longitudinal perspectives on students’ experiences of feedback: a need for teacher–student partnerships. Higher Education Research & Development, v. 39, n. 3, p. 425–438, 2020. DOI: 10.1080/07294360.2019.1684455
CHEAH, S.; LI, S. The effect of structured feedback on performance: the role of attitude and perceived usefulness. Sustainability, v. 12, n. 5, p. 2101, 2020. DOI: 10.3390/su12052101
CRESWELL, J. W.; CRESWELL, J. D. Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 5th ed. London: SAGE, 2017.
CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. 3. ed. Thousand Oaks: SAGE, 2018.
FLORES, M. A. et al. Online learning, perceived difficulty and the role of feedback in COVID-19 times. Research in Post-Compulsory Education, v. 29, n. 2, p. 324–344, 2024. DOI: 10.1080/13596748.2024.2330784
GAO, X. et al. A systematic review of the key components of online peer feedback practices in higher education. Educational Research Review, v. 42, p. 100588, 2024. DOI: 10.1016/j.edurev.2023.100588
GARRISON, D. R. E-learning in the 21st century: a framework for research and practice. 2. ed. New York: Routledge, 2011.
HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81–112, 2007. DOI: 10.3102/003465430298487
HIBERT, A. et al. Dialogic feedback in online teaching: implications for teacher education. In: ASCILITE 2023 Conference Proceedings. [S. l.]: ASCILITE, 2023. p. 137–147. DOI: 10.14742/apubs.2023.651
HWANG, G.-J.; CHANG, C.-Y. A review of opportunities and challenges of chatbots in education. Interactive Learning Environments, v. 31, n. 7, p. 4099–4112, 2021. DOI: 10.1080/10494820.2021.1952615
JIANG, L.; LEE, I.; YU, S. Conceptualizing multimodal feedback literacy for L2 writing teachers in the digital age. International Journal of Applied Linguistics, p. 1–18, 2024. DOI: 10.1111/ijal.12500
JISC. The future of assessment: five principles, five targets for 2025. [S. l.]: JISC, [s. d.]. Disponível em: https://beta.jisc.ac.uk/reports/the-future-of-assessment-five-principles-five-targets-for-2025 - Acesso em: 2 nov. 2024.
JURS, P.; ŠPEHTE, E. The role of feedback in the distance learning process. Journal of Teacher Education for Sustainability, v. 23, n. 2, p. 91–105, 2022. DOI: 10.2478/jtes-2021-0019
LUMADI, R. I. Examining teaching and learning through feedback in open distance and e-learning: the views of the students. South African Journal of Higher Education, v. 37, n. 5, p. 158–170, 2023. DOI: 10.20853/37-5-5373
MATOS, N.; MOSCA, J. Desafios do ensino superior. In: BRITO, L. et al. (orgs.). Desafios para Moçambique 2010. Maputo: IESE, 2009. p. 297–318. ISBN 978-989-96147-3-4.
MODIBA, M. A.; EMSLEY, M. R. e-Pedagogies and teacher efficacy: a case of rapid adjustment. In: AKINLOLU, M.; MAKUA, M.; NGUBANE, N. (eds.). Online teaching and learning in higher education. [S. l.]: Springer, 2024. DOI: 10.1007/978-3-031-56953-1_6
MOHAMMED, A. B. et al. Exploring the factors influencing academic learning performance using online learning systems. Heliyon, v. 10, n. 11, p. e32584, 2024. DOI: 10.1016/j.heliyon.2024.e32584
MOMBASSA, A. Z. B.; ARRUDA, E. P. História da educação a distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 643–660, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v13i3.0001
MOORE, M. G. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. (ed.). Theoretical principles of distance education. London: Routledge, 1997. p. 22–38.
MORGADO, L. Os novos desafios do tutor a distância: o regresso ao paradigma da sala de aula. Discursos, Série Perspectivas em Educação, p. 77-89, 2003. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/150 - Acesso: 1 nov. 2024.
MORGADO, L. O papel do professor em contextos de ensino online: problemas e virtualidades, Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/1743 - Acesso: 2 nov .2024.
MORGADO, L. et al. Exploring the role of digital assistants and chatbots as learning companions in open and distance learning. EDULEARN24 Proceedings, [S. l.], p. 10547–10552, 2024. DOI: 10.21125/edulearn.2024.2603
NARCISS, S. Designing and evaluating tutoring feedback strategies for digital learning environments on the basis of the interactive tutoring feedback model. Digital Education Review, n. 23, p. 7–26, 2013. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/der/article/view/11284 - Acesso em: 2 nov. 2024.
NICOL, D.; MACFARLANE-DICK, D. Formative assessment and self-regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, v. 31, n. 2, p. 199–218, 2006. DOI: 10.1080/03075070600572090
NYAKULEHA, O. H.; SIMENGWA, D. Blended open distance learning (ODL) challenges in 21st century: primary findings from ODL students from Malawi. Cognitionis Scientific Journal, v. 6, n. 2, p. 415–433, 2023. DOI: 10.38087/2595.8801.204
PAIVA, V. L. M. O. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA, V. (org.). Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003. p. 219–254.
PANADERO, E.; LIPNEVICH, A. A. A review of feedback models and typologies: towards an integrative model of feedback elements. Educational Research Review, v. 35, p. 100416, 2022. DOI: 10.1016/j.edurev.2021.100416
PENTUCCI, M.; LAICI, C. Feedback strategies in distance education: a survey of university students. Research on Education and Media, v. 15, n. 2, p. 34–40, 2023. DOI: 10.2478/rem-2023-0022
PEREIRA, A. et al. Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta: para uma universidade do futuro. Lisboa: Universidade Aberta, 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/1295 - Acesso em: 1 nov 2024.
PERRIER, G. R. F.; SILVEIRA, R. A. O tutor e a importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 2, n. 1, p. 76–88, 2015. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/21 - Acesso em: 1 nov. 2024.
POPA, D. et al. Using mixed methods to understand teaching and learning in COVID-19 times. Sustainability, v. 12, n. 20, p. 8726, 2020. DOI: 10.3390/su12208726
PORTO, B.; DIAS, D. M.; BATTESTIN, V. Tendências de learning analytics em Moodle: uma revisão sistemática. EaD em Foco, v. 13, n. 1, p. e2070, 2023. DOI: 10.18264/eadf.v13i1.2070
SANTOS, J. M. R. A avaliação em educação a distância: um estudo sobre a satisfação dos estudantes com o parâmetro avaliação. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2024. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/64258/1/ulfpie057436_tm.pdf - Acesso em: 4 nov. 2024.
SANTOS, J. R.; HENRIQUES, S. Inquérito por questionário: contributos de conceção e utilização em contextos educativos. [S. l.], 2021. DOI: 10.34627/3s9s-k971
SHARMA, L. R. et al. Exploring the mixed methods research design: types, purposes, strengths, challenges, and criticisms. Global Academic Journal of Linguistics and Literature, v. 5, n. 1, p. 3–12, 2023. DOI: 10.36348/gajll.2023.v05i01.002
SHUTE, V. J. Focus on formative feedback. Review of Educational Research, v. 78, n. 1, p. 153–189, 2008. DOI: 10.3102/0034654307313795
TAN, F. D. H. et al. Expert teacher perceptions of two-way feedback interaction. Teaching and Teacher Education, v. 87, p. 102930, 2020. DOI: 10.1016/j.tate.2019.102930
TANIS, C. J. The seven principles of online learning: feedback from faculty and alumni on its importance for teaching and learning. Research in Learning Technology, v. 28, 2020. DOI: 10.25304/rlt.v28.2319
TUMBO, D. L.; SILVA, B. Acesso e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos a distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, A Coruña, p. 332–337, 2017. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.13.3023
VLACHOPOULOS, D.; MAKRI, A. Online communication and interaction in distance higher education: a framework study of good practice. International Review of Education, v. 65, n. 4, p. 605–632, 2019. DOI: 10.1007/s11159-019-09792-3
VRASIDAS, C.; MCISAAC, M. S. Factors influencing interaction in an online course. American Journal of Distance Education, v. 13, n. 3, p. 22–36, 1999. DOI: 10.1080/08923649909527033
ZHANG, Z.; HYLAND, K. Fostering student engagement with feedback: an integrated approach. Assessing Writing, v. 51, p. 100586, 2022. DOI: 10.1016/j.asw.2021.100586
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.










