O Uso da Monitoria Digital no Ensino Superior como Ferramenta de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2364

Palavras-chave:

Educação online., Acessibilidade, inovação

Resumo

A monitoria acadêmica tem sido uma grande aliada no âmbito educacional, visto que proporciona um espaço ativo para retirada de dúvidas e discussões mais aprofundadas acerca do conteúdo e assim, acarreta uma melhora na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Porém, por conta da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, houve a suspensão das aulas presenciais e o subsequente retorno das aulas na modalidade online por meio da Portaria MEC nº 345, de 19 de março de 2020. Desta forma, a comunidade acadêmica necessitou implementar adaptações no processo de ensino-aprendizagem, como o uso de plataformas digitais síncronas e assíncronas, visando dar prosseguimento às atividades de ensino e pesquisa. Neste contexto, atividades também precisaram passar por um processo de adequação, surgindo assim a Monitoria Digital. Neste sentido, o presente trabalho é um relato de experiência que analisa a vivência, durante o período remoto de ensino, do Programa Institucional de Monitoria Digital em Biologia em uma Universidade. A monitoria foi ofertada de forma aberta para alunos de diferentes cursos e localidades. A comunicação ocorreu por meio dos aplicativos WhatsApp, Instagram, Google Meet e e-mail institucional, nos quais também foram realizados atendimentos, compartilhamento de arquivos e transmissão de comunicados. Por fim, foi empregado formulário online pelo Google Forms para os participantes a fim de levantar dados sobre os resultados da monitoria. As mídias digitais são ferramentas que auxiliam na ampliação de metodologias didáticas mais próximas das características da sociedade atual, o que proporciona a preparação de abordagens pedagógicas mais eficientes.

 

Palavras-chave: Educação online. Acessibilidade. Inovação. 

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

Werner, V. R., Freitas, F. R. de, Oliveira, D. L. de, Santiago, M. O., & Oliveira, E. C. A. M. (2025). O Uso da Monitoria Digital no Ensino Superior como Ferramenta de Ensino . EaD Em Foco, 15(1), e2364. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2364

Edição

Seção

Estudos de Caso