Piaget e a Educação Matemática: um Projeto de Divulgação Científica na Pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2351Palavras-chave:
Redes sociais, Epistemologia genética, Educação matemáticaResumo
O presente trabalho relata a experiência de um projeto de ensino desenvolvido no âmbito das atividades de monitoria acadêmica em um curso de Pedagogia EaD, que teve como público-alvo discentes da graduação. Consistiu na divulgação científica da epistemologia genética de Jean Piaget, com o fito de evidenciar suas contribuições para a educação matemática. As atividades de divulgação científica foram realizadas por meio da produção de vídeos curtos publicados no Youtube e posts divulgados no Instagram. Os links para estas produções foram difundidos entre os estudantes por meio de aplicativo de mensagens instantâneas. De modo complementar, foi construído e aplicado um questionário, visando conhecer as aprendizagens percebidas pelos estudantes por meio dos vídeos. As visualizações dos vídeos hospedados na plataforma Youtube superaram os likes das postagens no Instagram, o que sugere sua recuperação por buscas espontâneas dos usuários da internet e o potencial de vinculação das plataformas. O projeto de divulgação científica favoreceu a formação dos estudantes monitores e demais estudantes do curso de Pedagogia EaD no âmbito da alfabetização matemática por meio da apreensão de conhecimentos da teoria piagetiana. Favoreceu ainda a apreensão de conhecimentos sobre os usos das redes sociais no ensino. Conclui-se que iniciativas de divulgação científica na formação de professores contribuem para a formação ampliada dos discentes em relação aos conteúdos científicos específicos e aos usos das redes sociais no ensino.
Palavras-chave: Epistemologia genética. Educação matemática. Redes sociais.
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