Prazer e Sofrimento do Trabalhador Docente no Contexto da Educação a Distância: um Comparativo Geracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2226

Palavras-chave:

Trabalho docente, Prazer-sofrimento, Psicodinâmica do trabalho

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar os indicadores de prazer-sofrimento no trabalho docente realizado a distância, numa perspectiva geracional. Foi utilizada escala específica do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento, aplicada a 163 profissionais docentes do ensino superior vinculados à Universidade Aberta do Brasil e realizada a análise das médias compostas. Com o estudo, foi possível evidenciar percepções dos docentes a respeito do binômio prazer-sofrimento profissional. Foram realizadas análises entre as médias de diferentes grupos dos entrevistados, sendo verificada especial diferenciação influenciada diretamente pelo tempo de trabalho profissional e pela idade dos docentes. Os resultados da pesquisa jogam luz na importância de amparar, principalmente, os docentes mais novos e com menos experiência na docência, pois esses grupos apresentaram resultados mais críticos nos construtos analisados. Assim, essa pesquisa oferece importantes insumos com vistas à adequação da gestão dos docentes em ensino a distância. 

 

Palavras-chave: Trabalho docente. Psicodinâmica do trabalho. Prazer-sofrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Docente e pesquisadora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência em pesquisa na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodinâmica do trabalho, mudanças nas organizações e na administração sob o capitalismo flexível, pesquisa qualitativa.

Sérgio Luís Camillo de Lelles, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e especialização em Negociação Coletiva pela UFRGS (2010). É doutorando em Administração no PPGA-UECE e graduando em Ciências Ambientais, na UFC. Atualmente é analista de planejamento, gestão e infra-estrutura da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Tem experiência na área de Gestão Pública, Administração de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e gestão de pessoas, gestão e suporte para a Superintendência Estadual do IBGE no Ceará.

Priscila Portela de Azevedo, Uninta

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, participante do GIS - Grupo Integra Saberes com pesquisa centrada na abordagem teórica Psicodinâmica do Trabalho. Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e em Pedagogia pelo Centro Universitário INTA - UNINTA. Especialista em Gestão de Pessoas e Tutoria em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário INTA - UNINTA. Tutora do Curso de Design de Interiores do Uninta/EAD.

Referências

ABREU-DE-LIMA, D.; MILL, D. Reflexões sobre autonomia e limitações nas relações polidocentes na educação a distância. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 16, n. 1, p.33-46, abr. 2013. Quadrimestral.

ALVES, D. M. G.; BATISTA-DOS-SANTOS, A. C. Modelo para estudo de negócios sociais à luz da psicodinâmica do trabalho: metodologia qualitativa para pesquisas sobre vivências em organizações de impacto social. Revista Gestão em Análise, [s.l.], v. 7, n. 1, p.106-117, 29 jun. 2018. Instituto para o Desenvolvimento da Educação.

ANJOS, F. B.; MENDES, A. M. A psicodinâmica do não-trabalho. Estudo de caso com concurseiros. Rev Laborativa [Internet]; 4 (1): 35-55, 2015.

ARAÚJO, A.A. et al. Metodologia para Pesquisa sobre Trabalho Docente em Contextos Inovativos de Ensino a Distância à Luz da Psicodinâmica do Trabalho. EaD em Foco, v. 10, n. 2, e950, 2020.

AREOSA, J. Comentário ao artigo “A Sublimação, entre sofrimento e prazer no trabalho”: Christophe Dejours e a Psicodinâmica do Trabalho. Revista Portuguesa de Psicanálise, Lisboa, v. 33, n. 2, p. 29-41, 2019.

BAPTISTA, M. N. et al. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, São Paulo, p.564-570, jan. 2019.

COMAZZETTO, L. R. et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 1, p. 145–157, jan. 2016.

DEJOURS, C. Sublimação, entre sofrimento e prazer no trabalho. Revista Portuguesa de Psicanálise, 33 (2), 9-28, 2013.

EVARISTO, J. L. de S.; MOTA, M. de O.; BATISTA-DOS-SANTOS, A. C. Atualizações metodológicas para estudo do novo mundo do trabalho: revisiting da escala de indicadores de prazer e sofrimento no trabalho. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 8, p. 1-30, 30 jul. 2020.

FERREIRA, G. M. dos S.; FREITAS, R. C.; MOREIRA, L. C. P. Inovação, TIC e docência: práticas e concepções de professores em uma IES privada. Revista Internacional de Educação Superior, [s.l.], v. 4, n. 1, p.25-51, 9 jan. 2018. Universidade Estadual de Campinas.

FIGUEIREDO, F.; KLAUTAU, P. O sujeito à mercê do mercado: desamparo e precarização das relações de trabalho. Trivium-Estudos Interdisciplinares, v. 11, n. 2, p. 146-155, 2019.

HOFFMANN, C. et al. P. Prazer e sofrimento no trabalho docente: Brasil e Portugal. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.

LUZ, M. A. M.; FERREIRA NETO, J. L. Processos de trabalho e de subjetivação de professores universitários de cursos de educação à distância. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 2, p. 265-274, 2016.

MCCOSKER, A.; GERRARD, Y. Hadepression depression on Instagram: Towards a more inclusive mental health research methodology. New media & society, p. 1461444820921349, 2020.

MELO, M. C. de O. L.; FARIA, V. S. P. DE; LOPES, A. L. A construção da identidade profissional: estudo com gestoras das gerações Baby Boomers, X e Y. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. SPE, p. 832-843, 2019.

MENDES, A. M. Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisa. São Paulo: Editora Casa Psi, 2007.

MORAES, A.; FERRAZ, D.; AREOSA, J. Relações de trabalho na dinâmica do capitalismo contemporâneo: uma antecâmara para o suicídio? Revista Tmq - Techniques, Methodologies And Quality, Lisboa, n. 1, p.11-23, jan. 2018.

NOCETTI, M. R. ¿Igualdad de género en el trabajo universitario? Visibilizar y reconocer el impacto del trabajo de cuidados en las trayectorias laborales. In: Dall’Asta, Andrea Pujol y Constanza et al. Trabajo, actividad y subjetividade Debates abiertos. Córdoba: Licencia Creative Commons, 2013. p. 12-320.

OTERO, C. S.; YAEGASHI, J. G.; KAMIMURA, L. N. Tecnologias digitais na contemporaneidade: reflexões acerca da vulnerabilidade do ser humano no ciberespaço. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [S. l.], v. 10, p. 023005, 2023.

VELOSO, B. G.; MILL, D. R. S. Docência no sistema Universidade Aberta do Brasil: uma análise sobre o docente-autor/conteudista e o docente-formador/aplicador. Revista Emrede - Revista De Educação À Distância, v. 8, p. 1-16, 2021.

OLIVEIRA, C. da S. Neoliberalismo, sofrimento e indiferença. Revista Katálysis, v. 25, p. 365-373, 2022.

PRENSKY, M. Nativos digitales, inmigrantes digitales. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-7, 2001.

SILVA, J. L. L. da. A psicodinâmica do trabalho e as vivências de prazer-sofrimento na docência universitária: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12977, 2023.

TEIXEIRA, T. da S. C.; MARQUEZE, E. C.; MORENO, C. R. de C. Produtivismo acadêmico: quando a demanda de trabalho excede o tempo de trabalho. Revista de Saúde Pública, v. 54, 2020.

UECE - Universidade Estadual do Ceará. Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE: UECE/ SATE, 2023. Disponível em: https://www.uece.br/sate/instituicional/conheca-a-uab/ - Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Araújo, A. A., Santos, A. C. B. dos, Lelles, S. L. C. de, & Azevedo, P. P. de. (2024). Prazer e Sofrimento do Trabalhador Docente no Contexto da Educação a Distância: um Comparativo Geracional . EaD Em Foco, 14(1), e2226. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2226

Edição

Seção

Estudos de Caso