Percepção dos Discentes sobre o Uso de Práticas Pedagógicas Proativas no Ensino Híbrido de Anatomia
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2222Palavras-chave:
Ensino híbrido, Metodologias ativas, Educação fisica, Educação superiorResumo
As tecnologias digitais de informação e comunicação têm sido gradualmente incorporadas ao ensino de Anatomia, com estudos destacando experiências de sua integração ao ensino tradicional. Contudo, tais práticas ainda ocorrem de maneira pontual, não sendo contínuas na disciplina. Este artigo visa analisar a percepção de Licenciandos em Educação Física de uma Universidade Pública do Rio de Janeiro sobre práticas pedagógicas inovadoras em Anatomia, que adotam o ensino híbrido e metodologias ativas. A pesquisa-ação prática foi conduzida pela professora em sua sala de aula, com dados gerados por meio de diário de pesquisa, notas de campo e questionário. Para tabular os dados quantitativos e produzir os gráficos utilizou-se o Microsoft Excel. Os resultados foram analisados em conjunto com os dados qualitativos provenientes das questões abertas do questionário. Os resultados obtidos foram favoráveis à inovação pedagógica implementada, uma vez que os estudantes se perceberam como protagonistas nas práticas pedagógicas e relataram que aprenderam de forma motivadora, dinâmica, lúdica e divertida os conteúdos da disciplina de Anatomia. A integração consistente dessas práticas pode, assim, promover uma transformação mais ampla e duradoura no ensino de Anatomia.
Palavras-chave: Ensino híbrido. Metodologias ativas. Educação física. Educação superior.
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