Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196Palavras-chave:
Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em jogos, Gamificação, Educação profissional e tecnológica.Resumo
A utilização de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem é uma das possibilidades de ferramentas pedagógicas nos processos formativos. O artigo tem como objetivo conceituar a aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem baseada em gamificação, buscando identificar o potencial dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a aplicação dessas metodologias ativas de ensino na turma de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no segundo semestre do ano de 2023. A apresentação do conteúdo consistiu na aplicação prática das metodologias supracitadas por meio da recriação de um jogo brasileiro, intitulado Passa ou Repassa. A intervenção pedagógica demonstrou que a aprendizagem baseada em jogos ofereceu uma abordagem atrativa, eficiente e dinâmica para a promoção do ensino e aprendizagem, com potencialidade de transformar a experiência de aprendizado em Educação Profissional e Tecnológica mais significativa e eficaz para os educandos.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em jogos. Gamificação. Educação profissional e tecnológica.
Downloads
Referências
ALVES, F. Gamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. São Paulo: DVS Editora, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BES, P.. et al. Metodologias para aprendizagem ativa. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
CAMARGO, F. Por que usar metodologias ativas na aprendizagem? In: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 13- 19.
FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629 - Acesso em: 6 set. 2023.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
FONTENELE, L. RABELO, J. SILVA, I. A Educação E A Gamificação: Possibilidades Nas Aulas Remotas. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento – ISSN:19814127 Vol. 14 nº 3. Set/Dez 2021.
GONÇALVES, A. S. M. Potencialidades dos jogos educativos na aula de história e de geografia: um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade. Dissertação (Mestrado). Universidade do Minho. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30136 Acesso em 10 dez. 2023.
GIL, A. C. Como Fazer Pesquisa Qualitativa . São Paulo: Atlas, 2021.
HERGESEL, J. P.; FERRARAZ, R. Elementos da televisão clássica no SBT: análise estilística do Domingo Legal. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 113–131, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/46173 Acesso em: 9 mar. 2024.
MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. M. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora:uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018, p. 1-25
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MORAN, J. M.. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.