Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Aprendizagem baseada em jogos, Gamificação, Educação profissional e tecnológica.

Resumo

A utilização de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem é uma das possibilidades de ferramentas pedagógicas nos processos formativos. O artigo tem como objetivo conceituar a aprendizagem baseada em jogos e aprendizagem baseada em gamificação, buscando identificar o potencial dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada a aplicação dessas metodologias ativas de ensino na turma de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no segundo semestre do ano de 2023. A apresentação do conteúdo consistiu na aplicação prática das metodologias supracitadas por meio da recriação de um jogo brasileiro, intitulado Passa ou Repassa. A intervenção pedagógica demonstrou que a aprendizagem baseada em jogos ofereceu uma abordagem atrativa, eficiente e dinâmica para a promoção do ensino e aprendizagem, com potencialidade de transformar a experiência de aprendizado em Educação Profissional e Tecnológica mais significativa e eficaz para os educandos. 

 

Palavras-chave: Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em jogos. Gamificação. Educação profissional e tecnológica. 

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Publicado

31-08-2024

Como Citar

Sylvestre, D. R. P., Silva, G. N. da, Carvalho, P. P. de J., & Sondermann, D. V. C. (2024). Que Comecem os Jogos: um Estudo sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos na Educação Profissional e Tecnológica . EaD Em Foco, 14(1), e2196. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2196

Edição

Seção

Estudos de Caso