Análise do Bacharelado em Administração Pública (UAB-IFBA-Ilhéus) sob os Referenciais de Qualidade para EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2191Palavras-chave:
Administração, Aprendizagem colaborativa, Comunicação, Gestão da educaçãoResumo
Este estudo tem como objetivo caracterizar o curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, com base no Referencial de Qualidade para a Educação a Distância (RQE-EAD). No tocante a metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, com análise documental dos elementos que compõem o processo educacional do curso, incluindo projeto pedagógico, organização didática, recursos didáticos, processo de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e tutoria. Os resultados das análises dos dados demonstraram que o curso apresenta indicadores de qualidade positivos em todos os aspectos analisados, destacando-se: corpo docente qualificado e com experiência em EaD, infraestrutura tecnológica moderna e robusta, currículo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho, metodologias de ensino inovadoras e interativas, sistema de avaliação contínua e formativa, incentivo à pesquisa e à participação em atividades extracurriculares, promoção da diversidade e da inclusão, parcerias com instituições públicas e privadas, acreditação e avaliação institucional regular, suporte ao estudante abrangente e personalizado, alto índice de engajamento e satisfação dos alunos. Conclui-se, portanto, que o referido curso, atende aos referenciais de qualidade para EaD com excelência, proporcionando aos alunos uma formação abrangente e de qualidade.
Palavras-chave: Administração. Aprendizagem colaborativa. Comunicação. Gestão da educação.
Downloads
Referências
BARROS, D. de M. et al. Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 4473-4482, 23 jan. 2023. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-308
BRASIL. Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2006.
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Cursos à Distância. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância – Seed, 2007.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 de maio de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF, 2022. Disponível: https://app.powerbi.com/viewr=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9 - Acesso em: 28 ago. 2023.
BRASIL. CAPES. UAB – Universidade Aberta do Brasil, 2024. Disponível: https://sisuab2.capes.gov.br/sisuab2/login.xhtml - Acesso em: 15 fev 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CASTRO, L. C.; MARQUES, C. G.; SERRA, I. M. R. S. Qualidade da Educação Superior a distância no Brasil: Uma análise dos referenciais de qualidade do MEC. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 05, ed. 12, vol. 06, pp. 24-32. Dezembro de 2020. Disponível: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/qualidade-do-mec - Acesso em: 28 ago. 2023.
FILHO, A. S.; JACINTO, P. M. S. O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens. V2, n.3, Jan – Jul 2021, p. 382- 397. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/10226
FURTADO, R. P.; RIOS, G. B. Diretrizes Curriculares nacionais de educação física: resistências necessárias e possíveis. Revista Fluminense de Educação Física, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, Edição Especial, p. 1-9, 2021. Disponível: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/51422 - Acesso em: 08 set 2023.
GHENO, S. R.; SILVA, J. da; DAL-FARRA, R. A. Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade. Revista Eletrônica Científica Inovação Tecnológica, Paraná, [s. l], v. 8, n. 17, p. 41-64, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/recit.v8.n17.4373
HIZUME, G. C. Avaliação, acreditação e internacionalização da educação superior: interface e tendências. Revista da Faeeba - Educação e Contemporaneidade, [S.L.], v. 28, n. 55, p. 43-57, 31 ago. 2019. Revista da FAEEBA. DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2022. IBGE Educa. Disponível: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA (IFBA). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024). Salvador-BA: IFBA, abril de 2020.
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA (IFBA). Organograma da Diretoria Acadêmica. 2023. Disponível: https://portal.ifba.edu.br/ilheus/institucional/organograma - Acesso em: 08 set. 2023.
JUNIOR, J. R. A. C., MENDES, W. A, FERREIRA, W. M. A. M. Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 24, n. 1, 31 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2270
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 6, p. 324–341, 2023. Disponível: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/116 - Acesso em: 17 fev. 2024.
KANBUL, S. et al. Determinação de opiniões de especialistas da Faculdade de Educação sobre o desenvolvimento do curso a distância. Jornal Internacional de Tecnologias Emergentes em Aprendizagem (iJET), [S. l.], v. 15, n. 23, p. pp. 52–62, 2020. DOI: 10.3991/ijet.v15i23.18783
LIMA, D. C. B. P.; ALONSO, K. M. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Eccos – Revista Científica, [S.L.], n. 51, p. 1-16, 27 dez. 2019. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n51.15250
MARTINS, L. M.; RIBEIRO, J. L. D. Os fatores de engajamento do estudante na modalidade de ensino a distância. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, p. 249-273, 11 jun. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p249
MATOS, S. V. de. Reflexões sobre avaliação somativa e formativa no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 06, ed. 10, vol. 02, pp. 99-106. Outubro de 2021. ISSN: 2448-0959, Disponível: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/reflexoes - Acesso em: 10 set 2023.
MATTAR, J. et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e217439, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698217439
MARTINS, R. X.; CRUZ, S. R. M.; SAHB, W. F. Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distância. Revista Educação Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 21, n. 2, p. 164-173, Maio/Agosto de 2017. http://dx.doi.org/10.4013/edu.2017.212.05
MELO, V. P. de. Metodologias Inovadores na Educação: o uso de tecnologia em benefício do ensino. Revista Temas Matizes. Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino –NUFOPE. Cascavel, v. 15, n. 26. Jan/dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.27805
MIQUELANTE, M. et al. As Modalidades da Avaliação e as Etapas da Sequência Didática: articulações possíveis. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 1, p. 259-299, jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/010318135060199881
OLIVEIRA, R. G; MOTA, A. A.; SOUSA, J. A. de. Avaliação Educacional: Uma breve análise das modalidades: Diagnóstica, Formativa e Somativa. Cadernos da Pedagogia, São Carlos-SP, v. 16, n. 34, p.21-28, janeiro de 2022. Disponível: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1814/745 - Acesso em: 13 set. 2023.
RODRIGUES, T. D. F. F.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, J. A. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, dez. 2021. Disponível: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49 - Acesso em: 13 set. 2023.
RODRIGUES, E. F; CORRÊA F. R.; MACIEL, M. S. D. Estágio Supervisionado em administração – diagnóstico e oportunidades em uma IES no Rio de Janeiro. Revista de Gestão e Secretariado (Management And Administrative Professional Review), [S.L.], v. 14, n. 2, p. 1413-1432, 6 fev. 2023. South Florida Publishing LLC. DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1622
ROSA, N. S. S. PIRES, J. S. A avaliação escolar e suas influências no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 07, vol. 03, ed. 02, pp. 186-206, fev. 2022. ISSN: 2448-0959, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-avaliacao-escolar
SANTOS, L. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, [S.L.], v. 24, n. 92, p. 637-669, jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620160003000
SCHWETZ, P. F. et al. O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19. Em Rede Revista de Educação a Distância, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 1, p. 1-18, jun. 2021. Doi: https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.763
SILVA, M. J.; FREITAS, E. M.; SANTOS, M. P. M. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.9.n.11. Pg. 3323 – 3329. nov. 2023. Doi: https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12632
SOARES, P. DA S.; AMARAL, C. DE A. A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e238181, 2022. Doi https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238181
SOUZA, T. L. A produção e uso de material didático em EAD durante a pandemia da COVID-19: operando com um arquivo a partir dos anais do CIAED. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS, 2022. Disponível: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/6de62351-ed5f-4dfd-851c-bebdf1bc9371/content - Acesso em 13 set 2023.
SOUZA, T. E. S.; MENESES, A. H. N. Avaliação em Educação a Distância: Concepções e Possibilidades. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, v. 4, n. 6, p. 158-170, dez. 2014. Disponível: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275 - Acesso em: 13 set. 2023.
SOUZA, B. R.; BORGES, V. Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento necessário, válido e útil. Educar em Revista, [S.L.], v. 39, n. 1, p. 39:e85938, 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85938
TERÇARIOL, A. A. L. et al. As dimensões da avaliação em cursos online: reflexões e importância. Ried. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 283, mar. 2016. http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.14753
VARGAS, J. Principais componentes da Educação a Distância e do Design Instrucional. 2020. Núcleo de Educação a Distância da Escola Fiocruz de Governo Brasília. FIOCRUZ. Brasília DF. Disponível: https://brasilia.fiocruz.br/maraberto/principais-componentes-da-educacao-a-distancia-e-do-design-instrucional/ - Acesso em: 16 dez. 2023.
VASCONCELOS, J. C. et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 113, p. 874–898, out. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802245
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.