Análise do Bacharelado em Administração Pública (UAB-IFBA-Ilhéus) sob os Referenciais de Qualidade para EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2191

Palavras-chave:

Administração, Aprendizagem colaborativa, Comunicação, Gestão da educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo caracterizar o curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, com base no Referencial de Qualidade para a Educação a Distância (RQE-EAD). No tocante a metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, com análise documental dos elementos que compõem o processo educacional do curso, incluindo projeto pedagógico, organização didática, recursos didáticos, processo de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e tutoria. Os resultados das análises dos dados demonstraram que o curso apresenta indicadores de qualidade positivos em todos os aspectos analisados, destacando-se: corpo docente qualificado e com experiência em EaD, infraestrutura tecnológica moderna e robusta, currículo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho, metodologias de ensino inovadoras e interativas, sistema de avaliação contínua e formativa, incentivo à pesquisa e à participação em atividades extracurriculares, promoção da diversidade e da inclusão, parcerias com instituições públicas e privadas, acreditação e avaliação institucional regular, suporte ao estudante abrangente e personalizado, alto índice de engajamento e satisfação dos alunos. Conclui-se, portanto, que o referido curso, atende aos referenciais de qualidade para EaD com excelência, proporcionando aos alunos uma formação abrangente e de qualidade.

 

Palavras-chave: Administração. Aprendizagem colaborativa. Comunicação. Gestão da educação.

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Publicado

19-04-2024

Como Citar

Reis, F., Boas, F. S. V., Farias , T. S. de O., Gesteira, M. D., & Oliveira, L. B. de. (2024). Análise do Bacharelado em Administração Pública (UAB-IFBA-Ilhéus) sob os Referenciais de Qualidade para EaD. EaD Em Foco, 14(1), e2191. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2191

Edição

Seção

Estudos de Caso