Análise do Bacharelado em Administração Pública (UAB-IFBA-Ilhéus) sob os Referenciais de Qualidade para EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2191

Palavras-chave:

Administração, Aprendizagem colaborativa, Comunicação, Gestão da educação

Resumo

Este estudo tem como objetivo caracterizar o curso de Bacharelado em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertado pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Ilhéus, com base no Referencial de Qualidade para a Educação a Distância (RQE-EAD). No tocante a metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, com análise documental dos elementos que compõem o processo educacional do curso, incluindo projeto pedagógico, organização didática, recursos didáticos, processo de ensino-aprendizagem, avaliação da aprendizagem e tutoria. Os resultados das análises dos dados demonstraram que o curso apresenta indicadores de qualidade positivos em todos os aspectos analisados, destacando-se: corpo docente qualificado e com experiência em EaD, infraestrutura tecnológica moderna e robusta, currículo atualizado e relevante para as demandas do mercado de trabalho, metodologias de ensino inovadoras e interativas, sistema de avaliação contínua e formativa, incentivo à pesquisa e à participação em atividades extracurriculares, promoção da diversidade e da inclusão, parcerias com instituições públicas e privadas, acreditação e avaliação institucional regular, suporte ao estudante abrangente e personalizado, alto índice de engajamento e satisfação dos alunos. Conclui-se, portanto, que o referido curso, atende aos referenciais de qualidade para EaD com excelência, proporcionando aos alunos uma formação abrangente e de qualidade.

 

Palavras-chave: Administração. Aprendizagem colaborativa. Comunicação. Gestão da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, D. de M. et al. Caracterização e relevância da Educação a Distância (EaD) no ensino. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 4473-4482, 23 jan. 2023. South Florida Publishing LLC. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n1-308

BRASIL. Decreto n° 5.800, em 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2006.

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Cursos à Distância. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância – Seed, 2007.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 de maio de 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília, DF, 2022. Disponível: https://app.powerbi.com/viewr=eyJrIjoiZDhkNGNiYzgtMjQ0My00OGVlLWJjNzYtZWQwYjI2OThhYWM1IiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9 - Acesso em: 28 ago. 2023.

BRASIL. CAPES. UAB – Universidade Aberta do Brasil, 2024. Disponível: https://sisuab2.capes.gov.br/sisuab2/login.xhtml - Acesso em: 15 fev 2024.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CASTRO, L. C.; MARQUES, C. G.; SERRA, I. M. R. S. Qualidade da Educação Superior a distância no Brasil: Uma análise dos referenciais de qualidade do MEC. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 05, ed. 12, vol. 06, pp. 24-32. Dezembro de 2020. Disponível: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/qualidade-do-mec - Acesso em: 28 ago. 2023.

FILHO, A. S.; JACINTO, P. M. S. O impacto das atividades extracurriculares no desenvolvimento estudantil. Abatirá: Revista de Ciências Humanas e Linguagens. V2, n.3, Jan – Jul 2021, p. 382- 397. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Disponível: https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/10226

FURTADO, R. P.; RIOS, G. B. Diretrizes Curriculares nacionais de educação física: resistências necessárias e possíveis. Revista Fluminense de Educação Física, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, Edição Especial, p. 1-9, 2021. Disponível: https://periodicos.uff.br/edfisica-fluminense/article/view/51422 - Acesso em: 08 set 2023.

GHENO, S. R.; SILVA, J. da; DAL-FARRA, R. A. Artigos científicos como estratégia de aprendizagem no ensino médio sob a perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade. Revista Eletrônica Científica Inovação Tecnológica, Paraná, [s. l], v. 8, n. 17, p. 41-64, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.3895/recit.v8.n17.4373

HIZUME, G. C. Avaliação, acreditação e internacionalização da educação superior: interface e tendências. Revista da Faeeba - Educação e Contemporaneidade, [S.L.], v. 28, n. 55, p. 43-57, 31 ago. 2019. Revista da FAEEBA. DOI: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p43-57

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2022. IBGE Educa. Disponível: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA (IFBA). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024). Salvador-BA: IFBA, abril de 2020.

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA (IFBA). Organograma da Diretoria Acadêmica. 2023. Disponível: https://portal.ifba.edu.br/ilheus/institucional/organograma - Acesso em: 08 set. 2023.

JUNIOR, J. R. A. C., MENDES, W. A, FERREIRA, W. M. A. M. Influência da Qualificação Docente Sobre o Desempenho Discente no Enem. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 24, n. 1, 31 maio 2023. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2023.v24n1.2270

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. A importância de um ambiente de aprendizagem positivo e eficaz para os alunos. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 6, p. 324–341, 2023. Disponível: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/116 - Acesso em: 17 fev. 2024.

KANBUL, S. et al. Determinação de opiniões de especialistas da Faculdade de Educação sobre o desenvolvimento do curso a distância. Jornal Internacional de Tecnologias Emergentes em Aprendizagem (iJET), [S. l.], v. 15, n. 23, p. pp. 52–62, 2020. DOI: 10.3991/ijet.v15i23.18783

LIMA, D. C. B. P.; ALONSO, K. M. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. Eccos – Revista Científica, [S.L.], n. 51, p. 1-16, 27 dez. 2019. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n51.15250

MARTINS, L. M.; RIBEIRO, J. L. D. Os fatores de engajamento do estudante na modalidade de ensino a distância. Revista Gestão Universitária na América Latina - Gual, Florianópolis, p. 249-273, 11 jun. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). DOI: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p249

MATOS, S. V. de. Reflexões sobre avaliação somativa e formativa no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 06, ed. 10, vol. 02, pp. 99-106. Outubro de 2021. ISSN: 2448-0959, Disponível: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/reflexoes - Acesso em: 10 set 2023.

MATTAR, J. et al. Competências e funções dos tutores online em educação a distância. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 36, e217439, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698217439

MARTINS, R. X.; CRUZ, S. R. M.; SAHB, W. F. Relação entre a qualidade do trabalho da equipe multidisciplinar e o domínio conceitual sobre educação a distância. Revista Educação Unisinos, Rio Grande do Sul, v. 21, n. 2, p. 164-173, Maio/Agosto de 2017. http://dx.doi.org/10.4013/edu.2017.212.05

MELO, V. P. de. Metodologias Inovadores na Educação: o uso de tecnologia em benefício do ensino. Revista Temas Matizes. Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino –NUFOPE. Cascavel, v. 15, n. 26. Jan/dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.27805

MIQUELANTE, M. et al. As Modalidades da Avaliação e as Etapas da Sequência Didática: articulações possíveis. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 1, p. 259-299, jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/010318135060199881

OLIVEIRA, R. G; MOTA, A. A.; SOUSA, J. A. de. Avaliação Educacional: Uma breve análise das modalidades: Diagnóstica, Formativa e Somativa. Cadernos da Pedagogia, São Carlos-SP, v. 16, n. 34, p.21-28, janeiro de 2022. Disponível: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1814/745 - Acesso em: 13 set. 2023.

RODRIGUES, T. D. F. F.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, J. A. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, dez. 2021. Disponível: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49 - Acesso em: 13 set. 2023.

RODRIGUES, E. F; CORRÊA F. R.; MACIEL, M. S. D. Estágio Supervisionado em administração – diagnóstico e oportunidades em uma IES no Rio de Janeiro. Revista de Gestão e Secretariado (Management And Administrative Professional Review), [S.L.], v. 14, n. 2, p. 1413-1432, 6 fev. 2023. South Florida Publishing LLC. DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i2.1622

ROSA, N. S. S. PIRES, J. S. A avaliação escolar e suas influências no processo de ensino-aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, ano 07, vol. 03, ed. 02, pp. 186-206, fev. 2022. ISSN: 2448-0959, DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-avaliacao-escolar

SANTOS, L. A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, [S.L.], v. 24, n. 92, p. 637-669, jun. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620160003000

SCHWETZ, P. F. et al. O impacto da institucionalização da Educação a Distância na implementação do Ensino Remoto Emergencial: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante a pandemia de COVID-19. Em Rede Revista de Educação a Distância, Rio Grande do Sul, v. 8, n. 1, p. 1-18, jun. 2021. Doi: https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.763

SILVA, M. J.; FREITAS, E. M.; SANTOS, M. P. M. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.9.n.11. Pg. 3323 – 3329. nov. 2023. Doi: https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12632

SOARES, P. DA S.; AMARAL, C. DE A. A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e238181, 2022. Doi https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238181

SOUZA, T. L. A produção e uso de material didático em EAD durante a pandemia da COVID-19: operando com um arquivo a partir dos anais do CIAED. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ensino). Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS, 2022. Disponível: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/6de62351-ed5f-4dfd-851c-bebdf1bc9371/content - Acesso em 13 set 2023.

SOUZA, T. E. S.; MENESES, A. H. N. Avaliação em Educação a Distância: Concepções e Possibilidades. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE, v. 4, n. 6, p. 158-170, dez. 2014. Disponível: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275 - Acesso em: 13 set. 2023.

SOUZA, B. R.; BORGES, V. Currículo: disputas pela estabilização de um conhecimento necessário, válido e útil. Educar em Revista, [S.L.], v. 39, n. 1, p. 39:e85938, 2023. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85938

TERÇARIOL, A. A. L. et al. As dimensões da avaliação em cursos online: reflexões e importância. Ried. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 283, mar. 2016. http://dx.doi.org/10.5944/ried.19.2.14753

VARGAS, J. Principais componentes da Educação a Distância e do Design Instrucional. 2020. Núcleo de Educação a Distância da Escola Fiocruz de Governo Brasília. FIOCRUZ. Brasília DF. Disponível: https://brasilia.fiocruz.br/maraberto/principais-componentes-da-educacao-a-distancia-e-do-design-instrucional/ - Acesso em: 16 dez. 2023.

VASCONCELOS, J. C. et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em Educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, n. 113, p. 874–898, out. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802245

Downloads

Publicado

26-04-2024

Como Citar

Reis, F., Boas, F. S. V., Farias , T. S. de O., Gesteira, M. D., & Oliveira, L. B. de. (2024). Análise do Bacharelado em Administração Pública (UAB-IFBA-Ilhéus) sob os Referenciais de Qualidade para EaD. EaD Em Foco, 14(1), e2191. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2191

Edição

Seção

Estudos de Caso