Motivação dos Alunos de Ciências Contábeis: um Estudo no Contexto do Ensino Remoto na Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2149Palavras-chave:
Autodeterminação, Motivação, Ensino remoto, AprendizadoResumo
Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social. Diante deste cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) propuseram a utilização de novas estratégias a fim de manter o aprendizado do discente e, por isso, a maioria das universidades no Brasil optou pelas aulas remotas. Este artigo objetiva analisar quais são os fatores promotores da motivação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, de uma universidade privada da cidade do Rio de Janeiro, tendo como cenário as aulas remotas, sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. A metodologia teve abordagem qualitativa, descritiva, com entrevista em profundidade, com um corpus formado por 12 estudantes de quarto período de Ciências Contábeis do semestre 2021.1. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos apresentou motivação autônoma para o estudo, sendo seis com motivação intrínseca. Nesse sentido, foi possível perceber que os fatores ambientais e pessoais afetam a motivação intrínseca dos alunos, e que seus comportamentos são guiados por contextos que fornecem contribuições às necessidades psicológicas, o que demanda dos indivíduos competências que podem variar o nível e tipo de motivação.
Palavras-chave: Autodeterminação. Motivação. Ensino remoto. Aprendizado. Covid-19.
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