Autoavaliação em MOOC sobre Gestão Lean na Construção Civil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2148Palavras-chave:
MOOCs, Educação a Distância., Autoavaliação., Avaliação.Resumo
A crescente procura por cursos online para formação continuada abre oportunidades para que instituições de ensino superior ofereçam uma variedade de cursos para diferentes públicos. Um dos formatos alternativos é Massive Open Online Course (MOOC), que se caracteriza, entre outros elementos, por enfatizar a autonomia e a autogestão dos estudantes. Isso implica em relativizar as estratégias tradicionais de controle de atividades e avaliação de desempenho e adotar práticas que sejam aderentes e fomentem a autonomia e a autogestão dos estudantes. Para avaliar as práticas de autogestão dos estudantes de cursos MOOC foi realizada uma pesquisa com estudantes do curso Gestão Lean na Construção Civil, ofertado em formato MOOC pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2020. Os dados foram obtidos por meio autoavaliações aplicadas aos alunos no início e ao final do curso. Os resultados revelaram que, apesar das dificuldades inerentes ao conteúdo específico e da modalidade, os alunos estão cientes de que um MOOC exige autodisciplina, responsabilidade e motivação, uma vez que preconiza a autonomia discente frente à sua aprendizagem. A partir dos dados obtidos nesta avaliação, verifica-se que os alunos que estudaram todo o conteúdo e completaram todas as atividades foram bem-sucedidos em obter a certificação ao final do curso. Frente às análises realizadas, destaca-se a importância da autoavaliação como uma ferramenta para avaliação de desempenho do curso. Ela é uma forma sistemática e transparente de avaliar o desempenho do cursista, permitindo que os objetivos de aprendizagem do curso sejam comunicados de maneira clara e objetiva, melhorando a qualidade dos feedbacks fornecidos e padronização da avaliação.
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