Persona, uma Ferramenta do Marketing Digital nas Metodologias de Ensino: Segmentar para Valorizar as Diferenças
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2147Palavras-chave:
Engajamento, Ensino, Marketing, Persona , TelemáticaResumo
A Personalização do Ensino, método apontado como uma das mais fortes tendências da Educação contemporânea, visa uma série de estratégias pedagógicas, voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, levando em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes e que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses. O que essa pesquisa propõe é uma adaptação da ferramenta Persona, utilizada com sucesso no marketing digital para aproximar as empresas de seu público-alvo, para o campo da Educação, contribuindo com a divulgação e implementação da Personalização do Ensino. Para tal, utiliza uma abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica narrativa, fazendo análises de alguns conceitos multidisciplinares do marketing digital, da psicologia e da pedagogia para demonstrar a viabilidade e relevância da proposta. O artigo demonstra que a utilização da ferramenta Persona pode contribuir para a inovação no campo das metodologias de ensino, tanto em termos de práticas pedagógicas quanto no desenvolvimento de novas abordagens para a aprendizagem telemática, impactando o relacionamento aluno-professor com o planejamento do ensino direcionado e processos de avaliação personalizados. Portanto é possível acessar informações relevantes e utilizar técnicas mais inclusivas que tornem o ambiente de ensino mais isonômico e atraente.
Palavras-chave: Engajamento. Ensino. Marketing. Persona. Telemática.
Downloads
Referências
BACICH, L. (orgs). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Penso. 2015.
BELLONI, M. L. (Orgs.) Educação a Distância. 5.ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BESSA, V. H. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil SA, 2008.
BRIDGER, D. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. São Paulo. Autêntica Business, 2018.
CANINEO, G. O que é Customer Experience CX? Disponível em: https://g4educacao.com/portal/o-que-e-customer-experience - Acesso em 22, Fev 23.
CHURCHILL, G. A. JR. Marketing: Criando Valor Para os Cliente. São Paulo: Saraiva, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido: São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GARDNER, H. Múltiplas Inteligências. A teoria na Prática. São Paulo: Penso, 1995.
GLASSER, W. Teoria da Escolha. Uma Nova Psicologia de Liberdade Pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.
KOTLER P. Marketing 4.0. São Paulo. Sextante, 2020.
LAMATTINA, A. A. Educação 4.0. Transformando o Ensino na Era Digital. São Paulo: UNION, 2023.
LUNES, J. P. Avatar, o comprador ideal. Disponível em: https://colaborae.com.br/blog/2021/08/30/como-criar-um-avatar/ - Acesso em 18, Out 23
MERCADO, L.P.L. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002
MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos & BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7a ed. São Paulo: Papirus, 2003.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
OCDE (2021), Education at a Glance 2021: OECD Indicators, OCDE Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/b35a14e5-en
O DILEMA das Redes. Direção: Jeff Orlowski. Netflix. Estados Unidos, 2020.
PORVIR.ORG. Educação sob medida. Personalizacao.porvir.org, 2023. Disponível em: https://personalizacao.porvir.org/ - Acesso em: 18, Out 23
RADA, J. Oportunidades e riscos das novas tecnologias para a educação. In: TEDESCO, J.C. (Org.). Educação e Novas Tecnologias: esperança ou incerteza? p.109-119. São Paulo, SP: Cortez, 2004.
SANCHO, J.M. et al. De tecnologias da informação e comunicação a recursos educativos. In: Tecnologias para transformar a educação. SANCHO, J.M. et al. p. 15-42. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006.
SASSAKI, C. Educação Sob Medida. Disponível em: https://personalizacao.porvir.org/ - Acesso em 10, Out 2023.
SENNA, C. E.; FIALHO, F. A. Personas: A teoria Junguiana dos tipos psicológicos e sua utilidade para o design. Projética, Londrina, v.7, n.1, p. 37- 52, Jan/Jun. 2016.
SILVA, Alcione Vieira da, ALM, Marinalva de Araújo. Educação Multisaberes à prática docente. Libertas, 2011.
SILVA, Leandro A. da; PERES, Sarajane M.; CLODIS, Boscarioli. Introdução à Mineração de Dados - Com Aplicações em R. São Paulo, GEN LTC, 2016
SCHÕN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org) Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
TAMAE Rodrigo Y.; SCHLÜNZEN Junior K. Mineração de Dados em Educação Digital: Conceitos, Técnicas e Aplicações. São Paulo, Appris, 2022.
MANSUR, A. U. (orgs) Tecnologias digitais na educação: pesquisas e práticas pedagógicas. Rio de Janeiro, Essentia, 2015. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/livros/issue/view/163 - Acesso em: 17, Out 23
MANSUR, A. U. F. Percursos Metodológicos à Complexidade em Ambientes de Aprendizagem em Rede: Uma proposta pela Rede de Saberes Coletivos (ReSa) em curso de Administração. 2011. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2011
VASCONCELLOS, M. J. E. “Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência”, 8. ed. Campinas (SP):Papirus, 2009. 268p. ISBN 8530806816
ZENONE, L. C. Fundamentos De Marketing De Relacionamento: Fidelização de Clientes e Pós-venda. São Paulo, Atlas, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.