Persona, uma Ferramenta do Marketing Digital nas Metodologias de Ensino: Segmentar para Valorizar as Diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2147

Palavras-chave:

Engajamento, Ensino, Marketing, Persona , Telemática

Resumo

 A Personalização do Ensino, método apontado como uma das mais fortes tendências da Educação contemporânea, visa uma série de estratégias pedagógicas, voltadas a promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, levando em consideração que os alunos aprendem de formas e em ritmos diferentes e que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses. O que essa pesquisa propõe é uma adaptação da ferramenta Persona, utilizada com sucesso no marketing digital para aproximar as empresas de seu público-alvo, para o campo da Educação, contribuindo com a divulgação e implementação da Personalização do Ensino. Para tal, utiliza uma abordagem qualitativa a partir de revisão bibliográfica narrativa, fazendo análises de alguns conceitos multidisciplinares do marketing digital, da psicologia e da pedagogia para demonstrar a viabilidade e relevância da proposta. O artigo demonstra que a utilização da ferramenta Persona pode contribuir para a inovação no campo das metodologias de ensino, tanto em termos de práticas pedagógicas quanto no desenvolvimento de novas abordagens para a aprendizagem telemática, impactando o relacionamento aluno-professor com o planejamento do ensino direcionado e processos de avaliação personalizados. Portanto é possível acessar informações relevantes e utilizar técnicas mais inclusivas que tornem o ambiente de ensino mais isonômico e atraente.


Palavras-chave: Engajamento. Ensino. Marketing. Persona. Telemática.

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Publicado

14-06-2024

Como Citar

Lessa, M. M. (2024). Persona, uma Ferramenta do Marketing Digital nas Metodologias de Ensino: Segmentar para Valorizar as Diferenças . EaD Em Foco, 14(1), e2147. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2147

Edição

Seção

Artigos Originais