Precisão e Confiabilidade do ChatGPT na Percepção de Estudantes da Graduação EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2111

Palavras-chave:

ChatGPT, Ferramenta educacional, Processo de ensino-aprendizagem, Educação a distância, Educação superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a percepção de estudantes de graduação sobre o uso da ferramenta ChatGPT, considerando a exatidão das respostas, a confiabilidade, seu potencial de aprendizagem e aplicações profissionais. Para isso, foi proposta uma atividade para estudantes de graduação que cursaram a disciplina Métodos e Técnicas de Estudo na modalidade à distância, vinculados a uma instituição de ensino superior particular situada na Baixada Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro. A oferta da disciplina é feita em todos os cursos de graduação ao longo do terceiro período. A atividade desenvolvida consistia em utilizar a ferramenta para responder a conceitos teóricos em sua área de atuação e, em seguida, responder a um questionário com perguntas discursivas sobre a ferramenta. Obteve-se um total de 47 respostas, que foram investigadas à luz da análise qualitativa do conteúdo. Como resultado, observou-se que os respondentes percebem a utilidade da ferramenta, mas identificam questões de natureza ética relacionadas ao seu uso, assim como possíveis desafios no que tange ao desenvolvimento da aprendizagem.

 

Palavras-chave: ChatGPT. Ferramenta educacional. Processo de ensino-aprendizagem. Educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUER, M. W. e Gaskell. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BILGRAM V. e LAARMANN F. Accelerating Innovation with Generative AI: AI-augmented Digital Prototyping and Innovation Methods," in IEEE Engineering Management Review.

BOULAY, B.t du. Inteligência artificial na educação e ética. RE@ D–Revista de Educação a Distância e eLearning. p. e202301, 2023.

BOZKURT, A; SHARMA, R. C. Generative AI and prompt engineering: The art of whispering to let the genie out of the algorithmic world. Asian Journal of Distance Education, 2023.

CAMARGO, F. R. B. IoT na EaD: fatores na aceitação pelos discentes. 2021. Tese de Doutorado.

CAMPOS, C. J. G.. Método de análise de conteúdo. Ferramenta para análise de dados qualitativos no campo da Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, 57 (5), set./out., 611-14, 2004.

CARLEO, G., et al., "Machine learning and the physical sciences", Reviews of Modern Physics, vol. 91, no. 4, pp. 045002, 2019.

CASTELLS, M.. A obsolescência da Educação. 7 de abr de 2014. Disponível em https://youtu.be/eb0cNrE3I5g - Acesso em 28/09/2023.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. A inteligência artificial como ferramenta de apoio no ensino superior. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 246-269, 2023.

DENG, M, et al. "Compression transduction and creation: A unified framework for evaluating natural language generation", Proc. of the 2021 Conference on Empirical Methods in Natural Language Processing, pp. 7580-7605, 2021.

Garcia, A. C.. Ética e inteligência artificial. Computação Brasil, n. 43, p. 14-22, 2020.

DO NASCIMENTO, C. C., et al. Inteligência Artificial no Ensino Superior: da Transformação Digital aos Desafios da Contemporaneidade. Publicações, 2023.

GERHARDT. T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. [Organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil–UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica–Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

KHOSLA R. e DILLON,T. S. "Welding symbolic AI systems with neural networks and their applications," 1998 IEEE International Joint Conference on Neural Networks Proceedings. IEEE World Congress on Computational Intelligence (Cat. No.98CH36227), Anchorage, AK, USA, 1998, pp. 29-34 vol.1.

KATOCH, S., S. CHAUHAN E KUMAR, V."A review on genetic algorithm: past present and future", Multimedia Tools and Applications, vol. 80, pp. 8091-8126, 2021.

LOOS, E.; GRÖPLER, J.; GOUDEAU, M. S. Usando ChatGPT na Educação: Reflexão Humana sobre a Auto-Reflexão do ChatGPT. Sociedades , v. 13, n. 8, pág. 196, 2023.

LUO Y. et al. "Natural language to visualization by neural machine translation", IEEE Trans. Vis. Comput. Graphics, vol. 28, no. 1, pp. 217-226, Jan. 2022.

MADDIGAN, P. ; SUSNJAK, T. "Chat2VIS: Generating Data Visualizations via Natural Language Using ChatGPT, Codex and GPT-3 Large Language Models," in IEEE Access, vol. 11, pp. 45181-45193, 2023.

MISHRA M. e SRIVASTAVA, M. "A view of Artificial Neural Network", 2014 International Conference on Advances in Engineering & Technology Research (ICAETR -2014), 2014

NGGUYEN, L. "Integrating the Probabilistic Uncertainty to Fuzzy Systems in Fuzzy Natural Logic", 12th International Conference on Knowledge and Systems Engineering (KSE), pp. 142-146, 2020.

OLIVEIRA, H. P. C. de. Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais. 2014.

SANTOS Jr., F. D. dos et al. Inteligência Artificial e Educação Especial: Desafios Éticos. In: WORKSHOP DE DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO (DESAFIE!), 8. , 2019, Brasília.

PEREIRA, A.; GOMES, A. S.; PRIMO, T. T. Desvendando a Resistência e as Estratégias dos Tutores Humanos para Engajar Estudantes no Aprendizado Online. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 16, n. 3, p. 551-566, 2023. https://www.brajets.com/index.php/brajets/article/view/1100

PINTO, A. L. da S. et al. Avaliação da aceitação das ferramentas tecnológicas no ambiente do trabalho docente. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 12, n. 2, p. 118-138, 2019.

RIOS, S., ZHANG Y. ; ARAUJO OLIVEIRA, E. (2023). Authorship Verification in Software Engineering Education: Forget ChatGPT and Focus on Students' Academic Writing Profiles. ASCILITE 2023: 40th International Conference on Innovation, Practice and Research in the Use of Educational Technologies in Tertiary Education, ASCILITE.

TEIXEIRA, J. (2019). O que é inteligência artificial. E-galáxia. UNIVERSITY of LOUISIANA at LAFAYETTE (UL Lafayette). Generative AI & ChatGPT. 2023. Disponível em: https://distancelearning.louisiana.edu/teach-online-hybrid/best-practices-online-education/generative-ai. Acesso em: 20 dez. 2023.

UHRIG, R. E. Introduction to artificial neural networks. In: Proceedings of IECON '95 -21st Annual Conference on IEEE Industrial Electronics.

VICARI, R. M.. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário executivo. 2018.

WYK, V.; ADARKWAH, M. M. A.; e AMPONSAH, S. (2023). Why All the Hype about ChatGPT? Academics’ Views of a Chat-based Conversational Learning Strategy at an Open Distance e-Learning Institution. Open Praxis, 15(3), pp. 214–225. DOI: https://doi.org/10.55982/ openpraxis.15.3.563 https://search.informit.org/doi/pdf/10.3316/informit.378033000103803

Downloads

Publicado

26-04-2024

Como Citar

Loiola, A., Sachete, A. S., Grandi, R. H., & Gomes, R. S. (2024). Precisão e Confiabilidade do ChatGPT na Percepção de Estudantes da Graduação EaD. EaD Em Foco, 14(1), e2111. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2111

Edição

Seção

Estudos de Caso