Ensino Presencial versus Ensino à Distância: O Que os Índices de Aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade Revelam?
Palavras-chave:
Modalidade de ensino, Ensino presencial, Ensino à distância, Exame de suficiênciaResumo
O Exame de Suficiência visa a avaliação de conhecimentos médios por parte daqueles que pretendem atuar como profissionais da contabilidade. O estudo objetiva comparar o desempenho dos estudantes do ensino presencial versus ensino à distância a partir dos índices de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Não se nota uma discussão longitudinal do desempenho dos estudantes no Exame de Suficiência considerando as modalidades de ensino presencial e à distância. As evidências expostas neste estudo apresentam-se como material de consulta a fim de identificar tendências e promover o aprimoramento do processo de formação dos profissionais contábeis brasileiros. As 40.013 observações foram agrupadas por unidades da federação e modalidade de ensino distribuídas entre a primeira edição de 2019 e a segunda edição de 2022 gerando 432 observações. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste t de Student para duas amostras independentes e ANOVA com post hoc de Games-Howell. Identificou-se que a modalidade de ensino presencial apresentou melhores índices de aproveitamento que o ensino à distância. Além disso, foram identificadas diferenças entre os períodos em análise, sendo que após a segunda edição de 2020 houve uma queda no desempenho dos estudantes. A pesquisa chama a atenção para a queda do desempenho dos discentes, em especial, da modalidade presencial e indica que para algumas unidades da federação os estudantes do ensino à distância têm alcançado melhor desempenho.
Downloads
Referências
ABBAS, K.; LOPES, A. K. Impacto dos fatores pessoais, institucionais e estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico: uma análise com estudantes de contabilidade. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 19, n. 1, p. 1-31, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220203020
BARROSO, D. V.; FREITAS, S. C.; OLIVEIRA, J. S. C. Exame do CFC e Educação Contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 14, n. 1, p. 100-117, 2020. DOI: https://doi.org/10.17524/repec.v14i1.2470
BERNARDES, I. G.; SILVA, D. M. Nível cognitivo requerido nos Exames de Suficiência do CFC na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 3, p. 47–58, 2020. DOI: https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net04
BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos? EaD em Foco, v. 8, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709
BRASIL. Decreto-lei Nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros, e dá outras providências. 1946. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del9295.htm - Acesso: 27 maio. 2023.
BRASIL. Lei n. 12.249, de 11 de junho de 2010. Altera os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12249.htm - Acesso: 27 maio. 2023.
BUGALHO, D. K.; BUGALHO, F. M. A distância entre a sala de aula e a aprovação: uma análise de desempenho no exame de suficiência contábil. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 21, n. 40, p. 200-219, 2021. DOI: https://doi.org/10.48075/csar.v21i40.23753
BUGARIM, M. C. C. et al. O desempenho dos profissionais de contabilidade no exame de suficiência do CFC: uma análise de conglomerados regionais. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 8, n. 22, p. 60-71, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/rco.v8i22.61176
CARROZZO, N. F. T. S. et al. . Reflexividade do exame de suficiência frente ao estabelecido pelo currículo mundial ONU/UNCTAD/ISAR e a eixos de competências requeridas dos profissionais da área contábil. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 17, n. 45, 82-99, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n45p82
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº 853, de 28 de julho de 1999. Institui o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em CRC. Brasília, DF. 1996. Disponível em https://www1.cfc.org.br/sisweb/ser/docs/RES_853.pdf - Acesso em: 25 maio 2023.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC nº 1.486, de 15 de maio de 2015. Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 2015. Brasília, DF. Disponível em https://www1.cfc.org.br/siswserSRE/docs/RES_1486.pdf - Acesso em: 25 maio 2023.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE [CFC]. Relatórios estatísticos do Exame de Suficiência. Disponível em https://cfc.org.br/registro/exame-de-suficiencia/relatorios-estatisticos-do-exame-de-suficiencia/ - Acesso em: 27 maio 2023.
FERREIRA, C. O. et al. Desempenho acadêmico dos discentes de graduação em ciências contábeis: relação entre os resultados obtidos no exame de suficiência do CFC e a nota do Enade. ForScience, v. 10, n. 1, p. e00992, 10 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n1.e992
FIELD, A. Descobrindo a Estatística usando o SPSS. (2. Ed.). Porto Alegre: Artmed, 2009.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resultados do Censo da Educação Superior (2011, 2022). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados - Acesso: 07 de fev. 2024.
MARÇAL, R. R. et al. Avaliações de desempenho no ensino contábil brasileiro: Uma análise comparativa entre IES diante do Exame de Suficiência do CFC. RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 18, n. 2, p. 363–384, 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/race.19638.
MEURER, A. M.; LOPES, I. F. Inseguranças Socioacadêmicas e Desempenho da Tarefa de Pesquisadores em Formação: Evidências das Primeiras Semanas da Pandemia da COVID-19. Contabilidad y Negocios, v. 16, n. 31, p. 95-115, 2021. DOI: https://doi.org/10.18800/contabilidad.202101.006
MIRANDA, C. DE S.; ARAÚJO, A. M. P. DE; MIRANDA, R. A. DE M. O Exame de Suficiência em contabilidade: uma avaliação sob a perspectiva dos pesquisadores. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 2, p. 158–178, 2017. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2017v9n2ID10760
OLIVEIRA, V. M. et al. Uma análise comparativa de conteúdo contábil do Exame de Suficiência do CFC e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): uma expectativa do mercado de trabalho. Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 3, p. 20–33, 2020. DOI: https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20net02
PINHEIRO, F. M. G. et al. O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 11, n. 1, p. 50-65, 2013. https://doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32157
SILVA, P. B. da. Estudo sobre o Exame de Suficiência e os Índices de Reprovação. Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Repositório PUC-SP. 2022. Disponível em https://repositorio.pucsp.br/handle/handle/30839
SOARES, S.; MASSUGA, F.; GONZAGA, C. A. M. A Avaliação da Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância: Caracterização sob a Égide de uma Revisão Sistemática. EaD em Foco, v. 12, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1631
SPRENGER, K. B. et al. FATORES EXPLICATIVOS DOS ÍNDICES DE APROVAÇÃO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 18, n. 38, 2019. Disponível em https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/69431
TOTI, M. C. S.; XAVIER, A. R. C.; BISSOLI, M. C. Ensino Remoto Emergencial: Pesquisa sobre a Percepção Inicial dos Estudantes de Ensino Superior. EaD em Foco, v. 12, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1650.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.