LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado, como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1965

Palavras-chave:

Corpografia , Educação científica, Pesquisa colaborativa., Laboratório de ensino remoto Emergencial

Resumo

 Este estudo tem como objetivo descrever o processo utilizado para sensibilizar a continuidade das andanças realizadas de forma remota no âmbito de um Programa de Pós-Graduação Stricto Senso, durante o contexto da Pandemia do covid-19. A inquietação foi: como comunicar aos integrantes de um Grupo de Pesquisa, aspectos que levem a um percurso em presença contínua de construção do conhecimento, através da tríade sujeito-história-lugar, tendo em vista os projetos articuladores propostos por seus integrantes? O pressuposto apontou para a escolha da experiência literomusical, para dizer que, mesmo de forma remota, poderíamos estar integrados nas pesquisas do grupo. A metodologia esteve na utilização da ferramenta da Microsoft Teams, com reuniões em formato de laboratórios virtuais como produção formativa para construções espontâneas, em que se utilizou o método colaborativo, com 06 (seis) integrantes (Mestrandos e Doutores do Grupo na Universidade). O resultado apresentou participação interativa, desenvolvimento e alteridade que foi reverberada como forma de sensibilizar não apenas os pesquisadores do Projeto articulador RedePub, mas também dos demais membros que compõem o Grupo de Pesquisa, para a continuidade de seus estudos.

 

Palavras-chave: Corpografia. Educação científica. Laboratório de ensino remoto Emergencial. Pesquisa colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, E. J. de A. Os jingles e a sua capacidade de proporcionar credibilidade à marca. Centro Universitário De Brasília - Uniceub Faculdade De Ciências Sociais Aplicadas – Fasa (Monografia de Conclusão do Curso de Comunicação Social, habilitação em publicidade. Brasília/DF), 2006.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas III – Charles Baudelaire um Lírico no Auge do Capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BOAL, A. Teatro do Oprimido: voz e vez aos oprimidos contra a opressão. 6ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

BLANKE, H. W. Para uma Nova História da Historiografia. In: MARBELA, Jurandir (Org.). A História da Escrita. São Paulo: Contexto, 2006.

BUFFA, E.; LOMBARDI, J. C. O Público e o Privado como categoria de análise de educação. In: LOMBARDI, José Claudinei Et alli (Org.). O Público e o Privado na História da Educação Brasileira: concepções e práticas. São Paulo: Autores Associados, HISTERDBR, 2005, pp.31-96.

HODGES, C. et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn1. Acessado em 20 de março de 2020.

JACQUES, P. B. Cenografias e Corpografias Urbanas: Espetáculo e Experiência na cidade contemporânea. In: Revista Observatório Itaú Cultural, Como a cultura pode mudar a cidade, nº 05, 2008, p. 47–57.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. (2002 [1980]). Metáforas da vida cotidiana. Trad.: Mara Sophia Zanotto. São Paulo: Mercado das Letras.

LEÃO, J. A. C. “Corpografia da memória movimento: a experiência intuitiva de se perder e se achar em configuração de corpos híbridos”. In: François Soulages; Alberto Olivieri; Ricardo Biriba; Ariadne Moraes. (Org.). O Sensível Contemporâneo. 1ed.Salvador: Edufba, 2010a.

LEÃO, J. A. C. “Memória no corpo afrodescendente em brincantes? Diálogos em trânsito Brasil-Caribe-Brasil, enquanto processo educativo”. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. 1 ed. Salvador: EDUFBA, 2010b.

LEÃO, J. A. C. “Memória de brincantes: Corpo como fonte e objeto de informação”. In: Elizeu Clementino de Souza (org.). Memória, (auto) biografia e diversidade: questões de método e trabalho docente. Salvador: EDUFBA, 2011a, 446p.

LEÃO, J. A. C “Máscaras brincantes: escrituras estéticas no corpo”. In: XVI Seminário Académico APEC – Horizontes de Brasil: Encenarios, intercâmbios y Diversidad. Barcelona: APEC, 2011b.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LOMBARDI, J. C. História e Historiografia da Educação: Fundamentos Teórico-Metodológicos. In: SCHELBAUER, Analete Regina; LOMBARDI, José Claudinei; MACHADO, M. C. G. (Org.). Educação em Debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006a.

MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, Á. Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009, 174 p.

MOURA, R. de A. Técnicas de laboratório. São Paulo: Editora Atheneu, 2001.

PEREIRA, M. de A.; ICLE, G.; SCHECHNER, R. O que pode a performance na educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação e Realidade, v. 35 (2), p. 23-35, 2010.

QUEIROZ, C. J. P.; SANTOS, E. P.; SARAIVA, R. A. C. “A produção de micro história na história do lugar por meio do uso das linguagens tecnológicas na educação básica”. In: PEREIRA, Inaiá Brandão, ARAÚJO, Katia Soane Santos; SANTOS, Tarsis de Carvalho (org.). Entrelugares: Ensaio sobre geotecnologias, educação e contemporaneidade. Volume 1. Editora CRV. Curitiba 2017, p.129.

ROJO, R. MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHECHNER, R; ICLE, G; PEREIRA, M. A. O que pode a performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. In: Revista Educação e Realidade. v.35, n.2, pgs 23-35, 2010.

SALES, K. M. B. Cognição em ambientes com mediação telemática: uma proposta metodológica para análise cognitiva e da difusão social do conhecimento. 2013, 241f. Tese (Doutorado Multidisciplinar e Multinstitucional em Difusão do Conhecimento) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SANTAELLA, L. Adeus às fronteiras entre natureza e cultura”. In: Revista Observatório Itaú cultural. 19º edição, Tecnologia e cultura: uma sociedade em redes. São Paulo: Itaú Cultural, 2016.

SANTAELLA, L. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SANTOS, E. P. Conceito-ação de Educação Científica e Ensino de Ciências no contexto do projeto a Rádio da Escola na Escola da Rádio no Colégio da Polícia Militar da Bahia – CPM Dendezeiros/BA. Dissertação de mestrado. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; 2017.

SERPA, L. F. P. Perspectivas de Estudo em História da Educação: Identificando o campo. In: Anais do XV EPENN, São Luís, julho, 2001 (Cd-rom).

Downloads

Publicado

16-05-2023

Como Citar

Saraiva, R., & Leão, J. A. C. (2023). LabERE – Andanças do Percurso Ocorrido e Incorporado, como Experiência de Atividade Remota em Grupo de Pesquisa. EaD Em Foco, 12(3), e1965. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1965