EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v4i1.192Resumo
Com o aparecimento de inúmeras ferramentas tecnológicas, o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na gestão educacional e no ensino passou a ser considerado de fundamental importância. Por meio de pesquisa bibliográfica, procurou-se identificar e refletir sobre alguns aspectos que permeiam essa questão. O discurso comum é aquele que sugere que essas ferramentas vieram para resolver problemas operacionais, tanto nos aspectos administrativos quanto nos pedagógicos. Essa visão, um tanto reducionista, acaba fazendo das NTIC a solução eficaz para todas as dificuldades, desconsiderando outras questões mais amplas e profundas pelas quais passam os vários segmentos educacionais. É fundamental a implantação de políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais, para subsidiar e orientar as práticas de gestores e de professores para que as escolas encontrem a melhor forma de utilização das novas tecnologias, considerando-as como instrumentos tecnológicos que, por si sós, não provocarão mudanças no ensino e nem na sociedade.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia da Informação. Comunicação.
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