EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

  • Maria Salete Genovez Faculdade Anhanguera de Bauru
  • Nivaldo Carleto. Faculdade Anhanguera de Matão
  • Ana Maria Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Cristina M. Rodrigues Faculdade Anhanguera de Jundiai

Resumo

Com o aparecimento de inúmeras ferramentas tecnológicas, o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) na gestão educacional e no ensino passou a ser considerado de fundamental importância. Por meio de pesquisa bibliográfica, procurou-se identificar e refletir sobre alguns aspectos que permeiam essa questão. O discurso comum é aquele que sugere que essas ferramentas vieram para resolver problemas operacionais, tanto nos aspectos administrativos quanto nos pedagógicos. Essa visão, um tanto reducionista, acaba fazendo das NTIC a solução eficaz para todas as dificuldades, desconsiderando outras questões mais amplas e profundas pelas quais passam os vários segmentos educacionais. É fundamental a implantação de políticas públicas, tanto nacionais quanto internacionais, para subsidiar e orientar as práticas de gestores e de professores para que as escolas encontrem a melhor forma de utilização das novas tecnologias, considerando-as como instrumentos tecnológicos que, por si sós, não provocarão mudanças no ensino e nem na sociedade.   


Palavras-chave: Educação. Tecnologia da Informação. Comunicação.

 

Biografia do Autor

Maria Salete Genovez, Faculdade Anhanguera de Bauru

Professora doutora em Educação - UNESP/Marilia

Mestre em Educação: Adninstração e supervisão Educacional -UNICAMP

Consultora MEC de 2007 - 2011

Professora universitária - atualmente Profª pesquisadora na Faculdade Anhanguera/Bauru

Supervisora de ensino/rede pública do estado de são Paulo

Publicado
2014-04-29
Seção
Artigos Originais