Live: uma Possibilidade de Formação em Tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1810

Resumo

Seja no modelo presencial ou no remoto, acreditamos que a escolha pelas melhores práticas pedagógicas é importante decisão que todos os docentes precisam tomar. Em meio à era digital, vários são os canais, redes sociais, aplicativos que facilitam a interação e compartilhamento de conteúdo voltado para o ensino, sendo que, saber utilizá-los é indispensável para todos que trabalham na educação. Neste contexto, este estudo buscou diagnosticar as possíveis contribuições proporcionadas pelas lives na formação continuada de professores. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada a partir de um estudo de caso, que foi desenvolvida no 2º semestre de 2021, com um grupo de professores de Itaqui-RS, tendo como ferramenta de coleta de dados um questionário semiestruturado enviado via Google Forms. Como resultados, foi possível inferir que a maioria dos respondentes assistiram a 5 lives ou mais até o momento, com alto grau de satisfação, que as mantenedoras ofertaram e que foram muito satisfatórias, pois ofereceram suporte a um modelo totalmente novo e desconhecido de atuação em sala de aula. Acreditamos que esses novos espaços formativos irão permanecer pós-pandemia, como uma possibilidade de formação docente.

Palavras-chave: Formação docente. Lives. Mídias digitais. pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cinéia Gomes de Abreu, Universidade Federal do Pampa

       

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa

         

Referências

CANAL TV UFBA. A Alfabetização de Crianças em Tempos de Pandemia Mundial. 1 Ví­deo (5 mim). Disponí­vel em: https://youtu.be/aj_bnjavKI0 Acesso em: 10 dez. de 2021.

CANAL E-DOCENTE. A alfabetização possí­vel em tempos de pandemia. 1 Ví­deo (1h09m30s). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=DAkM4SXl39g. Acesso em: 16 dez. 2021.

CANAL FAERJ. Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem as alfabetizadoras? 1 Ví­deo (2h45m44s). Disponí­vel em: https://youtu.be/rfAdZdFYtgw. Acesso em: 16 dez. 2021.

CANAL GRUPO DE PESQUISA DIDíTICA E FORMAÇíO DOCENTE NAPE-UDESC-FAED. Alfabetização e pandemia: um diálogo necessário. 1 Ví­deo (15m17s). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=DqmoRupSJSs. Acesso em: 7 mar. 2021.

CANAL NEURO SABER. Alfabetização em tempos de Pandemia: Como o ensino remoto pode ser eficaz e lúdico. 1 ví­deo (1h22m27s). Disponí­vel em: https://youtu.be/pRWfViXp6mI. Acesso em: 16 dez. 2021.

CANAL NTEM SANTA MARIA. Alfabetização e currí­culo: desafios em tempos de ensino remoto. 1 Ví­deo (1h41m30s). Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=hYzMJ_cx3f8. Acesso em: 16 mai. 2021.

CANAL TV UFBA. A Alfabetização de Crianças em Tempos de Pandemia Mundial. 1 Ví­deo (5 min). Disponí­vel em: https://youtu.be/aj_bnjavKI0 Acesso em: 10 dez. de 2021.

CANAL NÚCLEO DE APOIO AO ENSINO E PESQUISA EM PRíTICAS PEDAGÓGICAS. Roda de Conversa: Realidade do ensino Remoto nas escolas de Educação Básica. 1 Ví­deo (2h04m50s).

Disponí­vel em: https://www.youtube.com/watch?v=qz2xmRcXu1Q. Acesso em: 24 nov. 2021.

ALMEIDA, B. O. de; ALVES, L. R. G. Lives, Educação e Covid-19: Estratégias de Interação na Pandemia. Interfaces Cientí­ficas - Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 149–163, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163. Disponí­vel em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926. Acesso em: 5 dez. 2021.

CUNHA, F. I. J.; MOURAD, L. A. de F. A. P. Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia. Maringá: Uniedusul, 2021.

CUNHA, F. I. J. et al. O Ensino Remoto é Sinônimo de EAD? Proximidades e Diferenças entre as duas Experiências. In: CUNHA, F. I. J.; MOURAD, L. A. de F. A. P. Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia. Maringá: Uniedusul, 2021. p. 10-24.

CUNHA, F. I. J.; et al. As desigualdades no Ensino Remoto em meio a pandemia: uma comparação entre a Educação Básica em rede pública e em rede particular. In: CUNHA, F. I. J; MOURAD, L. A. de F. A. P Ensino Remoto Emergencial: Experiência de Docentes na Pandemia. Maringá: Uniedusul, 2021. p. 169-180.

DE FRANÇA, A. C. G.s; LOPES, M. M. N. de L. A alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem as lives? In: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. XXV EPEN - Reunião Cientí­fica Regional Nordeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Evento virtual, 2020. Disponí­vel em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/20/8345-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.

SOUZA, M. A. Prática Pedagógica: conceito, caracterí­sticas e inquietações. In: IV Encontro Ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Fundação Univates. Lajeado/RS, 2005. Disponí­vel em: http://files.metodologiacientifica4.webnode.com/200000019-9c76a9d73f/Artigo-5-Pr%C3%A1ticaPedagCONCEITOS.pdf. Acesso em: 10 dez. 2021.

FARIAS, M. A. de F. et al. De Ensino Presencial para o Remoto Emergencial: adaptações, desafios e impactos na pós-graduação. Interfaces Cientí­ficas - Educação, v. 10, n. 1, p. 180–193, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p180-193.

FERNANDES, F. Como escolas e professores têm se apropriado do formato de lives; Multi Rio: a midia educativa da cidade; Disponivel em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/16535-como-escolas-e-professores-t%C3%AAm-se-apropriado-do-formato-de-i-lives-i ; Data 11, de setembro de 2020. Acesso em 10, De dezembro de 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7a. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HACKENHAAR, A. de S.; GRANDI, D. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2021. pp. 55-67.

MACHADO, E. da S.; ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M. Caracterização da Aprendizagem da Cibercultura na Educação a Distância. Ciência & Educação, v. 27, e21013, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320210013.

PIMENTEL, F. S. C.; SILVA JÚNIOR, L. F. da; CARDOSO, O. A. de O. Ações e Estratégias Educacionais em Tempo de Pandemia. Interfaces Cientí­ficas - Educação, v. 10, n. 1, p. 93–109, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p93-109.

SILVA, L. A. da; PETRY, Z. J. R.; UGGIONI, N. Desafios Da Educação Em Tempos De Pandemia: Como Conectar Professores Desconectados, Relato Da Prática Do Estado De Santa Catarina. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2021.p. 19-36.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Estrutura do Projeto de Pesquisa. In: PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho cientí­fico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Como Citar

Abreu, C. G. de ., Icaro, F., Dinardi, . A. J. ., & Machado Filho, M. da M. . (2022). Live: uma Possibilidade de Formação em Tempos de Pandemia. EaD Em Foco, 12(3), e1810. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1810