Relação de Variáveis com o Desempenho de Estudantes na Educação Profissional a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1773

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação da interação, interatividade, atribuições, qualidade de vida do estudante e atribuições do professor com o desempenho de estudantes da EaD/IFFAR. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se a pesquisa ação. No 1º Ciclo (Pesquisa-Ação Diagnóstico), os estudos geraram evidências de que os estudantes da EaD/IFFAR se caracterizam como um público adulto, a maioria constituída pelo gênero feminino, estudantes masculinos possuem uma média de alfabetização digital superior, enquanto estudantes femininos possuem um desempenho melhor. No 2º Ciclo (Intervenção Disciplina), observou-se que na disciplina que recebeu o processo de intervenção, os estudantes apresentaram os maiores índices de interação e desempenho. E, finalizando o 3º Ciclo (Definição do Modelo Estrutural), confirmou-se o objetivo de pesquisa ao qual relaciona as Atribuições do Estudante com o seu desempenho escolar. Além de possuir uma relação direta e positiva, registrou os maiores índices de coeficiente de explicação (R²), contendo o índice mais alto do modelo, sendo classificado como moderado e significante. Destaca-se ainda que, a relação entre a variável Atribuição do Estudante e Desempenho, foi a que registrou o maior efeito da pesquisa, sendo também classificada com um efeito moderado.

Palavras-chave: Educação profissional a distância. Moodle. Atribuições do estudante EaD. Desempenho do estudante EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLONI, M. L. 2003. Educação a Distância. Campinas, SP: Autores Associados.

BEZERRA, A. A. Predição de desempenho de estudantes em ambientes virtuais de aprendizagem. 2017. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e da Computação) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2017.

BRANDíO, J. O. da S. Uma abordagem com learning analytics e séries temporais na análise de dados educacionais. 2018. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.

BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇíO. 2007. Referenciais para Elaboração de Material Didático para EaD no Ensino Profissional e Tecnológico. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância Brasí­lia/DF.

CAEN/PROEN/IFFAR. (2015, 2016). Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha. Pesquisa do Perfil do Estudante do IFFAR– EaD.

COHEN, J. 1988. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. 2. ed. New York:Psychology Press.

COSTA, V. M. F. 2020. Analysis of Well-Being and Anxiety among University Students. Int. J. Environ. Res. Public Health. v. 17, n. 3874, p. 1-23.

FARRA, R. A. D; LOPES, P. T. C. 2013. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Revista Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 24, n. 3, p. 67-80.

GARRISON, D. R., & ANDERSON, T. 2003. E-Learning in the 21st century: A framework for research and practice London: Routledge/Falmer.

Downloads

Publicado

08-11-2022

Como Citar

Dalcin, E., Abegg, . I. ., & Ceretta, P. S. . (2022). Relação de Variáveis com o Desempenho de Estudantes na Educação Profissional a Distância. EaD Em Foco, 12(2), e1773. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1773

Edição

Seção

Artigos Originais