Caracterização do Curso de Gestão Pública Lato Sensu: Avaliação das Ofertas Realizadas entre os Anos de 2013 e 2020
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1755Resumo
Os cursos Lato Sensu em Educação a Distância (EaD) oferecidos pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) ainda carecem de acompanhamento junto a seus egressos. Não existem instrumentos capazes de auxiliar a universidade a verificar elementos como inserção no mercado de trabalho e a avaliação de ofertas de pós-graduação. Em busca de um modelo de avaliação, pretendese conhecer a história da modalidade na Universidade e os papéis de cada ator na EaD. A partir deste conhecimento, busca-se a criação de dados que possam fomentar as discussões acadêmicas e que permitam rever práticas pedagógicas na formação dos alunos. Para atingir o objetivo, foi utilizada a pesquisa documental, onde foram analisados, além da legislação, editais, atas,projetos pedagógicos, históricos, diplomas, planos de ensino e documentos na World Wilde Web e na Intranet da Universidade. A análise desses dados revelou que apesar de um número menor de ingressantes, a quantidade daqueles que concluíram o curso mais que dobrou. A equipe se tornou mais qualificada, mas houve aumento da carga de trabalho para professores e tutores. Ainda assim, percebe-se uma melhora qualitativa das ofertas, contudo é necessário avaliar o impacto dessa formação nas carreiras e na inserção no mercado dos discentes.
Palavras-chave: Avaliação. Egressos. Pós-graduação. Educação a distância.
UEMG.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. W. S. et al. Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade
pública: em que precisamos avançar? Revista Fun Care Online. v. 12, p. 559-565,
Disponível em:
http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/8672 . Acesso em:
set. 2021.
ALMEIDA, R. S.; PASSOS. M. L. S. Interação e Aprendizagem com a Resolução de
Problemas na Educação a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 1, e1420, 2021. Disponível
em: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1420. Acesso em: 28 jul. 2021.
ARANTES, S. L. F.; PERES, S. O. Tensões entre a inclusão e a exclusão na iniciação
científica no ensino médio: objetivos, processos seletivos e os jovens estudantes iniciados. Cadernos de Aplicação, v. 34, n. 1, an. 2021. Disponível em:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.110992 . Acesso em: 25 jun. 2021.
ARANTES, S. L. F.; SIMíO, D. A.; ARANTES, B. O. Estudo com egressos da
iniciação científica no ensino médio - BIC Jr UEMG: desdobramentos sobre as escolhas
profissionais e de carreira. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13580-
, Feb. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-124 . Acesso em: 28
set. 2021.
ARAÚJO, A. C.; CORREA, R. D. S. As contribuições da faculdade de políticas
públicas para a implementação e gestão dos cursos de graduação e pós-graduação lato
sensu na modalidade EaD na UEMG. TICS & EAD em foco, v. 3, n.1, 2017.
Disponível em:
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/172/229 .
Acesso em: 24 jul. 2020.
ARAÚJO, F. A. Avaliação educacional escolar: um estudo exploratório com alunos do
curso de pedagogia FAE/CBH/UEMG. Educação em Foco, v. 8, n. 8, p. 28-42, 2005.
Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/issue/view/170/13 .
Acesso em: 28 jul. 2021.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação í distância no Brasil: políticas públicas
e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, v. 31, n. 3, p.
-338. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698117010 . Acesso em:
ago. 2022.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação &
Sociedade. v. 23, n. 78, p.117-142. 2002. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200008 . Acesso em 28 de jul. 2021.
BERNARDINO, H. S. A tutoria na EaD: os papéis, as competências e a relevância do
tutor. Revista Científica de Educação a Distância, v.2, n. 4, jul. 2011. Disponível em:
https://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/166.
Acesso em: 22 jul. 2021.
BORGES M. O. Os caminhos da EaD no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n.
, p. 357-371, maio 2008. Disponível em:
https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116834004 Acesso em: 28 set. 2021.
BORGES, F. A. F. A EaD no Brasil e o Processo de Democratização do Acesso ao
Ensino Superior: Diálogos Possíveis. Ead em Foco, v. 5, n.3, p. 75-94, 2015.
Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v5i3.283 . Acesso em: 01 de Ago. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília: Inep, 2020. Disponível em:
http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 17 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância? Brasília, 2019.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12823:o-que-e-
educacao-a-distancia. Acesso em: 25 jan. 2020.
BRUNO, A. R. Aprendizagem do adulto: contribuições para a construção de uma
didática online. In: FREITAS, M. T. A. (Org.). Cibercultura e formação de
professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 99-115.
CAVALCANTE, L. P. F.; MELLO, M. A. Avaliação da aprendizagem no ensino de
graduação em saúde: concepções, intencionalidades, reflexões. Avaliação, v. 20, n. 2, p.
-442, jul. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200008
Acesso em: 12 jul. 2021.
CORDEIRO, B. M. P.; ROSA, C.; FREITAS, M. Educação a distância e o conteudista:
uma relação dialógica. In: Seminário Abed. 2006, Brasília, Anais [...]. Brasília, 2006. p.
-6.
COSTA, I. T. L. G. Metodologia do ensino a distância. 2016. Monografia (Graduação
em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal da
Bahia, Salvador, 2016.
CRUZ, R. M.; LEMOS, J. C. Atividade docente, condições de trabalho e processos de
saúde. Motrivivência, v. 24, n. 17, p. 59-80, set. 2005. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/742/3887. Acesso em:
set. 2020.
FREIRE, P. Educação e Mudança. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GONTIJO, C. R. B. et al. Do quadro í s telas: caminhos pedagógicos da EaD na
Universidade do Estado de Minas Gerais. In: SOUSA; A. H. et al. (Orgs.). Práticas de
EaD nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil: cenários, experiências e
reflexões. Florianópolis: UDESC, 2015, p. 159-170.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa. In: LAKATOS, E.
M.; MARCONI, M. A (Orgs.). Fundamentos de Metodologia Científica. São
Paulo: Atlas, 1991, p. 195-200.
LAPA, A.; PRETTO, N. l. Educação a distância e precarização do trabalho docente. Em
Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 79-97, nov. 2010. Disponível em:
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5569/1/1792-7441-1-PB.pdf . Acesso em: 30
jul. 2021.
LOPES, J. N. S. Do Ensino Presencial para a Docência em EaD: A Perspectiva dos
Professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São
Paulo, São Paulo, 2012.
MAGALHíES, J. M. P. Projeto Veredas, desenvolvimento profissional e exercício
da docência: ouvindo professoras cursistas e seu tutor. 2005. Dissertação (Mestrado
em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais, Belo Horizonte, 2005.
MARTINS, L. B.; ZERBINI, T. Educação a distância em instituições de ensino
superior: uma revisão de pesquisas. Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 14, n. 3,
p. 271-289, jul. 2014. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v14n3/v14n3a03.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
MATTOSO, J. E. L. A Desordem do Trabalho. São Paulo: Página Aberta / Escrita,
MENDES, V. O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior.
Educação em Revista, v. 28, n. 2, p. 103-132, jun. 2012. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/edur/a/997WXJYfJfQkpvzgTNpsyjy/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 28 jul. 2021.
OLHIER, D. R. S.; LOPES, F. J. Educação a Distância e Desafios ao Aluno na
Construção da Aprendizagem. Revista Acadêmica Augusto Guzzo, v. 1, n. 19, p. 463-
2017. Disponível em: 10.22287/ag.v1i19.500. Acesso em: 28 set. 2021.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.
PACHECO, J. A. Currículo: Teoria e Práxis. Portugal: Porto Editora, 1996.
PASSERO, G.; ENGSTER, N. E. W.; DAZZI, R. L. S. Uma revisão sobre o uso das
TICs na educação da Geração Z. Renote: novas tecnologias em Educação, v.14, n. 2,
p. 1, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70652 . Acesso em:
jul. 2021.
PASSOS, M. L. S. Educação a Distância no Brasil: breve histórico e contribuições da
Universidade Aberta do Brasil e Rede e-Tec Brasil. Vitória: Edição do autor, 2018. e-
Book PDF.
PENTEADO, R. Z.; COSTA, B. C. G. Trabalho docente com videoaulas em ead:
dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação
em Revista, v. 37, e236284, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-
. Acesso em: 28 jun. 2021.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo:
Cortez, 2002.
RODRIGUES, L. S. et al. A evasão em um curso de especialização em Gestão em
Saúde na modalidade a distância. Interface, v. 22, n. 66, p. 889-901, jul. 2018.
Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0129 . Acesso em: 15 abr. 2021.
ROWE, D. E.; BASTOS, A. V .B.; PINHO, A. P. M. Múltiplos comprometimentos
com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do
ensino superior no Brasil. Organizações & Sociedade, v. 20, n. 66, p. 501-521, 2013.
Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302013000300008. Acesso em: 24 out.
Sí-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas
teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1,
p. 01-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351.
Acesso em: 01 ago. 2022.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez,
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG). Plano de
Desenvolvimento Institucional UEMG - PDI (2015-2024). Belo Horizonte, 2014.
Disponível em: http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/PDI_final_site.pdf .
Acesso em: 10 abr. 2020.
ZANON, C. et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em
tempos de pandemia. Estudos de Psicologia, v. 37, e200072, p. 1-13, 2020. Disponível
em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200072 . Acesso em: 15 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.