Avaliação da Percepção dos Alunos e Professores do Curso de Odontologia de uma Universidade Privada sobre o Ensino Remoto em Tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1751Resumo
Introdução: A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou uma "Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional" ao final do ano de 2019. Devido à Covid-19 estratégias preventivas e limitantes precisaram ser aderidas, como o isolamento e distanciamento social. Este novo problema de saúde pública global que afetou diversas áreas, dentre elas a educação. Diante o exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção dos professores e alunos do curso de Odontologia de uma universidade privada sobre o ensino em regime remoto. Metodologia: Dois questionários distintos foram disponibilizados para professores e alunos. Os dados foram tabulados e uma análise descritiva foi realizada perante a percepção sobre ensino remoto. Resultados: Cento e quatro alunos e 26 professores responderam os questionários. 76% dos alunos e 100% dos professores responderam que concordavam com o método remoto em época de pandemia. Entretanto, 74% dos alunos e 61,5% dos professores discordam com a implementação de um modelo de ensino híbrido no futuro. 74% dos alunos relataram dificuldade de foco durante aulas remotas, apesar de 74% dos alunos terem considerado o desempenho dos professores como bom ou excelente. 56,7% dos professores e 60,6% dos alunos concordaram com a melhoria do aprendizado com a utilização de ferramentas como o Google Forms® e Kahoot®. Conclusão: alunos e professores se sentiram seguros com o regime de ensino remoto durante a pandemia. Contudo, estima-se que após o período pandêmico, o ensino presencial seja novamente encorajado.
Palavras-chave: Ensino à distância. Ensino remoto. Técnicas alternativas de aprendizagem.
Downloads
Referências
ATHER, A. et al. Coronavirus Disease 10 (COVID-19): Implications for Clinical Dental Care. Journal of Endodontics, v. 46, n. 5, p. 584-595, 2020. https://doi.org/10.1016/j.joen.2020.04.008
BELLINI, M. I. et al. COVID-19 and education: restructuring after the pandemic. Transplant International, v. 34, n. 2, p. 220-223, 2020. https://doi.org/10.1111/tri.13788
BENNARDO, F. et al. COVID-19 is a challenge for dental education – A commentary. European Journal of Dental Education, v. 24, n. 4, p. 822-824, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12555
BRAMMER, S.; CLARK, T. COVID-19 and Management Education: Reflections on Challenges, Opportunities, and Potential Futures. British Journal of Management, v. 31, n. 3, p. 453-456, 2020. https://doi.org/10.1111/1467-8551.12425
ÇELIK, O. E.; CANSEVER, I. H. Evaluation of the effects of the COVID-19 pandemic on dentistry. Clinical and Experimental Dental Research, v. 7, n. 6, p. 1– 8, 2021. https://doi.org/10.1002/cre2.466
DAR-ODEH, N. et al. COVID-19: Present and future challenges for dental practice. International Journal of Environmental Studies, v. 17, n. 9, p. 3151, 2020. https://doi.org/10.3390/ijerph17093151
IGLESIAS-PRADAS, S. et al. Emergency remote teaching and students"™ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study. Computers in Human Behavior, v. 119, p. 106713, 2021. https://doi.org/10.1016/j.chb.2021.106713
INOUE, N. et al. The impact of COVID-19 pandemic on student performance and self-evaluation in preclinical operative dentistry. European Journal of Dental Education, 2021. https://doi.org/10.1111/eje.12713
JUM"™AH. A. A. et al. Perception of health and educational risks amongst dental students and educators in the era of COVID-19. European Journal of Dental Education, v. 25, n. 3, p. 506-515, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12626
PRIETO, D. et al. Academics and students experiences in a chilean dental school during the COVID-19 pandemic: A qualitative study. European Journal of Dental Education, v. 25, n. 4, p. 689-697, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12647.
Silva, P. G. B. et al. Distance learning during social seclusion by COVID-19: Improving the quality of life of undergraduate dentistry students. European Journal of Dental Education, v. 25, n. 1, p. 124-134, 2020. https://doi.org/10.1111/eje.12583
SMITH, E.; BOSCAK, A. A virtual emergency: learning lessons from remote medical student education during the COVID-19 pandemic. Emergency Radiology, v. 28, p. 445-452, 2021. https://doi.org/10.1007/s10140-020-01874-2
VARVARA, G. et al. Dental education challenges during the covid-19 pandemic period in Italy: Undergraduate student feedback, future perspectives, and the needs of teaching strategies for professional development. Healthcare, v. 9, n. 4, p. 454, 2021. https://doi.org/10.3390/healthcare9040454
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.