Telemedicina Durante a Pandemia da Covid-19 - um Programa de Educação Médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1748

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem sido responsável por um grande impacto na educação médica, levando à suspensão de encontros presenciais e reformulações nos currículos. Novas metodologias, como a telemedicina, têm-se destacado como ferramentas de ensino que proporcionam atividades práticas e seguras. Diante desse contexto, um grupo de uma universidade federal deu início a um programa de enfrentamento à Covid-19, desenvolvendo uma plataforma para atendimentos, realizados por alunos do curso de medicina, a pacientes com síndrome gripal. Esse programa visou ao ensino médico em competências de telessaúde e cuidados aos pacientes com síndrome gripal. Para certificar que tais competências foram adquiridas, o presente estudo fez uma avaliação de eficácia do programa do ponto de vista educacional, seguindo a metodologia de Kirkpatrick. Dos cinquenta e seis alunos que participaram do programa, cinquenta (89%) responderam ao questionário. Os resultados mostraram pontuações médias altas em relação ao grau de satisfação dos alunos com o programa e ao grau de confiança e comprometimento em utilizar a telemedicina no futuro, assim como resultados significativamente maiores de pós-teste sobre a aquisição de conhecimento e habilidades em telemedicina e cuidados de pacientes com Covid-19. Além disto, o programa propiciou mudanças no contexto de saúde local, realizando atendimentos reais a pacientes com síndrome gripal. O programa proporcionou uma experiência educacional robusta e eficaz aos estudantes, indicando o impacto de programas educativos em contextos de saúde específicos, como em epidemias de doenças de alta transmissibilidade, e a importância da aquisição de competências necessárias na área de telemedicina e doenças emergentes.

Palavras-chave: Monitoramento remoto. Telessaúde. Serviços de e-saúde. Saúde digital. Serviços de telessaúde.

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Biografia do Autor

Maeve Freitas, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008-2014). Residência Médica em Clí­nica Médica pelo Hospital Odilon Behrens - HOB (2015-2017). Residência Médica em Reumatologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017-2019). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Lavras-MG (2019-2021). Professora Auxiliar de Clí­nica Médica do Curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atua em consultório Particular Especializado. Tem experiência principalmente na área de clí­nica médica, em atenção primária e medicina interna, e na área de reumatologia.

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Publicado

18-04-2022

Como Citar

Freitas, M., Graciano, M. M. de C. ., Pereira, M. R., & Moura, R. F. de. (2022). Telemedicina Durante a Pandemia da Covid-19 - um Programa de Educação Médica. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1748

Edição

Seção

Estudos de Caso