Efeito da Pandemia no Estágio Supervisionado e a Oportunidade para Propostas de Atividades Alternativas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1707Resumo
O Estágio Supervisionado é, diferentemente de outras disciplinas, uma atividade realizada presencialmente na escola parceira da instituição de ensino onde o licenciando cursa sua graduação. Um dos objetivos, o principal deles, é a ambientação desse aluno, futuro professor, no complexo espaço físico da formação escolar, microcosmo da sociedade. A vivência nesse ambiente sempre foi considerada de grande poder formador. No entanto, durante a pandemia do Novo Coronavírus, e diante do fechamento das escolas devido ao risco de contaminação de alunos, professores, funcionários e demais atores dessa comunidade, foi necessário pensar-se em mudanças. Sendo assim, a Coordenação das Disciplinas Pedagógicas das Licenciaturas viu-se obrigada a adaptar e estágio supervisionado para o ambiente remoto, com o objetivo de evitar a postergação da preparação do licenciando para sua futura atuação no magistério. Além disso, a crescente demanda por profissionais docentes com vivência em tecnologias de apoio à educação apresentou-se como oportunidade de produção de conteúdo formador para estes novos ingressantes na carreira. Desse modo, foram propostas e realizadas atividades, como fóruns, entrevistas, análise de livros, gravação de videoaulas etc., que proporcionaram ganho formativo e diferencial aos alunos.
Palavras-chave: Estágio. Pandemia. Licenciatura.
Downloads
Referências
CECIERJ. Documento Regulatório Sobre a Proposta de Continuidade das Disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III E IV das Licenciaturas CEDERJ, no Semestre 2020.1. 2020a.
CECIERJ. 2º Documento Regulatório Sobre a Continuidade das Disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III E IV das Licenciaturas de Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Turismo, História, Geografia e Letras do Consórcio CEDERJ, no Semestre 2020.1. 2020b.
CECIERJ. 3º Documento Regulatório Sobre a Continuidade das Disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III E IV das Licenciaturas de Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Turismo, História, Geografia e Letras do Consórcio CEDERJ, no Semestre 2021.1. 2021.
CIGALES, M. P.; DE SOUZA, R. D. O Estágio Curricular Supervisionado em tempos de pandemia: um debate em construção. Latitude, v. 14, n. Esp., p. 286-310, 2021.
COLLOR, N.O. BLOG. Metodologias ativas: o que são, quais as mais famosas e como aplicar. 2019. Disponível em: https://bloga.grupoa.com.br/metodologias-ativas/. Acesso em: 14 out. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987. 107 p.
GONÇALVES, N. K. R.; AVELINO, W. F. Estágio supervisionado em educação no contexto da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 4, n. 10, p. 41-53, 2020.
MORíN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
RIO DE JANEIRO. Decreto Nº 46.970 de 13 de março de 2020. Disponível em: https://pge.rj.gov.br/comum/code/MostrarArquivo.php?C=MTAyMjA%2C. Acesso em: 18 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.