Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência nas atividades da disciplina Tirocínio Docente, do curso de Doutorado em Linguística, de uma Instituição de Ensino Superior, da rede pública do Estado da Bahia. O Estágio Docente se deu no primeiro semestre letivo do ano de 2021, período este marcado pela pandemia associada à COVID-19, no qual foram implementadas medidas restritivas, seguindo as recomendações nacionais e internacionais de segurança sanitária e de proteção humanitária, a fim de combater a propagação do novo coronavírus. Dentre elas, além do isolamento físico, houve a suspensão de aulas presenciais nas universidades bem como nas escolas. Com o fechamento destes locais, a preocupação precípua foi manter as aulas, assim, recorreu-se à modalidade de ensino remoto emergencial. Neste cenário, os professores e alunos experimentaram significativas mudanças que se deram subitamente no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi o enfrentamento de desafios no que tange às etapas de observação, de planejamento e da prática pedagógica durante o estágio supervisionado, como podemos citar, o distanciamento físico entre alunos e professor. Por isso, neste período que denominaremos de "novo normal" em que buscamos a reorganização social, como resultados, de modo a preservar a troca de conhecimentos aliada à boa interação entre professor, estagiária e discentes, foi favorável o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), das plataformas virtuais de aprendizagem e das redes sociais, no sentido de contribuir com a formação de pessoas autônomas, críticas e criativas. Por outro lado, houve uma relação desigual de seu uso.
Palavras-chave: Educação online. Tecnologias digitais. Pandemia. Saúde.
Downloads
Referências
ANDRADE, P. S. de; CARDOSO, T. A. O. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout. Saúde e sociedade, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 129-140, Mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v21n1/13.pdf. Acesso em: 29 ago. 2020.
BBC NEWS. Atentados de 11 de setembro: a tragédia que mudou os rumos do século 21. 10 set. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55351015. Acesso em: 07 nov. 2021.
BIERNATH, A. Lockdown causa depressão e suicídio? O que um ano de covid-19 nos revela sobre saúde mental. BBC News Brasil, 27 mar. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-56491463. Acesso em: 17 mar. 2022.
BOERS, E. et al. Association of screen time and depression in adolescence. JAMA Pediatrics, v. 173, n. 9, p. 853-859, 2019. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2737909. Acesso em: 06 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Novo coronavírus (covid-19): informações básicas. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novo-coronavirus-covid-19-informacoes-basicas/. Acesso em: 09 jul. 2021a.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Síndrome de Burnout? Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,justamente%20o%20excesso%20de%20trabalho. Acesso em: 12 jul. 2021b.
BRASIL. Ministério da Saúde. Suicídio na pandemia covid-19: saúde mental e atenção psicossocial na pandemia Covid-19. FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, mai. 2020. Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/cartilha_prevencaosuicidio.pdf. Acesso em: 02 mar. 2022.
BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 10 abr. 2022.
CARVALHO, A. M. P. de. Prática de Ensino: Os Estágios na Formação do Professor. São Paulo: Pioneira, 1985.
CARVALHO, A. M. P. de. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: conceituação. In FREIRE, A. M. Concepções Orientadoras do Processo de Aprendizagem do Ensino nos Estágios Pedagógicos. Colóquio: Momento, Rio Grande, 20 (2): 67-79, 2011. 79 Modelos e Práticas de formação Inicial de Professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2001.
DIEHL, L.; MARIN, A. H. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, dez. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eip/v7n2/a05.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
ENTHOVEN, C. A. et al. The impacto f computer use on myopia development in childhood: The generation R study. Prev Med, mar. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31954142/. Acesso em: 12 jul. 2021.
FIGUEIREDO, C. Mundo ultrapassa seis milhões de mortes pela covid-19. CNN, 07 mar. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mundo-ultrapassa-seis-milhoes-de-mortes-pela-covid-19/. Acesso em: 21 mar. 2022.
FILHO, T. A. G. Ambientes computacionais e telemáticos na educação de alunos com necessidades especiais. In: PRETTO, N. de L. (Org.). Tecnologia e novas Educações, Coleção educação, comunicação e tecnologias, v. 1, p. 106-126, Salvador/Bahia: EDUFBA, 2005.
FORNARI, L. F. Violência doméstica contra a mulher na pandemia: estratégias de enfrentamento divulgadas pelas mídias digitais. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 74, Suppl. 1, p. 1-9, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/gVWKQ6LYc6hffHxknL7QD3p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 ago. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í prática educativa. 12.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, A. C. et al. Miopia causada pelo uso de telas de aparelhos eletrônicos: uma revisão de literatura. Rev Bras Oftalmol., 79 (5), p. 350-353, 2020.
GOUVÊA, L. A. V. N. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 40, ed. 111, p. 206-219, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/sdeb/v40n111/0103-1104-sdeb-40-111-0206.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua 2018. Acesso í internet e í televisão e posse de telefone móvel para uso pessoal 2018. IBGE, 2020, p. 1-12, ISBN 978-85-240-4527-1. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Disponível em: 02 set. 2021.
MENDES, A, M. S.; SILVA, E, G. da. A violência doméstica em tempos de pandemia. Dicas de saúde mental – GESM, p. 1-18. Distrito Federal: Gerência em Políticas Públicas e Gestão Governamental: mai. 2020. Disponível em: https://www.sejus.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2021/01/violencia-domestica-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, p. 2-35, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 01 nov. 2021.
OLIVEIRA, D. O aluno é obrigado a ligar a câmera durante a aula online? 23 jul. 2020. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/aluno-ligar-camera-aula-online/. Acesso em: 11 nov. 2021.
PEREIRA, H. P.; SANTOS, F. V.; MANENTI, M. A. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 9, p. 26-32, aug. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3986851. Acesso em: 01 out. 2021.
PIRKIS, J. et al. Suicide trends in the early months of the covid-19 pandemic: an interrupted time-series analysis of preliminary data from 21 countries. Lancet Psychiatry, 8, p. 579–88, 13 abr. 2021. Disponível em: extension://mbcgpelmjnpfbdnkbebdlfjmeckpnhha/enhanced-reader.html?openApp&pdf=https%3A%2F%2Fwww.thelancet.com%2Fpdfs%2Fjournals%2Flanpsy%2FPIIS2215-0366(21)00091-2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
PRADO, M. E. B. B.; ROCHA, A. K. de O. Formação continuada do professor no contexto da programação computacional. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. (Orgs.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinhas, SP: NIED/UNICAMP, 2018, p. 149-163.
PRETTO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 19-30, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/4vpwVbvgbkFRLRq4BPqzFHf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Saúde. Secretaria de Saúde faz levantamento inédito sobre impacto da pandemia na saúde mental. 09 set. 2021. Disponível em: https://www.saude.rj.gov.br/noticias/2021/09/secretaria-de-saude-faz-levantamento-inedito-sobre-impacto-da-pandemia-na-saude-mental. Acesso em: 22 mar. 2022.
SANTANA, C. L. S.; SALES, K. M. B. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9181? Acesso em: 12 out. 2021.
SILVA, R. S. S. da. Quarentena. In: Secretaria de Educação (Org.). Autores: Alunos do 6.º ao 9.º ano; Escola Municipal Professora Ilka Müller de Mello. Revisão: SOUZA; Roscler Castellain Andrade de; JÚNIOR, Volmar Adriano. Poemas de Quarentena. Santa Catarina: MEC/SED, ago. 2020.
TOSTES, M. V. et al. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde em debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 116, p. 87-99, jan. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n116/0103-1104-sdeb-42-116-0087.pdf. Acesso em: 14 out. 2021.
VALENTE, J. A. As tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, M. E. B.; DIAS, P.; SILVA, B. D. (Org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
YOU, X. et al. Near work related behaviors associated with myopic shifts among primary school students in the Jiading district of Shanghai: a school-based one-year cohort study. PLoS One, mai. 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27139017/. Acesso em: 14 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.