Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência nas atividades da disciplina Tirocínio Docente, do curso de Doutorado em Linguística, de uma Instituição de Ensino Superior, da rede pública do Estado da Bahia. O Estágio Docente se deu no primeiro semestre letivo do ano de 2021, período este marcado pela pandemia associada à COVID-19, no qual foram implementadas medidas restritivas, seguindo as recomendações nacionais e internacionais de segurança sanitária e de proteção humanitária, a fim de combater a propagação do novo coronavírus. Dentre elas, além do isolamento físico, houve a suspensão de aulas presenciais nas universidades bem como nas escolas. Com o fechamento destes locais, a preocupação precípua foi manter as aulas, assim, recorreu-se à modalidade de ensino remoto emergencial. Neste cenário, os professores e alunos experimentaram significativas mudanças que se deram subitamente no processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi o enfrentamento de desafios no que tange às etapas de observação, de planejamento e da prática pedagógica durante o estágio supervisionado, como podemos citar, o distanciamento físico entre alunos e professor. Por isso, neste período que denominaremos de “novo normal” em que buscamos a reorganização social, como resultados, de modo a preservar a troca de conhecimentos aliada à boa interação entre professor, estagiária e discentes, foi favorável o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), das plataformas virtuais de aprendizagem e das redes sociais, no sentido de contribuir com a formação de pessoas autônomas, críticas e criativas. Por outro lado, houve uma relação desigual de seu uso.

Palavras-chave: Educação online. Tecnologias digitais. Pandemia. Saúde.

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Biografia do Autor

Marcelle Bittencourt Xavier, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLin); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Semântica (GEPES) e do Grupo de Pesquisa Práticas, Escritas e Narrativas (GPPEN); E-mail: bittencourt.marcelle@gmail.com

Adilson Ventura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN) e no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisa em Semântica (GEPES); E-mail: adilson.ventura@gmail.com

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

Xavier, M. B. ., & Ventura, A. (2022). Educação, TDIC e Saúde no Cenário de Pandemia: Relato de Experiência a partir de um Estágio Docente no Ensino Superior. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1706

Edição

Seção

Estudos de Caso